
Embora os modelos de IA proporcionem uma aprendizagem personalizada aos alunos, também enfrentam o problema de nem sempre
Embora os modelos de IA proporcionem uma aprendizagem personalizada aos alunos, também enfrentam o problema de nem sempre
QUESTÃO 82
Embora os modelos de IA proporcionem uma aprendizagem personalizada aos alunos, também enfrentam o problema de nem sempre serem capazes de compreender as necessidades ilimitadas dos alunos e de garantirem certa proteção aos usuários. Essa dualidade se manifesta na personalização do ensino: por um lado, ela pode identificar pontos fortes e fracos dos alunos; por outro, se os preconceitos nos dados não forem examinados, eles podem ser amplificados.
Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025.
A personalização do ensino por meio da IA é apresentada no texto como uma "dualidade". Isso significa que:
Alternativas
Alternativa 1 - É uma abordagem puramente negativa, pois sempre reforça as desigualdades existentes.
Alternativa 2 - É uma tecnologia neutra, cujos resultados dependem exclusivamente da interpretação do professor.
Alternativa 3 - É uma abordagem puramente positiva, pois os benefícios para a aprendizagem superam qualquer risco potencial.
Alternativa 4 - É uma funcionalidade que funciona bem para alunos com bom desempenho, mas é ineficaz para alunos com dificuldades de aprendizagem.
Alternativa 5 - Apresenta uma tensão inerente entre um benefício potencial significativo (adaptação ao aluno) e um risco grave (amplificação de vieses e desigualdades).
