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PROJETO DE ENSINO - AS DANÇAS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA - 53_2025

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PROJETO DE ENSINO - AS DANÇAS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA - 53_2025

PROJETO DE ENSINO - AS DANÇAS DA CULTURA POPULAR BRASILEIRA - 53_2025
Questão 1
Para Brikman (2014), a expressão corporal possibilita projetar a essência criadora das pessoas. No processo de ensino e aprendizagem, os professores de Educação Física fazem a mediação do conteúdo Dança integrando, de fato, os alunos às aulas por meio da criação e reinterpretação dos movimentos, estimulando a livre expressão a partir das manifestações propostas.
BRIKMAN, Lola. A linguagem do movimento corporal. 3. ed. São Paulo: Summus, 2014.
Compreende-se que o Torém é uma produção cultural que deve ser respeitada e preservada, nesse sentido, ao tematizá-la no cenário escolar, é indispensável que os professores ensinem sua história, grupo de origem, gestos característicos, instrumentos musicais e outros elementos que de fato representem essa rica manifestação. Assim, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. O ritual do Torém é praticado por todas as faixas etárias. Os praticantes são chamados de torenzeiros.

PORQUE

II. A linguagem corporal do ritual expressa a memória dos corpos dos Tremembé, as músicas que louvam seus antepassados, os encantados, os animais, a natureza e  sua história.

É correto afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2
De acordo com Sborquia e Neira (2008), a Dança é um artefato cultural produzido pela gestualidade sistemática, possível de ser tematizada no currículo da Educação Física.
SBORQUIA, Silvia Pavesi; NEIRA, Marcos Garcia. As danças folclóricas e populares no currículo da Educação Física: possibilidades e desafios. Motrivivência, n. 31, p. 79-98, 2008.
A partir do exposto e considerando os elementos estudados no projeto de ensino de dança, analise as afirmativas abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente elementos que devem ser considerados durante o ensino do conteúdo Dança no contexto escolar.
Alternativas
Alternativa 1:

Destreza motora, formações e origem.

Alternativa 2:

Músicas características, histórico e formações.

Alternativa 3:

Interdisciplinaridade, vestimenta e coordenação motora fina.

Alternativa 4:

Gestos característicos, competência motora e instrumentos musicais.

Alternativa 5:

Histórico, número de integrantes e nível de habilidade dos dançarinos.

Questão 3
O carimbó é uma dança tradicional da região _______________ e considerada um ___________     _________ brasileiro. Criada pelos índios ______________, a origem do seu nome vem do instrumento chamado ______________e teve grande influência das danças folclóricas ___________.
HUERTAS, Bruna Muriel. O carimbó: cultura tradicional paraense, patrimônio imaterial do Brasil. Revista CPC, n. 18, p. 81-105, 2014.


Diante do exposto acima e na aula teórica, na sequência assinale a alternativa que preencha corretamente as lacunas.
 

Alternativas
Alternativa 1:

Norte; patrimônio cultural; Tupinambás; curimbó; lusitanas.

Alternativa 2:

Nordeste; patrimônio cultural; Tupiniquim; curimbó; lusitanas.

Alternativa 3:

Norte; patrimônio histórico; Tupinambás; atabaque, bolivianas.

Alternativa 4:

Nordeste; patrimônio histórico; Tupiniquim; atabaque, bolivianas.

Alternativa 5:

Centro-oeste; patrimônio geográfico; Tupinambás; curimbó; lusitanas.

Questão 4
Maculelê é um tipo de ___________ _______________ brasileira de origem afro-brasileira e indígena. O Maculelê em sua origem era uma arte marcial armada, mas atualmente é uma forma de ________ que simula uma luta tribal usando como arma dois bastões, chamados de ____________, com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música. O Popó do Maculelê foi um dos responsáveis pela sua divulgação, formando um grupo em Santo Amaro, chamado Conjunto de Maculelê de Santo Amaro da Purificação.

A verdadeira história e origem do Maculelê. Disponível em: <https://www.congodeouro.com.br/a-verdadeira-historia-e-origem-do-maculele/>. Acesso em: 23 ago 2019.


Diante do exposto, na sequência, assinale a alternativa que preencha as lacunas corretamente.

Alternativas
Alternativa 1:

Dança folclórica, luta, grimas, Meste Afochê.

Alternativa 2:

Cultura popular, dança, cacete, Meste Popó.

Alternativa 3:

Dança folclórica, dança, grimas, Mestre Popó.

Alternativa 4:

Cultura popular, luta, porretes, Mestre Papua.

Alternativa 5:

Cultura popular, dança, porrete, Mestre Amaro.

Questão 5
Conforme apontam Pereira e Gomes (2008, p. 122), “A dança ______ do Torém é o principal sinal _____ que resiste entre os _____ Tremembé”.
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; GOMES, Daniel Pinto. Dança encantada e de resistência: (trans)significações corporais no Torém dos índios Tremembé. Corpoconsciência, v. 22, n. 1, p. 120-129, 2018.
A partir do exposto, abaixo assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente:
Alternativas
Alternativa 1:

festiva, racial, índios

Alternativa 2:

ritualística, racial, índios

Alternativa 3:

coletiva, étnico, integrantes

Alternativa 4:

festiva, cultural, integrantes

Alternativa 5:

ritualística, étnico-cultural, índios

Questão 6
Dentro das danças folclóricas os ritmos, movimentos e vestimentas caracterizam a forma com que expressamos e entendemos a história de um povo, de uma cultura e até mesmo um local. Assim, dentro do carimbo encontramos características muito específicas e representam sua origem e sua história.
JASTES, Éder. Dinâmica cultural nas danças tradicionais da Amazônia. Revista Ensaio Geral, v. 1, n. 1, 2011.


