
ATIVIDADE 3 - PROJETO DE ENSINO - JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - 53_2025
ATIVIDADE 3 - PROJETO DE ENSINO - JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - 53_2025
ATIVIDADE 3 - PROJETO DE ENSINO - JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - 53_2025
I. Brincadeiras livres partem da ideia de que as crianças não precisam da interferência de adultos para brincarem; entretanto, em muitos casos, a autonomia a que este tipo de brincadeira está baseada não acompanha uma real compreensão desse sentido.
II. Brincadeira recreativa é pautada no desenvolvimento de brincadeiras livres e espontâneas para as crianças, “[...] normalmente, está relacionada a uma ideia funcional de ocupação do tempo ou “recuperação/desgaste de energias acumuladas”.
III. Brincadeira pedagógica são brincadeiras desenvolvidas com as crianças visando a ensinar algum conteúdo escolar. Está relacionada ao fato de que o conteúdo escolar que a criança tem que aprender não é interessante e que este, para ficar mais atraente, deve ser trabalhado no formato de brincadeira.
É correto o que se afirma em:
