
MAPA - ECOS - ESTÉTICA FACIAL - 53_2025
MAPA - ECOS - ESTÉTICA FACIAL - 53_2025
MAPA - ECOS - ESTÉTICA FACIAL - 53_2025
Olá, acadêmico (a)! Espero que você esteja bem. Vamos à nossa atividade MAPA?
Ao longo da disciplina de Estética Facial, são abordadas diversas disfunções estéticas, incluindo a acne, comum na adolescência e que pode afetar também adultos. Além de comprometer a pele, a acne pode impactar o comportamento, gerando insegurança e isolamento social. Quando não tratada adequadamente, pode deixar cicatrizes permanentes, sendo essencial a avaliação precoce e o tratamento correto para evitar complicações.
SANTOS, Lilian Lucy dos; MORAES, Lilian Rosana dos Santos. Estética facial. Maringá, PR: Unicesumar, 2020.
ETAPA 1: De acordo como tema apresentado, analise o caso clínico abaixo:
Sofia, uma adolescente de 16 anos, procurou atendimento queixando-se de ter \"muitas espinhas no rosto\" que não melhoravam. Ela relatou que a acne, que a incomoda desde os 13 anos, piorou significativamente nos últimos seis meses, com o surgimento de pápulas e pústulas, principalmente na testa, nariz e queixo, mas também nas bochechas e mandíbula. Essa situação a deixava bastante constrangida, afetando sua autoestima e a forma como interagia socialmente.
Durante a conversa, Sofia descreveu sua rotina de cuidados com a pele, que incluía algumas práticas que chamaram a atenção. Acreditando que a oleosidade era a principal causa da acne, ela lava o rosto cerca de cinco vezes ao dia usando um sabonete com ácido salicílico. Ela fazia isso para \"secar\" a pele, mas percebia que, após a lavagem, a pele ficava \"repuxando\" e, parecia ficar ainda mais oleosa ao longo do dia. Além disso, Sofia tinha o costume de tomar banhos muito quentes e usava água na mesma temperatura elevada para lavar o rosto, achando que isso \"abria os poros\" e ajudava na limpeza profunda. Apesar da sensação de ressecamento e de a pele \"repuxar\" depois de lavar, ela não usava nenhum tipo de hidratante facial, com medo de que isso pudesse \"engordurar\" a pele e agravar a acne. Não havia outros sintomas sistêmicos, e ela negava alergias. A mãe e o pai de Sofia tinham histórico de acne na adolescência.
No exame físico, observou-se a presença de comedões abertos e fechados, pápulas e algumas pústulas, com reação inflamatória, sem cistos e nódulos. Havia também algumas cicatrizes e hipercromias de lesões anteriores. A pele da Sofia apresentava áreas de vermelhidão e uma leve descamação, indicando ressecamento e irritação, mesmo com a percepção de oleosidade que ela tinha. A textura da pele estava um pouco áspera em certas regiões.
ETAPA 2: Com base no caso clínico acima e no livro da disciplina, responda ao que se pede:
1) Descreva a fisiopatologia da acne.
2) Cite o grau de acne que a paciente apresenta? Justifique sua resposta.
3) Explique, com base no home care para peles acneicas, se está correta ou não a conduta de lavar o rosto 5 vezes ao dia para reduzir a oleosidade e a acne.
4) Considerando o grau de acne que Sofia apresenta, um profissional habilitado poderia fazer a extração manual da acne, técnica conhecida como limpeza de pele? Explique sua resposta.
_________________________________________________
Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:
- Leia o livro da disciplina.
- Assista às aulas conceituais e ao vivo.
- Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=qCEcKdHtK7s (copiar e colar no navegador de internet).
- Baixe o \"Modelo de entrega do MAPA\", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
- Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
- Evite plágio de informações. Nesse caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.
*Essa atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.