De acordo como texto acima e os assuntos apresentados na aula, analise as afirmativas abaixo:
 
I. O carimbó tem sua origem no norte do Brasil, mas especificamente no estado do Pará e representam a tribo dos índios tupinambás.
II. A vestimenta do carimbo para as mulheres é composta por saias rodadas e floridas, onde se usam flores como enfeite de cabelo e sapatinhas de dança.
III. A chegada dos escravos africanos na região fez com que a dança ganhasse novas características, principalmente pela inclusão do batuque africano.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III.

Alternativa 2:

I apenas.

Alternativa 3:

I e II apenas.

Alternativa 4:

I e III apenas.

Alternativa 5:

II e III apenas.

Questão 7
O Maculelê é uma manifestação cultural oriunda cidade de Santo Amaro da Purificação na Bahia. É uma expressão teatral que conta através da dança e de cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo.

A verdadeira história e origem do Maculelê. Disponível em: <https://www.congodeouro.com.br/a-verdadeira-historia-e-origem-do-maculele/>. Acesso em: 23 ago 2019.


Considerando o exposto acima e o material do projeto, analise as afirmações:
 
I. O Maculelê era uma arte de guerra, utilizando se de bastões de madeira resistentes, segundo as lendas de origem africanas sobre o surgimento desta prática.
II. O acompanhamento musical é realizado por cantos e instrumentos como o atabaque e o som dos bastões. Além disto abordava músicas indígenas e do candomblé.
III. As formas primárias do Maculelê vêm se perdendo ao longo dos anos, como por exemplo, a não formação de rodas, o uso de facão no lugar dos bastões, roupas diferenciadas e gestuais de outras manifestações populares.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III.

Alternativa 2:

I, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

Questão 8
A vivência do Torém pode ser uma experiência estética, que considera como ponto de partida a corporeidade deste processo. É preciso atentar-se para a descrição das cenas, dos gestos, da música, da linguagem, do figurino, da pintura corporal, e de outros elementos internos e externos que compõe o ritual (PEREIRA, GOMES, 2008).
PEREIRA, Arliene Stephanie Menezes; GOMES, Daniel Pinto. Dança encantada e de resistência: (trans)significações corporais no Torém dos índios Tremembé. Corpoconsciência, v. 22, n. 1, p. 120-129, 2018.
Considerando o fragmento acima, analise as afirmativas abaixo e assinale “V” para as verdadeiras e “F” para as falsas.

I. Um dos objetivos das danças indígenas é curar doenças.
II. A formação circular é predominante na dança do Torém.
III. Os índios Tremembé utilizam chocalhos durante a dança do Torém.
IV. O Torém é uma dança particular dos índios que compõem a tribo Pataxó.
V. É possível dispensar a abordagem dos gestos específicos do Torém, já que o aspecto primordial do ensino dessa dança é sua história.

A sequência correta é:

Alternativas
Alternativa 1:

F, F, F, F, V.

Alternativa 2:

F, V, V, V, F.

Alternativa 3:

F, V, V, F, V.

Alternativa 4:

V, F, F, V, F.

Alternativa 5:

V, V, V, F, F.

Questão 9
Sabemos que toda manifestação artística reflete e representa a cultura de um povo e a forma com que ele se apropria do meio em que vive. Nas danças em geral, a representação cultural é ainda mais evidente, pois, por meio das expressões corporais podemos identificar características específicas de um povo e como essas influenciam na criação dos movimentos. No Carimbó temos três diferentes povos que influenciaram diretamente essa dança.
TADRA, Débora Sicupira Arzua; et al. (Org.). Linguagens da dança. Curitiba: InterSaberes, 2012.

De acordo com o exposto acima assinale os três diferentes povos que deram origem ao Carimbó.
 

Alternativas
Alternativa 1:

Índios Tupiniquim, africanos e italianos.

Alternativa 2:

Índios Tupinambá, angolanos e bolivianos.

Alternativa 3:

Índios Tupinambá, africanos e portugueses.

Alternativa 4:

Índios Tupiniquim, africanos e portugueses.

Alternativa 5:

Índios Tupiniquim, sul africanos e bolivianos.

Questão 10
O Maculelê faz parte do folclore brasileiro e deve ser preservado como patrimônio cultural, deve ser mantido e respeitado como tradição, assim como com os instrumentos, cantos e vestimentas utilizados em sua prática.

A verdadeira história e origem do Maculelê. Disponível em: <https://www.congodeouro.com.br/a-verdadeira-historia-e-origem-do-maculele/>. Acesso em: 23 ago 2019.


Considerando, os aspectos relacionados ao Maculelê, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

O Maculelê original utilizava-se de cacetes, também chamados de grimas.

Alternativa 2:

O Maculelê original utilizava-se de agogôs, também chamados de grimas.

Alternativa 3:

O Maculelê original utilizava-se de espadas, também chamados de porretes.

Alternativa 4:

O Maculelê original utilizava-se de bastões, também chamados de espadas.

Alternativa 5:

O Maculelê original utilizava-se de porretes, também chamados de berimbaus

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