
MAPA - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: DOCUMENTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2025
MAPA - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: DOCUMENTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2025
MAPA - HIST - PRÁTICA DE ENSINO: DOCUMENTOS E TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE HISTÓRIA - 53_2025
Prezado(a) acadêmico(a), leia de forma atenta os textos indicados a seguir, com o intuito de subsidiar a compreensão e o pleno desenvolvimento da atividade proposta no Mapa.
Cinema nas aulas de história: possibilidades e desafios
No campo do ensino de História, a utilização do cinema ganhou força no início da década de 1990, com o aumento de pesquisas no âmbito acadêmico-universitário. Desse modo, “pesquisas e ensaios quanto às possibilidades metodológicas e fundamentos teóricos do trabalho educativo com obras cinematográficas no ensino de História tornaram-se recorrentes e se avolumaram a partir da década de 1990”. (SOUZA, 2014, p. 30).
São vários os trabalhos sobre o ensino de história realizado com a utilização de filmes e que apresentam relevantes contribuições para essa temática. Um importante trabalho sobre o uso do cinema como recurso didático é a obra de Marcos Napolitano, Como usar o cinema na sala de aula, lançada em 2003. Nessa obra, Napolitano procura apresentar uma espécie de proposta de guia para a utilização do cinema na educação formal, abordando as várias áreas do ensino. O autor chama a atenção para a utilização de filmes não só pelo seu conteúdo ou temática, mas também por causa dos aspectos cinematográficos que os acompanham, procurando tirar deles algum aprendizado.
A preocupação de Marcos Napolitano (2013), em que pese reconhecer o potencial das obras cinematográficas para o ensino, está relacionada com as atitudes e abordagens empregadas pelos professores e professoras ao utilizar filmes em suas aulas. Assim, ao se usar filmes na sala de aula, é preciso seguir uma série de procedimentos, pois é necessário que essa atividade esteja estruturada e organizada dentro de um planejamento maior. Ademais, o professor deve seguir alguns passos que vão desde a escolha do filme até a aplicação de atividades referentes ao mesmo. [...]
Filmes são responsáveis por grande parte das imagens históricas que as pessoas possuem na atualidade, seja por parte dos antigos que trazem aos olhos épocas passadas, ou de reconstituição histórica, os quais se tornam referências para o conhecimento dos feitos históricos retratados. E, dessa forma, é possível inferir que as ideias históricas juvenis têm grande vínculo com imagens históricas construídas e reforçadas pela cinematografia, assimiladas em salas de projeções, mas especialmente por meio da televisão e dos sites na internet. (SOUZA, 2014, p. 24)
A concepção de que o filme pode ser empregado como uma fonte a ser analisada e explorada para a produção do conhecimento histórico é considerada por Souza como uma forma de abordagem que não reconhece – ou reconhece apenas de forma muito superficial – a ação dos alunos como sujeitos da construção de uma aprendizagem histórica. Assim, nos estudos sob essa perspectiva, “o foco frequentemente é estabelecido naquilo que se pode extrair da obra cinematográfica e na melhor forma do professor executar esse trabalho de forma didática, deixando em segundo plano o conhecimento de referência e os sujeitos da aprendizagem”. (SOUZA, 2014, p. 58). A posição de Éder Cristiano de Souza em relação ao uso de filmes como fonte pedagógica, contudo, em alguns momentos, é de defesa dessa perspectiva. Considera, por exemplo, que a “aprendizagem histórica é mais complexa” nessa abordagem e que ocorre uma relação evidente “com a ideia de que o conhecimento histórico não é transparente, mas fruto de análises complexas e passíveis de interpretações variáveis”. (SOUZA, 2014, p. 58-59). Assim, essa forma de conceber o trabalho com filmes em sala de aula possui aspectos significativos.
Leia na íntegra em: . Acesso em 07 de Julho de 2025.
O uso de filmes como recurso pedagógico no ensino de História
Ao longo de nossa formação durante o Ensino Básico, era comum termos aulas dedicadas para a reprodução de filmes ou até mesmo documentários. Aquele sentimento de emoção de ver a sala de aula transformada em um pequeno cinema onde assistíamos a narrativas históricas e científicas e, mesmo sem perceber, aprendíamos muitas coisas que de certa forma complementavam os conteúdos que estávamos estudando ao longo do bimestre/trimestre.
