
MAPA - GLOBALIZAÇÃO E ESPAÇOS REGIONAIS - 53_2025
MAPA - GLOBALIZAÇÃO E ESPAÇOS REGIONAIS - 53_2025
MAPA - GLOBALIZAÇÃO E ESPAÇOS REGIONAIS - 53_2025
A globalização não é um fenômeno abstrato. Ela está nos produtos que consumimos, nas línguas que ouvimos, nas roupas que vestimos, nas migrações, nos padrões de consumo, nas redes sociais e até nos alimentos que compramos no mercado. Ao mesmo tempo, a globalização impacta diretamente na estrutura e mobilidade da população, alterando fluxos migratórios, urbanização, desigualdade social e acesso a bens e serviços. A globalização reorganizou o território mundial por meio de redes, fluxos e conexões, mas aprofundou desigualdades sociais e regionais, gerando espaços hiperconectados e espaços desconectados ou subordinados.
Conforme dados recentes do IBGE (2023) e da ONU (2022), a população urbana no Brasil ultrapassou 87%, com crescimento de cidades médias e interiorização das migrações. O país apresenta um novo perfil demográfico, com queda na taxa de natalidade e crescimento do envelhecimento populacional. Migrações internacionais têm aumentado, especialmente de venezuelanos e haitianos, em direção ao Brasil, enquanto muitos jovens brasileiros migram para Portugal e EUA.
A globalização cultural influencia hábitos alimentares, padrões de consumo e uso do tempo livre, inclusive entre populações periféricas. Partindo desse pressuposto, sua tarefa para a realização desse MAPA terá 2 etapas, conforme orientações a seguir:
- Registro fotográfico (de 3 a 5 imagens):
Com seu celular, fotografe de 3 a 5 evidências da globalização no seu cotidiano, que estejam diretamente ou indiretamente relacionadas à população. Pode ser, por exemplo: Produtos alimentares ou vestuários de origem estrangeira; comunidades de imigrantes (feiras, comércios, restaurantes, igrejas, escolas); cartazes em outros idiomas, propaganda de marcas globais ou usos linguísticos locais influenciados por outras línguas; espaços urbanos transformados por migração ou turismo; objetos ou tecnologias que demonstram mudanças culturais e demográficas trazidas pela globalização.
OBS: Lembre-se de referenciar a fonte de sua foto, conforme normas da ABNT.
- Relatório explicativo (entre 20 e 30 linhas):
Acompanhe as imagens com um texto explicativo que apresente a relação entre a imagem e o fenômeno da globalização; discorrendo sobre como a globalização impacta a população no contexto registrado (ex.: mudanças no bairro, cidade, hábitos, presença de migrantes etc.);
Exemplo de recorte temático (o aluno pode escolher):
- Globalização e migrações internacionais no Brasil;
- Efeitos da globalização nos hábitos culturais de uma comunidade;
- Mudanças demográficas no seu município relacionadas à globalização;
- Produtos e marcas estrangeiras consumidas por diferentes grupos sociais;
- A presença de plataformas digitais no comportamento das populações locais.
Orientações:
- Desenvolva o seu trabalho seguindo todos os passos elencados.
- Revise o que escreveu, amplie as ideias e conclua sua atividade.
- Para auxiliar no desenvolvimento do seu relatório, faça o uso de seu livro didático e de materiais de apoio.
- Desenvolva o seu trabalho no Template disponibilizado no Material da Disciplina.
- Lembre-se que a adequação do texto e das imagens às normas da ABNT é fundamental. Assim, atente-se às citações e à indicação das referências às suas fontes no final do texto e das imagens.
- Realize uma cuidadosa correção ortográfica em seu texto antes de enviá-lo.
- Formate seu texto com as seguintes configurações: Fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,15 e texto justificado.
- O formato do arquivo deve ser “texto” (doc ou docx.).
- Para anexar o arquivo no Studeo, clique sobre o botão \"Selecionar arquivo\". Após anexar o trabalho e certificar-se que se trata do arquivo correto, clique no botão \"Responder\" e, posteriormente, em \"Finalizar\".
- Após \"Finalizar a Atividade\", não será possível reenviá-la ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado.
Bom trabalho!
