FECHAR

PROJETO DE ENSINO - ESTEREÓTIPO DA BELEZA: OS PADRÕES ESTÉTICOS NA ARTE - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

PROJETO DE ENSINO - ESTEREÓTIPO DA BELEZA: OS PADRÕES ESTÉTICOS NA ARTE - 53_2025

PROJETO DE ENSINO - ESTEREÓTIPO DA BELEZA: OS PADRÕES ESTÉTICOS NA ARTE - 53_2025
Questão 1
A partir do século V com o começo da Idade Média e a Igreja Católica em expansão, a mulher passou a ser identificada como uma emboscada do Maligno, isso porque, consideravam a primeira mulher criada pelo livro bíblico de Gênesis, Eva, como a causadora da desobediência de Adão seduzido pelos seus encantos. "A arte medieval não procura despertar a admiração pelo corpo sedutor: dedica-se a inculcar o medo da beleza feminina, a exprimir seus laços com a queda e com Satã” (LIPOVETSKY, 2000, p.113). Apenas a santificada Maria, mãe de Jesus, era poupada de adjetivos negativos.
Fonte: LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher: permanência e revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. (Adaptado)
Considerando o contexto acima, como a estética é relacionada ao conceito de beleza na Idade Média? Analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Como forma a recorrer ao pecado.

Alternativa 2:

Como sinônimo de riqueza material.

Alternativa 3:

Como atributo associado ao caráter.

Alternativa 4:

Como forma de expressão filosófica.

Alternativa 5:

Como instrumento de valorização social.

 

Questão 2
É preciso ajudar os jovens em fase escolar, e até mesmo crianças, a serem críticos daquilo que recebem pela mídia e a criarem uma imagem corporal realista e saudável (MORENO, 2016). Há uma real necessidade de fazer-se uma análise crítica, questionando sobre as informações difundidas nos meios de comunicação a respeito da beleza e boa forma. Isso porque, o número de mulheres que desenvolvem distorção da autoimagem tem crescido cada vez mais. A busca incessante por algo fictício, afeta a saúde física e mental de muitas pessoas. Isso é um assunto sério, muitas pessoas chegam a usar medicamentos que não precisam, em busca da magreza.
Fonte: MORENO, Rachel. A beleza impossível: mulher, mídia e consumo. São Paulo: Ágora, 2016.
Quais são algumas das pressões estéticas atuais impostas pelas mídias sociais? Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Meditação e relaxamento.

Alternativa 2:

Prática de esportes radicais.

Alternativa 3:

Viagens e aventuras ao ar livre.

Alternativa 4:

Harmonização facial e lipoaspiração.

Alternativa 5:

Alimentação saudável e exercícios físicos.

 

Questão 3
Os habitantes da Grécia antiga levavam a sério o conceito de belo, não somente no físico, mas também no seu modo de vida. Eco (2010, p. 37), menciona que, “à pergunta sobre o critério de avaliação de Beleza, o oráculo de Delfos responde: ‘O mais justo é o mais belo’”, deixando claro que o nível de encanto que uma pessoa possuía, estava atrelado ao seu caráter.​
Fonte: ECO, Humberto. História da Beleza. 2ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2010.


De acordo com o texto, na Grécia Antiga, o principal critério de avaliação de beleza estava atrelado ao seu/sua:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Cor da pele.

Alternativa 2:

Riqueza material.

Alternativa 3:

Integridade física.

Alternativa 4:

Qualidade do caráter.

Alternativa 5:

Perfeição geométrica.

 

Questão 4
Os habitantes da Grécia antiga levavam a sério o conceito de belo, não somente no físico, mas também no seu modo de vida. Eco (2010, p. 37), menciona que, “à pergunta sobre o critério de avaliação de Beleza, o oráculo de Delfos responde: ‘O mais justo é o mais belo’”, deixando claro que o nível de encanto que uma pessoa possuía, estava atrelado ao seu caráter. Além disso, os gregos buscavam a perfeição geométrica por meio de estudos da matemática, atribuindo à música, escultura e arquitetura.
Fonte: ECO, Humberto. História da Beleza. 2ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2010.


Ao longo dos séculos, o conceito de beleza se alterou. Conforme o texto, qual a relação entre a concepção Belo e Bom?

 

Alternativas
Alternativa 1:

São conceitos opostos.

Alternativa 2:

Não há relação entre eles.

Alternativa 3:

São conceitos intercambiáveis.

Alternativa 4:

São conceitos fixos e universais.

Alternativa 5:

São conceitos que variam ao longo da história.

 

Questão 5
Durante muitos anos, um novo estereótipo de beleza foi vigente na Europa, onde a linha da cintura começou a ficar cada vez mais apertada. Como resultado, o espartilho tornou-se um elemento essencial do vestuário feminino, mesmo para as meninas pequenas. Essa moda das cinturas finas, impunha às mulheres ignorar sua saúde a fim de seguir à risca o padrão de beleza. O abuso no ajuste dos espartilhos causava-lhes desmaios, provocados por falta de ar. Além disso, damas e imperatrizes conhecidas por suas finas silhuetas alegavam o costume de ingerir somente caldos de carne em pequenas porções e longas horas de exercícios para manter a forma. Juntamente com a elaboração de dietas insanas, era comum organizarem concursos para determinar quem tinha a cintura mais fina.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.
A qual período histórico corresponde ao estereótipo de beleza que consistia em possuir cinturas finas? Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Século XXI.

Alternativa 2:

Idade Média.

Alternativa 3:

Era Vitoriana.

