
ATIVIDADE 1 - CBIO - METODOLOGIA E INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2025
ATIVIDADE 1 - CBIO - METODOLOGIA E INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2025
ATIVIDADE 1 - CBIO - METODOLOGIA E INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS - 53_2025
Olá, estudante!
Para realizar essa atividade, primeiramente, faça a leitura do material: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/65810/1/u1_d29_v3_t05.pdf
Após a leitura, poderá compreender que:
A avaliação formativa tem sido debatida como um elemento fundamental para transformar a prática pedagógica e promover uma aprendizagem mais significativa e inclusiva. De acordo com Grego ([s.d.]), a avaliação visa tornar o aluno autor de sua própria aprendizagem e deve se articular com o ensino e com os processos cognitivos dos estudantes, promovendo a regulação da aprendizagem com base em feedbacks eficazes.
Fonte: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/65810/1/u1_d29_v3_t05.pdf. Acesso em: 30 jul. 2025.
Considerando que você será um futuro professor de Ciências/Biologia, explique, em um texto entre 10 e 15 linhas, de que forma uma avaliação formativa ressignificada pode ser aplicada na sua prática docente, levando em conta a diversidade de ritmos e saberes dos alunos, o papel do feedback e a relação entre ensino, aprendizagem e avaliação.
