
A inteligência artificial (IA) está transformando o cotidiano da sociedade e, na educação, promete revolucionar os processos de ensino-aprendizagem
A inteligência artificial (IA) está transformando o cotidiano da sociedade e, na educação, promete revolucionar os processos de ensino-aprendizagem
QUESTÃO 10
A inteligência artificial (IA) está transformando o cotidiano da sociedade e, na educação, promete revolucionar os processos de ensino-aprendizagem. Contudo, apesar das inovações, dos recursos e das funcionalidades da IA terem a capacidade de potencializar e melhorar os processos educativos, surgem os riscos da inserção de vieses algorítmicos que podem comprometer todos esses processos. A hipótese levantada no estudo é de que os vieses algorítmicos na educação podem comprometer a equidade e a eficácia dos processos educativos.
Fonte: HEGGLER, J. M.; SZMOSKI, R. M.; MIQUELIN, A. F. As dualidades entre o uso da inteligência artificial na educação e os riscos de vieses algorítmicos. Educ. Soc., Campinas, v. 46, e289323, 2025.
Considerando o texto-base e os resultados da pesquisa, quanto à principal conclusão sobre a eficácia da IA na educação, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1 - A conclusão do estudo é que os riscos de vieses algorítmicos superam os benefícios da IA, recomendando-se a suspensão do seu uso nas instituições de ensino.
Alternativa 2 - A eficácia da IA depende exclusivamente da capacidade dos alunos em identificar resultados tendenciosos, sem a necessidade de intervenção nos algoritmos.
Alternativa 3 - A eficácia da IA na educação é garantida pela grande quantidade de dados disponíveis, o que, por si só, minimiza e elimina os vieses algorítmicos ao longo do tempo.
Alternativa 4 - A IA será plenamente eficaz quando os algoritmos forem capazes de operar sem qualquer supervisão humana, eliminando os preconceitos inerentes aos desenvolvedores.
Alternativa 5 - A eficácia da IA está condicionada a um treinamento contínuo e inclusivo dos algoritmos, além da conscientização dos usuários sobre os riscos dos vieses, para que os sistemas possam ser aprimorados e não reproduzam injustiças sociais.
