
MAPA - BEDU - TREINAMENTO ESPORTIVO - 53_2025
MAPA - BEDU - TREINAMENTO ESPORTIVO - 53_2025
MAPA - BEDU - TREINAMENTO ESPORTIVO - 53_2025
Os avanços nas pesquisas e nas tecnologias têm sido fundamentais para o desenvolvimento da ciência do treinamento esportivo, exigindo que os profissionais da Educação Física compreendam e acompanhem essas inovações para aplicá-las de forma eficaz. Tais avanços incluem desde métodos modernos de avaliação e monitoramento, como dispositivos vestíveis, análises biomecânicas e inteligência artificial, até a personalização da prescrição do treinamento. A utilização dessas ferramentas possibilita uma compreensão mais precisa das respostas fisiológicas ao exercício, contribuindo para a otimização do desempenho, a prevenção de lesões e a promoção da saúde. Além disso, a constante atualização científica permite intervenções baseadas em evidências, reforçando a importância da integração entre ciência, tecnologia e prática profissional no aprimoramento da atuação do educador físico em diferentes contextos.
Fonte: PEDRO, R. E. Treinamento Esportivo. Maringá-PR: Unicesumar, 2020 (adaptado).
Considere o contexto do excerto acima e suponha que você foi convidado(a) a estagiar em um time de alto rendimento do basquete adulo. Para testar seus conhecimentos, o preparador físico lhe entregou um arquivo com 3 tarefas a serem cumpridas. Estas tarefas estão descritas no MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO.
Sendo assim, siga as orientações abaixo.
Orientações para a realização da atividade
- Faça o download do arquivo MODELO DE MAPA – TREINAMENTO ESPORTIVO, que se encontra no Material da Disciplina;
- Leia atentamente todas as informações e tire suas dúvidas com o professor mediador antes de entregar sua atividade;
- Utilize o livro (PDF) da disciplina como principal fonte de apoio;
- Antes de entregar a atividade, confira se o arquivo está correto (poderá ser entregue o arquivo em formato Word ou PDF).
Orientações gerais
- Muito importante! Você deverá entregar essa atividade, apenas, por meio do MODELO DE MAPASUB – TREINAMENTO ESPORTIVO.
- Cópias parcial ou total serão zeradas.
- Todas as atividades do curso são avaliadas conforme o que está sendo solicitado e as instruções fornecidas. Sendo assim, o descumprimento dessas orientações sempre acarreta algum desconto na nota.
*Todas as informações e perguntas abaixo estão descritas e organizadas no MODELO DE MAPA.
TAREFA 01
Com o intuito de maximizar o desempenho do atleta, os treinadores utilizam a periodização para gerenciar e ajustar a intensidade do treinamento conforme os objetivos e as adaptações desejadas. Nesse sentido, o quadro abaixo apresenta uma forma tradicional da periodização de duas fases do ciclo de treinamento.
Quadro - Periodização de uma parte do ciclo de treinamento.
Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.
- Como observado, o quadro acima apresenta a organização das fases do ciclo de treinamento denominadas de Mesociclo de Base e Mesociclo Específico. Estes momentos do treinamento são destinados, basicamente, ao desenvolvimento físico específico do atleta objetivando a sua melhor performance. Desta forma, explique a importância do desenvolvimento físico específico.
- De acordo com o autor do livro da disciplina, quais são alguns dos elementos que devem ser considerados para o desenvolvimento do treinamento físico específico?
- Com base nas informações do quadro acima, responda: o mesociclo de base e mesociclo específico são compostos por quantos microciclos cada um? Quantas sessões de treinamento existem em cada um dos mesociclos? Qual o formato de distribuição dessas sessões?
TAREFA 2
No processo de planejamento e organização de um programa de treinamento, um dos elementos cruciais a serem manipulados e controlados é a variável volume. Na prática, fatores como a duração e o número de repetições de um exercício físico específico são considerados ajustáveis para determinar e regular o volume do treinamento.
Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as duas questões abaixo.
- Os treinos físicos para a melhora da aptidão cardiorrespiratória são fundamentais para os jogadores de basquete. Dentre as formas de treinar esse componente da aptidão física, destaca-se o treinamento intervalado de corrida, com momentos de estímulo e recuperação.
A partir desse contexto, primeiramente, utilize o quadro abaixo para organizar o volume de treinamento de um microciclo com treinamento intervalado de corrida, com momentos de estímulo e recuperação passiva. Para tanto, considere as seguintes informações:
- O microciclo é composto por 12 sessões;
- Cada sessão será composta por uma série de corrida, em máxima velocidade, para uma distância de 80m;
- Na primeira sessão serão realizadas 4 repetições da corrida, com um intervalo (recuperação passiva) de 3 minutos entre elas;
- Como forma de progressão da carga, a cada sessão deverá ser adicionada uma (a) repetição da corrida. Atenção, com exceção das sessões 4 e 10, onde o número de repetições será igual a 4x e 6x, respectivamente.