O uso de recursos cinematográficos como uma ilustração dos conteúdos lecionados em sala de aula continua sendo uma ótima estratégia de buscar a atenção e engajamento dos estudantes em relação aos conteúdos, no entanto, enquanto professores de ciências humanas precisamos tomar alguns cuidados ao utilizarem estes conteúdos.
Em relação aos conteúdos de História, é necessário entender que os filmes apesar de serem realizados com base em eventos históricos, possuem muitas construções ficcionais e, que muitas vezes, podem inserir no imaginário dos estudantes visões distorcidas sobre eventos e personagens que foram fundamentais em processos históricos. Nesse sentido, é necessário utilizarmos os recursos cinematográficos como um complemento para os conteúdos primários desenvolvidos em sala de aula.
Em alguns casos é comum que os estudantes após a exibição dos recursos visuais precisem de uma mediação dos professores para fazer um “link” com os conteúdos que estão sendo estudados. Dessa forma, cabe aos docentes apresentarem ganchos participativos em sala de aula para que a turma possa expor suas ideias e por si só comecem a construir um elo entre a narrativa cinematográfica e os conteúdos apresentados em sala de aula.
Leia na íntegra em: . Acesso em 07 de Julho de 2025.
A utilização de filmes como recurso didático no ensino de História tem se mostrado uma estratégia pedagógica eficaz para tornar as aulas mais dinâmicas, envolventes e significativas. Por meio da linguagem cinematográfica, é possível contextualizar eventos históricos, estimular a reflexão crítica e promover a empatia ao apresentar diferentes perspectivas temporais, culturais e sociais. Nesse sentido, os filmes não devem ser utilizados apenas como ilustração, mas como ponto de partida para análises historiográficas, debates e atividades interdisciplinares que contribuam para o desenvolvimento do pensamento crítico dos estudantes.
Com base nas reflexões, desafiamos você, futuro professor (a) de História estabelecer um diálogo pedagógico com a sétima arte, por meio da elaboração de um planejamento voltado à Educação Básica, especificamente para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). A proposta deve buscar promover a centralidade do estudante no processo de aprendizagem, valorizando metodologias ativas que favoreçam a construção do conhecimento histórico de forma crítica, participativa e significativa.
Para a elaboração deste planejamento, você deverá seguir as etapas listadas abaixo:
ETAPA 01 - PLANEJAMENTO:
Esta etapa deverá ser desenvolvida obrigatoriamente no template específico para a atividade Mapa (disponível na pasta do Material da Disciplina).
Seu planejamento deve conter:
- Tema que será trabalhado:
O conteúdo escolhido precisa contemplar a BNCC do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).
Exemplo: Revolução Industrial.
- Série/Ano:
Colocar em qual série/ano o conteúdo que você escolheu é trabalhado de acordo com a BNCC.
- Recursos materiais e tecnológicos utilizados:
Listar os recursos materiais (giz, lousa, livros, textos etc) e tecnológicos que você vai escolher para esta aula.
- Sinopse do filme (neste item você precisa colocar uma imagem do filme e as informações abaixo):
Título do Filme escolhido e a sinopse contendo: ano de divulgação, gênero (comédia, ação, suspense, drama, etc.;), enredo central (descrição breve dos principais eventos que ocorrem no filme), classificação etária (o filme é indicado a partir de quantos anos) e se o filme foi baseado em alguma obra literária ou evento histórico. É imprescindível que a escolha do filme dê possibilidades de dialogar com o conteúdo escolhido por você.
- Por que você escolheu este filme:
Apresentar brevemente quais foram os motivos que o levaram a escolher este filme (no mínimo 3 motivos e no máximo 5) Você poderá destacar a qualidade e riqueza das imagens; a proximidade com a temática histórica escolhida, a capacidade que o filme possui de gerar discussões e análises, entre outros.
- Quais os objetivos de Aprendizagem:
Quais as competências e habilidades que você deseja atingir em seu aluno? O que você quer que ele aprenda com a esta aula que você vai preparar e utilizar um filme como recurso didático? Apresente no mínimo 03 objetivos.
