FECHAR

ATIVIDADE 1 - TEORIAS DA COMUNICAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 1 - TEORIAS DA COMUNICAÇÃO - 53_2025

ATIVIDADE 1 - TEORIAS DA COMUNICAÇÃO - 53_2025

 

Olá, estudante! Essa é nossa Atividade de Estudo 1.

 

Não esqueça de assistir ao Estudo de Caso antes de realizá-la, pois vai ajudar muito você.

 

Depois, comece lendo o trecho a seguir:

 

\"Na teoria de Morin, outra característica fundamental no \'espírito\' da cultura de massa é a maneira como se exploram as relações entre aqueles que estão na tela e aqueles que assistem. A cultura das celebridades e da valorização das personalidades midiáticas refletem a organização da cultura de massa em torno da criação de novos mitos. Em outras palavras, existe uma relação entre as formas como a cultura de massa conta as histórias e a cultura religiosa. Segundo o autor, isso aparece principalmente na figura das estrelas de Hollywood (França; Simões, 2016). Os atores e as atrizes famosos que assistimos na grande tela ou que recebem prêmios dados pelos próprios colegas são chamados por Morin de olimpianos, ou seja, moradores do monte Olimpo, onde os deuses vivem na mitologia grega. Entretanto, o mais interessante é que, mesmo vivendo nesse espaço utópico, parecido com o céu das religiões modernas, os deuses gregos tinham características humanas e se envolviam em \'escândalos\' cheios de traição, aventuras sexuais e violência. Assim, nossas celebridades são alçadas à mesma categoria, dado que vivem no mundo real e, ao mesmo tempo, vivem em um mundo de fantasia e glamour. Nossa relação com essas pessoas é de admiração e desejo, mas também de curiosidade, empatia e certo prazer em assistir aos dramas pessoais delas. Tudo isso é alimentado pela máquina da indústria, não como um resultado inesperado, mas como parte da razão de ser. A criação dos novos olimpianos é importante para que as narrativas recebam atenção e se tornem relevantes. Cria-se uma economia ao redor da atenção às celebridades que movimenta a economia da própria indústria. As celebridades se tornam signos da própria cultura de massa, que valoriza as sensações, o conservadorismo e o melodrama\" (Ferreira, 2022, p. 128).

Fonte: FERREIRA, G. Teorias da comunicação. Maringá: UniCesumar, 2022.

 

Se trouxermos o pensamento de Morin para os nossos tempos, podemos pensar nos influenciadores digitais. Por que isso é importante para um comunicador?

 

Um relatório aponta que o Brasil já soma mais de 2 milhões de influenciadores. Além disso, 55% dos brasileiros seguem algum influenciador. O mercado de influenciadores digitais deve dobrar de tamanho até 2027, chegando a movimentar US$ 480 bilhões.

 

Segundo o Relatório de Mídia Digital do Instituto Reuters, em 2024, cerca de 40% da população mundial evita notícias às vezes ou sempre, um aumento de 3% em relação a 2023. No Brasil, esse número chega a quase 50%. Muita gente disse que se informa por meio de influenciadores ou celebridades.

 

ATIVIDADE:

Refletindo sobre o conteúdo da disciplina, o Estudo de Caso e as informações sobre o mercado da influência digital, escreva um texto (entre 20 e 30 linhas) discutindo a relação entre a Teoria de Edgard Morin apresentada e os influenciadores e, também, o quanto o prestígio dessas pessoas pode ser benéfico ou trazer prejuízos à sociedade.

 

Bons estudos!

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
crossmenu