
ATIVIDADE 1 - SER - GERONTOLOGIA SOCIAL - 53_2025
ATIVIDADE 1 - SER - GERONTOLOGIA SOCIAL - 53_2025
ATIVIDADE 1 - SER - GERONTOLOGIA SOCIAL - 53_2025
A Gerontologia Social emerge como um campo de estudo e de importante intervenção no cenário contemporâneo, marcado por um acelerado processo de envelhecimento populacional e profundas transformações sociais. Escorsim (2021) indaga como toda esta complexidade multifacetada do envelhecimento, transcende a dimensão biológica e abrange aspectos sociais, culturais e econômicos. Compreender os fundamentos e os conceitos iniciais da Gerontologia Social é, portanto, essencial para analisar criticamente as dinâmicas demográficas e sociais que impactam a vida das pessoas idosas, bem como para desenvolver estratégias eficazes que promovam um envelhecimento digno, ativo e inclusivo em diferentes contextos.
Cunha (2024) e Brandão, Pereira e Fazenda (2004) atentam sobre a importância da Gerontologia como ciência e campo de atuação profissional na sociedade contemporânea. Cunha (2024) enfatiza que a relevância desta área profissional coligando com seu caráter interdisciplinar, para proporcionar melhorias na qualidade de vida e na promoção do bem-estar das pessoas idosas.
Neste sentido, com base na leitura do Livro didático (Unidade 1) por Cunha (2024) e nos artigos indicados, elabore uma resposta dissertativa sobre a Gerontologia Social, abordando:
1- O contexto social do envelhecimento.
2- O conceito e a abordagem multidimensional da Gerontologia Social.
3- A importância da interdisciplinaridade para o bem-estar da pessoa idosa;
4- O sentido de ser uma pessoa idosa na sociedade contemporânea, incluindo desafios e protagonismo.
5- Inclua uma breve fundamentação teórica com base nos autores indicados.
Organize sua resposta com introdução, desenvolvimento e conclusão, utilizando linguagem clara e objetiva com no máximo 35 linhas.
Fontes: CUNHA, M. C. A. B. Gerontologia Social. Maringá.: UniCesumar, 2017. Reimpresso em 2024. 175 p.
BRANDÃO, V. M. A. T.; PEREIRA, B. P. C.; FAZENDA, I. C. A. A Interdisciplinaridade na Gerontologia Social. Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade, n. 7, p. 61-70, 2015.
ESCORSIM, S. M. O envelhecimento no Brasil: aspectos sociais, políticos e demográficos em análise. Serviço Social & Sociedade, n. 142, p. 427–446, set. 2021.
Orientações Gerais:
- Assista ao vídeo de orientações da atividade.
- Ao redigir sua resposta, atente-se a correção ortográfica e concordância verbal.
- Não finalize a sua atividade antes de conferir se atendeu ao que foi solicitado.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da atividade.