- Qual metodologia ativa você usaria em seu plano de aula:
Escolha apenas uma metodologia ativa de aprendizagem, dentre as quais podemos destacar: gamificação, aprendizagem por problemas, estudo de caso, sala de aula invertida, seminários, oficinas, ensino entre pares, dramatizações, storytelling, etc. Neste caso, você precisa escolher apenas uma, pensando nos objetivos da aula, da aprendizagem e da faixa etária dos alunos.
- Metodologia:
Como você vai utilizar o filme para potencializar a compreensão do conteúdo escolhido. Aqui você vai explicar minuciosamente como vai organizar seu planejamento em etapas (por exemplo):
Você vai realizar a explicação do conteúdo antes de passar o filme, ou vai passar o filme primeiro? Vai utilizar o filme por completo ou algumas cenas em específico? Este recorte teria qual objetivo? O filme e/ou as cenas serão assistidas em sala de aula ou vai propor como atividade domiciliar? Este planejamento contemplará a organização máxima de três aulas de 50 minutos.
Recomenda-se organizar esta etapa em tópicos assertivos de acordo com as aulas, exemplo: Primeira aula: (como você vai trabalhar); Segunda aula, e assim por diante.
- Quais os cuidados necessários ao se utilizar um filme como recurso histórico:
Como qualquer outra fonte histórica, a utilização de um filme como recurso pedagógico requer uma série de cuidados. Liste três cuidados importantes que o professor de História precisa ter no manejo deste tipo de fonte na Educação Básica.
- Avaliação:
Nesta etapa, você deverá elaborar uma atividade avaliativa e reflexiva utilizando uma metodologia ativa. Para isso, é muito importante que você compreenda bem como funciona a metodologia ativa escolhida, pois esse conhecimento será essencial para planejar e desenvolver a atividade de forma adequada e eficaz. O uso das metodologias ativas torna o ensino mais dinâmico, atrativo e significativo aos estudantes. Além disso, coloca o aluno (a) como protagonista do processo de aprendizagem.
- Link da gravação realizada na etapa 02:
Após a conclusão da etapa 2, você vai salvar seu vídeo no seu canal do youtube e copiar e colar o link de acesso ao vídeo no campo específido do template destinado a este fim.
Com a conclusão de todo o processo no template, você deverá anexar, enviar e concluir sua atividade.
ETAPA 02 - GRAVAÇÃO DO VÍDEO:
Após concluir o seu planejamento (Etapa 01) e preencher o template proposto, é hora de gravar um vídeo. Nele, você deverá apresentar o filme selecionado, explicar qual temática histórica que abordou em seu planejamento e compartilhar os motivos que o levaram a escolher esse filme como recurso didático. Você pode concluir seu vídeo convidando outros professores a usarem como recurso didático destacando os pontos positivos deste recurso. Seu vídeo deverá ser postado no seu canal do youtube na opção “não listado” contendo no mínimo 2 min e no máximo 5 min. Ao concluir o processo de upload você deverá copiar o link gerado pelo youtube e colar no campo específico do template para isso. Lembrando que a nota desta atividade será dividida em duas partes (uma parte reservada ao desenvolvimento da Etapa 01 e outra, para a Etapa 02).
Orientações gerais:
- Para desenvolver esta atividade, você deverá utilizar o TEMPLATE que está disponível na pasta “Material da Disciplina”.
- Assista o tutorial explicativo disponível na Sala do Café.
- Não se esqueça de que este é um trabalho acadêmico, assim, observe as Normas da ABNT. Todos os materiais utilizados na elaboração do MAPA devem ser devidamente referenciados.
- Atenção: se identificado plágio (cópia indevida de textos pesquisados, ou cópia textual entre colegas) a atividade poderá ser zerada.
- Anexe o arquivo no campo de resposta da atividade MAPA, clicando sobre o botão selecionar arquivo.
- Após anexar o arquivo, certificar-se de que se trata do arquivo correto, clique no botão Responder e, posteriormente, em Finalizar Questionário (após \"Finalizar o Questionário\", não será possível reenviar a atividade ou realizar qualquer modificação no arquivo enviado).
- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do \"Fale com o mediador\".
Bom trabalho!
