
O treinamento deve ser uma palestra explicativa, usando uma linguagem simples e popular, abordando conceitos básicos da Naturopatia
O treinamento deve ser uma palestra explicativa, usando uma linguagem simples e popular, abordando conceitos básicos da Naturopatia
O treinamento deve ser uma palestra explicativa, usando uma linguagem simples e popular, abordando conceitos básicos da Naturopatia, seus benefícios e como o profissional pode conscientizar e orientar o paciente. Assim, a equipe estará mais preparada para divulgar e integrar essa prática ao atendimento no SUS, beneficiando a comunidade.
Estrutura do treinamento para os profissionais da área da saúde deve conter:
Saudação, introdução e contexto: nome do aluno/profissional do treinamento, apresentar a importância das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS e a relevância de entender a Naturopatia.
Histórico e conceito: explicar que a Naturopatia é reconhecida pela OMS como uma Medicina Tradicional, com origem em 1895.
Os 5 princípios essenciais da Naturopatia: destacar que o foco é reequilibrar o organismo, atuando nas causas das doenças, não apenas nos sintomas, sempre respeitando as Leis Naturais.
Objetivo do treinamento: capacitar profissionais para educar os pacientes, promovendo a autorresponsabilidade e o uso de terapias naturais de forma segura e eficaz.
Importância do autocuidado: ressaltar que cuidar da nossa saúde é fundamental para podermos cuidar bem dos outros.
Encerramento: incentivar estudos, discussões de casos e a indicação de terapias quando apropriado, sempre com o objetivo de melhorar a saúde da comunidade. E agradecer.
ETAPA 02: Atividade Prática.
Objetivo da atividade: realizar uma prática de autocuidado utilizando a fitoterapia, uma das abordagens da Naturopatia, para promover o bem-estar e aplicar o conceito de autocura discutido no treinamento.
Caso Clínico Fictício – Ansiedade com Intervenção Integrativa.
Paciente: João Henrique Lopes.
Idade: 35 anos.
Sexo: Masculino.
Profissão: Designer gráfico.
Histórico Médico: Sem diagnósticos psiquiátricos formais. Sem uso de medicações contínuas.
Motivo da consulta: Queixas de ansiedade, dificuldade para relaxar e dormir.
João procurou atendimento em terapias integrativas relatando sintomas persistentes de agitação mental constante, sensação de "aperto no peito" sem causa cardíaca, preocupações excessivas, especialmente à noite, dificuldade de concentração no trabalho, insônia (demora para adormecer e sono superficial). Os sintomas aumentaram nas últimas três semanas, devido à sobrecarga no trabalho e conflitos familiares. Ele deseja evitar medicações ansiolíticas convencionais e optou por uma abordagem natural e integrativa.
Como profissional de terapias integrativas, escolha uma planta medicinal com propriedades terapêuticas reconhecidas (por exemplo: camomila, erva-doce, hortelã, alecrim, entre outras).
Utilizando o material “Chás na Fitoterapia – Guia Completo por Sistemas”, disponível em: MATERIAL DA DISCIPLINA.
Responda o que se pede:
- a) Quais são os principais sintomas relatados por João que indicam um quadro de ansiedade?
- b) Qual planta medicinal pode ser indicada para casos de ansiedade leve como o de João? E qual propriedade terapêutica da planta escolhida?
Orientações para desenvolver sua atividade MAPA:
- Leia o livro da disciplina.
- Assista às aulas conceituais e ao vivo.
- Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://youtube.com/shorts/ftxfVrgdKvY (copiar e colar no navegador de internet).
- Baixe o "Modelo de entrega do MAPA", disponível no ambiente Studeo, na pasta “Material da Disciplina”, e preencha corretamente todos os campos solicitados.
- Baixe o arquivo citado na atividade, "Chás na Fitoterapia – Guia Completo por Sistemas”, disponível em: MATERIAL DA DISCIPLINA.
- Anexe seu modelo de entrega do MAPA respondido no espaço específico da atividade MAPA.
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
- Evite plágio de informações, nesse caso, insira a referência utilizada para consulta das respostas.
Bons estudos!
