
MAPA - MKT - GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING - 53_2025
MAPA - MKT - GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING - 53_2025
MAPA - MKT - GESTÃO DO COMPOSTO PROMOCIONAL E BRANDING - 53_2025
Olá pessoal, chegou a hora de elaborarmos nossa atividade MAPA, da disciplina de Gestão do Composto Promocional e Branding. Agora é o momento de colocar em prática aquilo que vimos, estudamos e discutimos na teoria. Isso mesmo, você irá aprender um pouco mais sobre como o consumidor se comporta no mercado. Então vamos lá? Não se esqueçam, qualquer dúvida, consultem os professores mediadores.
Atividade: Promoção de Vendas.
As ações promocionais são usadas pelas organizações no mercado em busca de atrair clientes ao ponto de venda, seja físico ou virtual, e com isso, aumentar suas vendas e lucratividade. Buscando evidenciar o produto ou marca, as ações realizadas pelas organizações tendem a atrair a atenção dos consumidores, trabalhando suas necessidades e criando desejos de consumo.
Os consumidores estão cada vez mais em busca de promoções, que são vistas como vantagens em suas compras. Observe as informações apresentadas a seguir pelo site E-commerce Brasil (on-line, 2025), quanto a ações promocional, como a Black Friday, realizada anualmente pelas organizações no mercado:
“Entre os consumidores, 49% preferem esperar por grandes promoções e descontos expressivos, enquanto outros 49% priorizam lojas que oferecem cashback ou programas de pontuação. Os números reforçam o papel da Black Friday como uma oportunidade estratégica para otimizar o consumo. Além disso, 30% dos consumidores monitoram os preços dos itens desejados com antecedência, começando as buscas entre dois e um mês antes da data oficial, indicando um planejamento cuidadoso na busca pelas melhores oportunidades”.
Fonte: E-COMMERCE BRASIL. Black Friday 2024: 63% dos consumidores pretendem comprar no e-commerce. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/black-friday-2024-63-dos-consumidores-pretendem-comprar-no-e-commerce. Acesso em: 15 jul. 2025.
Compreender a importância da promoção de vendas para os consumidores, e o que esses buscam, auxilia na definição de quais ações serão usadas pelas marcas, produtos e/ou serviços no mercado.
Fonte: https://www.pexels.com/pt-br/procurar/black%20friday/. Acesso em: 15 jul. 2025.
No ano de 2024 a Black Friday, realizada pelas organizações no Brasil apresentaram saldos positivos, principalmente devido às vendas pelo e-commerce, chegando a um faturamento de no período chegou a R$ 9,38 bilhões. “De acordo com o levantamento, o número representa alta de 10,7% em relação à Black Friday do ano passado, levando em consideração os mesmos dias (quinta-feira a domingo). O número de pedidos também cresceu, variando 14% com 18,2 milhões de pedidos”.
Fonte: E-COMMERCE BRASIL. Black Friday 2024 fecha com R$ 9,38 bilhões arrecadados. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/black-friday-2024-fecha-com-r-94-bilhoes-arrecadados. Acesso em: 15 jul. 2025.
Com tais informações, é possível compreender que as ações promocionais, principalmente as voltadas à venda de produtos e serviços, contribuíram para o crescimento nas vendas realizadas na Black Friday no ano de 2024.
Veja alguns exemplos dessas ações:
Fonte: https://shopee.com.br/m/black-friday.
Fonte: https://www.instagram.com/magalucanela/p/DC8DMA1tEQ5/?img_index=1
Agora é sua vez de entender e colocar em prática o estudo sobre a Promoção de Vendas. Vamos lá?
Para realizar a atividade MAPA, responda às questões a seguir. Não se esqueça de usar o formulário padrão da atividade, disponível a você.
1) Para realizar suas ações de comunicação e venda no mercado, as organizações contam com alguns instrumentos ou ferramentas da promoção de vendas, sendo essas: (1) Promoção de produtos/serviços, (2) Promoção de marca e (3) Promoção institucional. Assim, elabore um texto, entre 7 e 15 explicando cada uma das ações promocionais citadas anteriormente. Para isso, utilize o material da disciplina como apoio.
2) Agora é hora de colocar em prática o que você estudou e aprendeu sobre o Promoção de Vendas. Para a realização da atividade você deverá realizar uma visita a um ou mais pontos de venda de sua cidade. Nesse momento observe e pesquise as ações, voltadas a promoção de vendas realizadas pelas empresas, observando as ferramentas/modalidades que estão usando, para atrair seus consumidores. Em seguida identifique e escolha 3 (três) ferramentas/modalidades de ações de promoção de vendas, que estão sendo realizadas, e que, são apresentadas no livro em PDF da disciplina, na Unidade 3, páginas 96 a 105.
Em seguida, fotografe as ações e apresente-as na tabela a seguir:
Ação 1 |
(foto da ferramenta/modalidade da ação de promoção de vendas escolhida) |
Ação 2 |
(foto da ferramenta/modalidade da ação de promoção de vendas escolhida) |
Ação 3 |
(foto da ferramenta/modalidade da ação de promoção de vendas escolhida) |
3 – Após apresentação das ações, por meio de fotografias, elabore um texto, entre 7e 10 linhas, determinando e explicando qual ferramenta/modalidade cada ação de promoção de vendas utilizou-se. Não se esqueça de justificar suas respostas. Reveja tais informações na Unidade 3, páginas 96 a 105, do livro em PDF.
ORIENTAÇÕES GERAIS:
- Leia o livro da disciplina.
- Assista às aulas conceituais e ao vivo.
- Baixe o \"Formulário Padrão do MAPA\", disponível no ambiente Studeo, em ARQUIVOS – MATERIAL DA DISCIPLINA, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
- Anexe seu “Formulário Padrão do MAPA” respondido, no espaço específico da atividade MAPA.
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
- Caso utilize materiais de outros autores, não se esqueça de referenciar corretamente, pois o uso de trechos ou textos não referenciados será considerado plágio.
- Assista ao vídeo explicativo da atividade MAPA, que está em ARQUIVOS – MATERIAL DA DISCIPLINA.
- A equipe de professores mediadores está à sua disposição para o atendimento das dúvidas por meio do “Fale com o Mediador” em seu Studeo. Aproveite essa ferramenta!
