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ATIVIDADE 3 - PROJETO DE ENSINO - JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - PROJETO DE ENSINO - JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PROJETO DE ENSINO - JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - 53_2025

Questão 1
O brincar em seu significado, tem muitas leituras. Umas delas traz à tona a necessidade de adjetivar o brincar, como se dizer apenas brincadeira tivesse pouco significado.
DEBORTOLI, J. A. O. Brincadeira. In: GOMES, C. L. (org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 19-24.
Considere a afirmação acima, a seguir analise as afirmações:

I. Brincadeiras livres partem da ideia de que as crianças não precisam da interferência de adultos para brincarem; entretanto, em muitos casos, a autonomia a que este tipo de brincadeira está baseada não acompanha uma real compreensão desse sentido.
II. Brincadeira recreativa é pautada no desenvolvimento de brincadeiras livres e espontâneas para as crianças, “[...] normalmente, está relacionada a uma ideia funcional de ocupação do tempo ou “recuperação/desgaste de energias acumuladas”.
III. Brincadeira pedagógica são brincadeiras desenvolvidas com as crianças visando a ensinar algum conteúdo escolar. Está relacionada ao fato de que o conteúdo escolar que a criança tem que aprender não é interessante e que este, para ficar mais atraente, deve ser trabalhado no formato de brincadeira.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

I e II apenas.

Alternativa 3:

II e III apenas.

Alternativa 4:

III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 2
Podemos nos deparar com brincadeiras em que o(a) professor(a) avisa aos alunos que ela ainda não pode ser finalizada, e brincadeiras que são interrompidas bruscamente. Por que existem estas contradições?
NATALI, Paula Marçal. Jogos Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá - PR, 2018.
Considerando a citação acima, a seguir avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeira e( F) para falsa.

I. Atualmente vivemos um distanciamento da compreensão da brincadeira e do jogo como produção de cultura.
II. Através das brincadeiras e dos jogos as crianças não só repetem o mundo dos adultos, mas também o transforma, o modifica, contesta,amplia e confirme.
III. Nas médias e grandes cidades a cultura lúdica aparece de forma desenvolvida e as crianças brincam independente de sua classe social.
IV. Os pesquisadores encontram de forma bem participativa nos lugares públicos um bom número de crianças usando-os tendo contato com outras crianças, com a natureza, tanto em grandes centros quanto nas periferias.

As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F, F.

Alternativa 2:

F, V, F, F.

Alternativa 3:

V, F, V, F.

Alternativa 4:

F, F, V, V.

Alternativa 5:

F, V, F, V.

Questão 3
Quando nos dedicamos a estudar a relação da ludicidade com a atualidade, não podemos nos furtar em debater os avanços tecnológicos nessa relação. Dornelles (2005) nos brinda com uma análise sobre a infância Cyber.
NATALI, Paula Marçal. Jogos Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá - PR, 2018.
De acordo com o trecho acima, analise as asserções abaixo.

I. As crianças cyber são analisadas por Dornelles (2005) como uma categoria geracional das tecnologias, que são expostas à lógica do mercado.

PORQUE

II. Essa característica leva a uma conformação social regulada pelo consumo, desejo e sonhos governados por essas instâncias, tanto de adultos quanto de crianças e adolescentes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.

Questão 4
A linguagem da brincadeira é tratada como um conteúdo que deve ser ensinado. O objetivo principal ressaltado para essas “atividades” é ensinar a brincadeira, mas não necessariamente brincar.
DEBORTOLI, J. A. O. Brincadeira. In: GOMES, C. L. (org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Analisando o fragmento de texto exposto acima, pode-se afirmar que diz respeito à:
Alternativas
Alternativa 1:

Brincadeira pedagógica.

Alternativa 2:

Brincadeira dirigida.

Alternativa 3:

Brincadeira recreativa.

Alternativa 4:

Brincadeira livre.

Alternativa 5:

Brincadeira de aprender.

Questão 5
Refletir e desenvolver o conteúdo de jogos, brinquedos e brincadeiras revela a necessidade de conhecer e valorizar a cultura lúdica do grupo com que trabalhamos.
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
Considerando o exposto, analise as afirmativas abaixo.

I. A reflexão pode indicar o caminho de conhecimento da cultura lúdica.
II. Os jogos produzidos pela cultura lúdica infanto-juvenil integram um vasto repertório.
III. A decisão por este ou aquele jogo envolve um processo de negociação entre as crianças que entram no jogo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

III apenas

Alternativa 3:

I e II apenas.

Alternativa 4:

II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 6
Leão Junior (2013) um dos autores que estuda o campo dos jogos e brincadeiras, organizou uma classificação destes baseada em intervenções educativas.
NATALI, Paula Marçal. Jogos Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá - PR, 2018.
Considerando o texto acima avalie as afirmações abaixo.

I. Jogos e Brincadeiras Interdisciplinares são vivências que promovam alguma forma de aprendizagem interdisciplinar, como conteúdos contemplados por áreas diferentes e desenvolvidos na escola ou em outro âmbito educativo no mesmo jogo ou brincadeira.
II. Jogos e Brincadeiras Cooperativas jogos que partem do princípio da coletividade, das regras decididas em grupo, problemas gerados na brincadeira e que podem ser resolvidos em grupo. Privilegiam não ter um grupo vencedor, mas sim todos se divertirem juntos.
III. Jogos e Brincadeiras Contemporâneas o autor atribui a essa categoria os jogos ligados à tecnologia, jogos eletrônicos, como videogames, computadores e tablets.
IV.Jogos e Brincadeiras Pré-Esportivas jogos que contém em seu desenvolvimento elementos ou habilidades de algum esporte.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

I e II apenas.

Alternativa 3:

II, III e IV apenas.

Alternativa 4:

III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
Na atualidade, uma das questões mais relevantes entre os estudiosos da infância é a necessidade de superar a compreensão de infância como uma categoria geracional com características únicas.
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
A partir do exposto, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. O brincar e jogar nas aulas de Educação Física escolar, constituem um fenômeno complexo.

PORQUE

II. Se buscamos sua efetivação nos espaços escolares, a brincadeira e o jogo precisam ser fruto de investimentos materiais e do exercício relacional entre os pares que brincam juntos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

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