Alternativa 4:

Renascimento.

Alternativa 5:

Período Neolítico.

 

Questão 6
É preciso ter em mente que outros fatores influenciam as formas do nosso corpo e rosto, como: a genética, o biótipo e até mesmo nossa cultura. Abandonar os ideais de beleza impostos pela mídia, não resultaria em uma perda, e sim um ganho de autoestima e autoconfiança. É necessário, também, criar a ideia de que uma alimentação balanceada e saudável é muito mais importante e eficaz que dietas radicais.

Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.


Considerando o contexto acima, qual é o transtorno psiquiátrico que resulta em danos fatais devido à perda excessiva de peso? Analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Alzheimer.

Alternativa 2:

Esquizofrenia.

Alternativa 3:

Espectro autista.

Alternativa 4:

Anorexia nervosa.

Alternativa 5:

Transtorno bipolar.

 

Questão 7
A palavra grega original para estética é, aisthesis, que significa "faculdade de sentir", "compreensão pelos sentidos", "percepção totalizante". Mas, há diferenças entre os sentidos popular e filosófico do termo em questão. Em filosofia, estética se configura como um campo de investigação teórica e conceitual, que trata da forma como as coisas se apresentam a nós e da maneira como reagimos a essa apresentação. Enquanto disciplina filosófica, a estética, entre outras abordagens, se voltou para as teorias da criação e percepção artísticas.
Fonte: ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofando: introdução à Filosofia. 2ª edição revista e atualizada. São Paulo: Editora Moderna, 1993. (Adaptado)


Qual é o conceito de estética mencionado conforme a filosofia? Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Interpretação das leis naturais.

Alternativa 2:

Análise das tecnologias digitais.

Alternativa 3:

Reflexão sobre a história da arte.

Alternativa 4:

Investigação das mudanças sociais.

Alternativa 5:

Contemplação dos prazeres humanos.

 

Questão 8
Uma ferramenta atual de difusão dos padrões estabelecidos como belos para a sociedade são os influenciadores digitais e suas contas nas redes sociais. Nelas, são postadas imagens com corpos esbeltos (magros) que dão dicas de beleza de como conseguem manter sua pele e corpos “perfeitos”. Porém, a grande maioria das leitoras desconhecem os processos digitais, por meio de programas de ajustes fotográficos, como aplicativos de manipulação, que adulteram a imagem na revista, tornando-as algo praticamente impossível a ser seguido, pois são falsas. O desconhecimento de tal fato, torna a autoestima de mulheres, jovens e adultas, que não conseguem se encaixar nesse ideal estético trazido pela mídia visual, cada vez mais baixo, fazendo-as a gastar tempo e dinheiro em busca de uma representação surreal de corpo. Essa insatisfação e recusa do próprio corpo pode desencadear incômodos ao organismo físico e psíquico, como transtornos alimentares ou depressão.
Fonte: Elaborado pelo professor, 2024.

Como o texto caracteriza a influência das mídias sociais nas pressões estéticas? Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta?

 

Alternativas
Alternativa 1:

Como algo benéfico para a saúde mental.

Alternativa 2:

Como uma forma de promover a diversidade corporal.

Alternativa 3:

Como um meio de disseminar ideais de beleza irreais.

Alternativa 4:

Como um fator que aumenta a autoestima das pessoas.

Alternativa 5:

Como um instrumento para combater os transtornos alimentares.

 

Questão 9
Segundo Libâneo (2004) a escola exerce várias funções sociais com os sujeitos pertencentes a esse ambiente. Uma das funções sociais da escola e do(a) professor(a) é exercer uma didática voltada para a formação integral, capacitando os educandos a pensar, lidar com suas realidades, enfrentar dilemas, tomar decisões, formular estratégias de ação quando necessário e diversas outras capacidades.
Fonte: LIBÂNEO, José Carlos. A didática e a aprendizagem doo pensar e do aprender: a teoria histórico-cultural da atividade e a contribuição de Vasili Davydov. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, nº 27, 2004. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ZMN47bVm3XNDsJKyJvVqttx/?lang=pt#>. Acesso em: 20 maio 2024.

Considerando o contexto acima, qual é o papel do professor em relação à formação dos estudantes? Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

Desenvolver o senso crítico.

Alternativa 2:

Fomentar a competição entre os alunos.

Alternativa 3:

Transmitir conteúdos fechados e pragmáticos.

Alternativa 4:

Incentivar a memorização mecânica dos fatos.

Alternativa 5:

Estimular a aceitação passiva das informações.

 

Questão 10
No período renascentista, diferentemente da época medieval, a mulher passou a ser mais valorizada. Nesse momento, o padrão poderia definir as classes sociais das mulheres, sendo consideradas ricas ou pobres conforme o seu corpo físico. Porém, mesmo com suas preocupações estéticas, não se esqueciam “de cultivar a própria mente, participante ativa das belas-artes e com capacidades discursivas, filosóficas e polemicas” (LIPOVETSKY, 2000). Houve, também, uma leve ruptura com a tradicional referência ao Diabo com o reconhecimento do significado e exaltação da beleza feminina.
​LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher: permanência e revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.


O que é mencionado como uma prática estética no período renascentista? Analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:

 

Alternativas
Alternativa 1:

O culto à perfeição geométrica.

Alternativa 2:

A valorização da robustez física.

Alternativa 3:

A utilização de cosméticos naturais.

Alternativa 4:

O uso de espartilhos para afinar a cintura.

Alternativa 5:

A promoção da saúde por meio de dietas balanceadas.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu