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ATIVIDADE 1 - PROJETO DE ENSINO - JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - 53_2025

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ATIVIDADE 1 - PROJETO DE ENSINO - JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - 53_2025

ATIVIDADE 1 - PROJETO DE ENSINO - JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM - 53_2025

Questão 1
Na Idade Média, a distinção entre classes e idades no que se referia aos jogos era muito sutil. Segundo Ariès, uma das poucas distinções marcadas era em relação à prática dos jogos de cavalaria, que era reservada aos cavaleiros e aos adultos, sendo proibidos aos plebeus e aos petizes, mesmo que fossem nobres.
NATALI, Paula Marçal. Jogos Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá - PR, 2018.
 Com base no texto acima, analise as asserções que seguem.

I. Ariès afirma que este é um dos fatos que marcam, pela primeira vez, o hábito de proibir crianças e plebeus de participar de jogos coletivos.

PORQUE

II. Esta divisão social do hábito de jogar ocorre no contexto da constituição do entendimento de que a infância deve ser educada e que nobres e plebeus não devem partilhar dos mesmos hábitos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

A asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.

Questão 2
Diante de tantas proibições e regulações da Idade Média, como a constituição do Renascimento, emergem outras concepções pedagógicas. Baseado no fato de que a felicidade é importante e o corpo não é apenas fonte de pecado e objeto de castigos, o jogo volta à cena. Jogar volta a ser incorporado ao cotidiano dos jovens como uma tendência natural.
KISHIMOTO, T. M. O brinquedo na educação: considerações históricas. Série Ideias. São Paulo: FDE, 1995.
Considerando a situação mencionada acima, a seguir analise as afirmações:
I. O jogar de fato, não se ausentou do cotidiano dos jovens e crianças, o texto se refere a uma força de expressão “voltar à cena”.
II. Podemos afirmar que a atitude radical de proibição do jogar e do brincar, instituída na Idade Média, não foi atendida em absoluto e foi perdendo força ao longo do século XVII.
III. Atividades que foram condenadas como ruins na Idade Média, especialmente as relacionadas aos exercícios físicos, como exercícios de barra, corridas, jogos de bola – parecidos com o futebol e o golfe -, voltam aos poucos a serem praticados com o Renascimento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

III apenas.

Alternativa 3:

I e II apenas.

Alternativa 4:

II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 3
Considerando a educação de uma criança nobre no passado, é possível afirmar que por volta dos sete anos alguns aspectos da vida dos pequenos eram próximos de atividades da vida adulta.
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
Considerando o texto exposto acima, ressalta-se que:
Alternativas
Alternativa 1:

Bonecas alemãs eram permitidas depois dos sete anos, para aumentar o período da infância.

Alternativa 2:

A caça era permitida após os sete anos, para aumentar o período da infância.

Alternativa 3:

A partir dos sete anos a criança pode brincar em quaisquer espaços e pelo tempo que preferir.

Alternativa 4:

A partir dos sete anos, a mudança de comportamento acontece por meio de uma longa sequência de divertimentos que a criança toma emprestada dos adultos ou divide com eles.

Alternativa 5:

A partir dos sete anos a criança deve escolher alguma área de preferência para trabalhar.

Questão 4
Os papéis que as crianças assumem nos jogos são o cerne destes, o que deve ser observado na evolução do jogo.
MARCOLINO, S; et al. A teoria do Jogo de Elkonin e a educacação infantil.  Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de psicologia Escolar e Educacional. 2014.
Considerando o texto acima, avalie as afirmações abaixo.

I. Com diferentes idades, a criança compreende, se relaciona e desempenha diferentes papéis na situação de jogo.

II. O jogo tem como eixo central as relações humanas e não os objetos, pois são as relações com o adulto que motivam o jogo em si e não o artefato que a criança tem acesso.

III. A origem do jogo tem relação direta com o instinto e natureza humana, pois em cada idade a criança brinca e tem jogos próprios para aquela idade biológica.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 5
O professor de Educação Física que ensina "jogos, brinquedos e brincadeiras", deve sempre considerar a constituição histórica desse conteúdo.
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
Considerando o fragmento acima, a seguir avalie as asserções e assinale V para verdadeiro e F para falso.

I. Saber a origem e a história dos conteúdos deve nutrir os professores de mais elementos para ensinar de modo contextualizado.
II. O estudo da história dos jogos, brinquedos e brincadeiras é importante, mas não interfere na ação educativa.
III. A compreensão histórica orienta e dá sentido às práticas e ações lúdicas dos dias atuais.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F.

Alternativa 2:

F, V, F.

Alternativa 3:

V, F, V.

Alternativa 4:

F, F, F.

Alternativa 5:

V, V, V.

Questão 6
A história do brinquedo, do jogo e da brincadeira é tão antiga quanto o nosso acesso ao registro da história da humanidade.
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá, 2019.
A partir do tema exposto, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. Se tivermos acesso a museus, podemos identificar objetos que são considerados brinquedos de tempos longínquos, como piões, bonecas e bolas.

PORQUE

II. Estes brinquedos não existem mais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

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