
ATIVIDADE 1 - TEOL - HISTÓRIA DA IGREJA II - 53_2025
ATIVIDADE 1 - TEOL - HISTÓRIA DA IGREJA II - 53_2025
ATIVIDADE 1 - TEOL - HISTÓRIA DA IGREJA II - 53_2025
A Reforma Protestante do século XVI não foi apenas um rompimento teológico com a Igreja Católica, mas também um fenômeno profundamente ligado a transformações sociais, políticas e culturais da Europa. Martinho Lutero e outros reformadores desafiaram a autoridade eclesiástica centralizada, traduziram as Escrituras para línguas vernáculas, e estimularam a leitura individual da Bíblia. Esses fatores provocaram mudanças duradouras nas estruturas de poder religioso e influenciaram o surgimento de novas formas de organização eclesiástica, ética do trabalho e até sistemas de governo. A influência da Reforma ainda pode ser observada no Brasil contemporâneo, especialmente em igrejas evangélicas oriundas da tradição protestante, cujas práticas litúrgicas, formas de liderança e ênfases doutrinárias revelam traços daquele movimento histórico.
Fonte: AZEVEDO, I. B. de. História do Cristianismo: da Reforma Protestante aos dias atuais. Maringá: UniCesumar, 2024.
Diante deste contexto, elabore dois parágrafos contemplando os itens a seguir (mínimo 200 e máximo 450 palavras):
- a) Explique de que maneira os princípios da Reforma Protestante contribuíram para mudanças na relação entre fé e autoridade religiosa.
- b) Comente como essas transformações ainda influenciam as igrejas evangélicas brasileiras hoje, em aspectos como leitura bíblica, liderança e culto.
ORIENTAÇÃO:
- Garanta que sua resposta apresente clareza e coesão textual.
- Apresente fundamentação teórica coerente com os conceitos da disciplina.
- Evite o plágio, sempre que fizer uso de ideias de outros autores faça citação e referência conforme normas da ABNT.
- Faça uma revisão gramatical para evitar erros antes de finalizar a resposta.
