
O viés algorítmico pode surgir de diversas formas, desde preconceitos preexistentes dos desenvolvedores até a utilização de dados de treinamento
O viés algorítmico pode surgir de diversas formas, desde preconceitos preexistentes dos desenvolvedores até a utilização de dados de treinamento
QUESTÃO 81
O viés algorítmico pode surgir de diversas formas, desde preconceitos preexistentes dos desenvolvedores até a utilização de dados de treinamento incompletos ou falhos. No contexto educacional, o aumento do uso da IA em processos educativos, acarretou prejuízos e impactos danosos. Um exemplo citado foi o caso de um sistema automatizado no Reino Unido que atribuiu notas mais baixas para alunos de escolas públicas e notas melhores para os de escolas independentes, contrariando as previsões dos professores.
Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/qrTryFvZR9Y9WsRpG5fWGHB/. Aceso em: 10 jul. 2025.
Com base no texto e nos exemplos de vieses algorítmicos discutidos no artigo, analise as afirmativas a seguir:
I. O viés algorítmico de classificação pode levar sistemas a rotular estudantes de forma desigual com base em raça, mesmo que apresentem o mesmo comportamento.
II. A personalização do ensino, embora benéfica, pode amplificar desigualdades ao adaptar o conteúdo à capacidade cognitiva de cada aluno, criando níveis de padronização diferenciados e tendenciosos.
III. Softwares de supervisão remota de exames podem manifestar racismo sistêmico por meio de programação preconceituosa, afetando desproporcionalmente alunos com tons de pele mais escuros.
IV. O viés algorítmico ocorre exclusivamente na fase de treinamento dos algoritmos, sendo impossível que ele surja da interação dos sistemas com fenômenos sociais externos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I e IV, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
