
MAPA - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 53_2025
MAPA - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 53_2025
MAPA - ENGENHARIA DE SOFTWARE - 53_2025
Imagine que você faz parte de uma equipe de desenvolvimento responsável pela criação de um sistema para gerenciar reservas e empréstimos de equipamentos de informática em um laboratório universitário. O sistema deve contemplar diferentes tipos de usuários (professores, alunos e técnicos de laboratório) e oferecer funcionalidades como cadastro de equipamentos, reserva online, relatórios de utilização e controle de devoluções.
Com base nos conceitos estudados no livro didático, elabore um relatório técnico estruturado que responda aos seguintes pontos:
- a) Fundamentos da Engenharia de Software e Tipos de Software:
Explique como a Engenharia de Software contribui para a organização e o sucesso do projeto, identificando o tipo de software que melhor se aplica ao sistema proposto e justificando sua escolha.
- b) Levantamento de Requisitos e Modelagem UML:
Descreva as técnicas de elicitação que você utilizaria para identificar requisitos junto aos stakeholders (professores, alunos e técnicos). Apresente pelo menos dois exemplos de requisitos funcionais e dois não funcionais. Em seguida, elabore um Diagrama de Casos de Uso simplificado (em pseudodiagrama, texto descritivo ou imagem), destacando os principais atores e casos de uso do sistema.
- c) Implementação e Garantia da Qualidade:
Explique como aplicaria boas práticas de codificação e controle de versão durante a implementação, sugerindo ferramentas. Detalhe como estruturaria o processo de testes (testes unitários, de integração e de aceitação) para garantir a qualidade do sistema, relacionando com as dimensões de qualidade abordadas no Tema 3.
Orientações para sua Resposta:
- Estruture o relatório em tópicos (a, b, c), utilizando linguagem técnica, clara e objetiva.
- Conecte a teoria e a prática, mostrando como cada conceito estudado se aplica ao caso do sistema para o laboratório universitário.
- Utilize exemplos e demonstre domínio técnico dos conteúdos das três unidades.