MICROCICLO 1 | ||||
Repetições | Distância | Volume total da sessão
(distância total) |
||
Segunda-feira | Sessão 1 | 4x | 80m | |
Terça-feira | Sessão 2 | |||
Quarta-feira | Sessão 3 | |||
Quinta-feira | Sessão 4 | |||
Sexta-feira | Sessão 5 | |||
Sábado | Sessão 6 | |||
Domingo | Descanso | --- | --- | --- |
Segunda-feira | Sessão 7 | |||
Terça-feira | Sessão 8 | |||
Quarta-feira | Sessão 9 | |||
Quinta-feira | Sessão 10 | |||
Sexta-feira | Sessão 11 | |||
Sábado | Sessão 12 | |||
Domingo | Descanso | --- | --- | --- |
Volume total do microciclo
(distância total) |
Após preenchido, analise as afirmações abaixo:
I - O volume total do microciclo é de 2160 metros;
II - A sessão 12 possui um volume total de 640 metros;
III - A diferença do volume total entre a sessão 6 e 12 é de 400 metros;
IV - A diferença entre o volume total do microciclo e o volume total da sessão 3, de quarta-feira é de 2020 metros.
Destaque a alternativa correta escrevendo ao lado “CORRETA”.
- I, apenas.
- II, apenas.
- III, apenas.
- I, II e IV, apenas.
- I, II, III e IV.
- Os treinos para a melhora da força muscular também são fundamentais para os jogadores de basquete. Dentre as formas de desenvolver a força, destaca-se o treinamento resistido (treinamento com pesos), através do exercício de agachamento livre.
A partir desse contexto, primeiramente, utilize o quadro abaixo para planejar um mesociclo específico com 180 repetições totais e composto por 4 microciclos, sendo 2 sessões (terça e sexta-feira) em cada microciclo. Além disso, esse mesociclo deverá ser planejado com a seguinte progressão de volume 20%, 30%, 40% e 10% entre os microciclos. Por fim, em cada microciclo as repetições devem ser divididas igualmente entre as sessões.
Mesociclo específico: 180 repetições totais de agachamento livre | ||||
Microciclo 1
(20%) |
Microciclo 2
(30%) |
Microciclo 3
(40%) |
Microciclo 4
(10%) |
|
Repetições do microciclo | ||||
Repetições da Terça-feira | ||||
Repetições da Sexta-feira |
Após preenchido, analise as afirmações abaixo:
I - A soma dos volumes do microciclo 1 e 4 é igual 54 repetições;
II - O volume de cada sessão do microciclo 2 é igual a 27 repetições;
III - O volume da sessão de sexta-feira do microciclo 1 é de 36 repetições;
IV - A soma dos volumes das sessões de terça-feira dos microciclos 2, 3 e 4 é igual 72 repetições.
Destaque a alternativa correta escrevendo ao lado “CORRETA”.
- I e II, apenas.
- II e IV, apenas.
- I, II e III, apenas.
- I, II e IV, apenas.
- I, II, III e IV.
TAREFA 3
A aplicação da escala de percepção subjetiva de esforço (PSE) é essencial para o monitoramento do treinamento físico, sendo uma das ferramentas mais utilizadas para o controle da carga de treinamento. Por meio da PSE, os indivíduos relatam, em uma escala numérica, a sensação percebida em relação ao nível de esforço, permitindo que treinadores e atletas ajustem o volume e a intensidade dos exercícios com maior precisão e segurança. O quadro abaixo apresenta o controle da PSE ao longo das sessões de um microciclo de treinamento.
Dia | Sessão
(treino) |
Duração
(volume) |
PSE | PSE da sessão | |
Segunda-feira | Manhã | HIIT e Treino técnico | 90 | 5 | |
Tarde | Treino tático | 90 | 2 | ||
Terça-feira | Manhã | Treinamento resistido | 40 | 5 | |
Tarde | --- | --- | --- | --- | |
Quarta-feira | Manhã | HIIT e Treino técnico | 100 | 6 | |
Tarde | Treino tático | 90 | 4 | ||
Quinta-feira | Manhã | Treinamento resistido | 40 | 6 | |
Tarde | --- | --- | --- | --- | |
Sexta-feira | Manhã | HIIT e Treino técnico | 110 | 7 | |
Tarde | Treino tático | 90 | 4 | ||
Sábado | Manhã | Treinamento resistido | 50 | 7 | |
Tarde | --- | --- | --- | --- |
Quadro - Controle da PSE das sessões de treino de um microciclo.
Nesse contexto, com base nas discussões e material da disciplina, você deve responder as três questões abaixo.
- Analisando os dados apresentados, em qual dia e qual a sessão (treino) são observados o maior e menor valor de PSE da Sessão?
- Com base nos dados apresentados no quadro, responda: houve aumento do volume no HIIT e treino técnico, treino tático e treinamento resistido, ao longo dos dias? Houve aumento na carga interna, relatada pela PSE da sessão, no HIIT e treino técnico, treino tático e treinamento resistido?
- Existem várias aplicações da utilização da PSE da sessão como método de quantificação da carga interna de treinamento. Relacione as 5 aplicações apresentadas no livro da disciplina.
