
A publicidade digital tem se beneficiado do uso de IA, mas enfrenta diversos dilemas éticos, como a manipulação de dados
A publicidade digital tem se beneficiado do uso de IA, mas enfrenta diversos dilemas éticos, como a manipulação de dados
QUESTÃO 3
A publicidade digital tem se beneficiado do uso de IA, mas enfrenta diversos dilemas éticos, como a manipulação de dados pessoais, a opacidade nos critérios de segmentação e o reforço de estereótipos.
Fonte: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381137. Acesso em: 21 jun. 2025.
Com base no texto proposto, no que se constituem os desafios éticos do uso de IA na publicidade, analise as afirmativas a seguir:
I. O desenvolvimento de campanhas publicitárias que incentivam a diversidade cultural, promovem a inclusão social e corrigem vieses tradicionais.
II. A coleta e uso de dados pessoais sensíveis sem consentimento explícito, comprometendo a privacidade dos consumidores.
III. A dificuldade crescente em distinguir campanhas geradas por IA das produzidas por humanos, o que pode gerar desconfiança no público-alvo.
IV. A produção de conteúdo automatizado que, intencionalmente ou não, reproduz estereótipos sociais negativos, reforçando preconceitos históricos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - II, III e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
