FECHAR

ATIVIDADE 3 - PSICO - FARMACOLOGIA APLICADA À PSICOPEDAGOGIA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - PSICO - FARMACOLOGIA APLICADA À PSICOPEDAGOGIA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PSICO - FARMACOLOGIA APLICADA À PSICOPEDAGOGIA - 53_2025

QUESTÃO 1

A teoria científica atual defende que no TDAH existe uma disfunção da neurotransmissão dopaminérgica na área frontal (pré-frontal, frontal motora, giro cíngulo); regiões subcorticais (estriado, tálamo médiodorsal) e a região límbica cerebral (núcleo acumbens, amígdala e hipocampo). O TDAH apresenta-se com uma alta prevalência em jovens adultos e adolescentes, e como consequência um grande comprometimento na qualidade de vida dos mesmos.

WHALEN, K; PANAVELIL, T, A; FINKEL, R. Farmacologia Ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

​Considerando o contexto avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. ​O dimesilato de lisdexanfetamina (LDX) é um pró-fármaco utilizado no tratamento de crianças, adolescentes e adultos.

PORQUE

II. Principalmente em crianças apresenta-se como primeira escolha em indivíduos com crises sem grandes sinais e sintomas.

A respeito das asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 2
Leia o excerto a seguir.

“A falta de acesso adequado e justo aos cuidados de saúde mental pediátrica há muito tempo vem sendo um fenômeno triste e universal. Medicamentos para tratar doenças mentais (psicotrópicos) tornaram-se cada vez mais utilizados na psiquiatria da infância e da adolescência em todo o mundo. No entanto, o papel da farmacoterapia na saúde mental pediátrica continua sendo objeto de debate e controvérsias. [...] A maioria dos medicamentos psicotrópicos foram desenvolvidos para tratar condições psiquiátricas em adultos e só mais tarde estendidos para crianças. [...] Na psiquiatria, os medicamentos raramente são curativos e o tratamento a longo prazo é muitas vezes necessário, levantando assim preocupações sobre a persistência do efeito terapêutico e a segurança da exposição prolongada a agentes psicotrópicos numa fase de tão rápido desenvolvimento.”

LORBERG, B. et al. Princípios do uso de medicações psicotrópicas em crianças e adolescentes. In: REY, J.M.; MARTIN, A. (Orgs.). IACAPAP E-book de Saúde Mental da Criança e do Adolescente. Genebra: Associação Internacional de Psiquiatria Infantil e Adolescente e Profissões Afins, 2020. Disponível em: https://bityli.com/Ypceo. Acesso em 30 mai. 2022.

Acerca do uso de psicofármacos e da psicoterapia, avalie as afirmações a seguir:

I. Pessoas que não apresentam transtornos psicóticos podem ser frequentemente tratados inicialmente com intervenções não farmacológicas.

II. Pessoas que apresentam transtornos psicóticos frequentemente requerem tratamentos farmacológicos como primeira medida para controlar os sintomas.

III. As crianças, nem sempre apresentam melhoras com intervenções psicossociais e, para elas, os medicamentos podem ser necessários para melhorar sua funcionalidade.

IV. A psicoterapia e a medicação não são mutuamente excludentes, em muitas situações, como na depressão, o uso combinado é considerado mais benéfico do que a monoterapia.

É correto o que se afirma em.

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e IV, apenas.
Alternativa 3 - III e IV, apenas.
Alternativa 4 - I, II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 3
Farmacologia é a ciência que estuda a história, as propriedades físico-químicas, os efeitos bioquímicos e fisiológicos, os mecanismos de ação e os processos cinéticos dos fármacos. Neste sentido, o sistema nervoso central certamente é um desafio no desenvolvimento de compostos que atuem e modulem sua função.
Fonte: WHALEN, K; PANAVELIL, T, A; FINKEL, R. Farmacologia Ilustrada. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Diante deste contexto, analise as afirmativas seguintes referentes à parte farmacologia do sistema nervoso:

I. ​Fármacos psicotrópicos são compostos que alteram a sinapse neuronal somente em neurônios multipolares e consequentemente não impactam na função cerebral.

II. Neurotransmissores derivados de aminoácidos possuem características exclusivamente excitatória como serotonina, este neurotransmissor é derivado do ciclo de Krebs.

III. Os receptores dopaminérgicos são definidos como D1 (inibitórios) e D2 (excitatórios) esses são fundamentais principalmente nas 4 vias dopaminérgicas.

IV. Histamina é um neurotransmissor importante no sistema nervoso central, uma vez que, os agonistas dos receptores H1 estão diretamente relacionadas ao despertar e ao alerta.

V. Um neurônio tem a propriedade de transmitir os sinais nervosos via alterações do potencial da membrana ao longo da fibra nervosa. A condução dos sinais nervosos pode ser de dois tipos, denominados de condução continua e condução saltatória.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e III, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - II, IV e V, apenas.
Alternativa 4 - II e V, apenas.
Alternativa 5 - IV e V, apenas.
QUESTÃO 4
O Transtorno de Deficit de Atenção com Hiperatividade, bastante conhecido apenas pela sigla TDAH, pode ser definido como um transtorno que se caracteriza por desatenção, impulsividade e inquietação. Está diretamente relacionado com problemas de comportamento, queda na produtividade escolar e dificuldade de adaptação.

Fonte: SADOCK, B. J. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica.11. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2017.

Com base no exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O transtorno pode ser tratado com medicamentos conhecidos como antipsicóticos. Estes estabilizam o humor do indivíduo e são disponibilizados em diferentes formas farmacêutica.

PORQUE

II. Seu mecanismo de ação baseia-se no aumento do neurotransmissor gabaérgico em áreas como hipocampo. Dessa forma, melhora o aprendizado e a cognição dos pacientes.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 5
As substâncias que atuam estimulando a atividade do SNC são chamadas de estimulantes ou psicoestimulantes. Apresentam efeito no comportamento, promovendo desde excitação, euforia até aumento da atividade motora.

PELOI, K. E. Farmacologia Aplicada à Psicopedagogia. Maringá: UniCesumar, 2021.

Em relação aos psicoestimulantes, analise as afirmativas a seguir:

I. Os psicoestimulantes agem no SNC pelas vias de dopamina e norepinefrina, que modulam a função cognitiva no lobo pré-frontal.

II. Não é necessário o acompanhamento da criança por um adulto para administração do psicoestimulante.

III. Estimulantes usados para tratar TDAH apresentam como benefícios a redução na inquietação e agitação motora, diminuição da impulsividade em realizar tarefas cognitivas, melhora da memória de curto prazo e atenção sustentada.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - I e II, apenas.
Alternativa 5 - I e III, apenas.
QUESTÃO 6
Para uma ampla variedade de sintomas psicopatológicos e transtornos psiquiátricos que possuem seu início na infância, o diagnóstico torna-se fidedigno quando realizado por meio de uma equipe multidisciplinar composta por médico-pediatra, psiquiatra infantil, psicopedagogo e psicólogo para melhor entender a dimensão e gravidade do diagnóstico e do plano terapêutico projetado.

Fonte: OLIVEIRA, C. R. V.; MOREIRA, C. N.; REIS, B. C. C. Prescrição de psicofármacos em pacientes pediátricos: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Médico, [S. l.], v. 2, p. e9382, 2022. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/9382. Acesso em: 11 jul. 2025.

Sobre a medicação de crianças e adolescentes com psicofármacos, analise as afirmativas a seguir:

I. Na prática clínica, um fármaco é indicado na avaliação médica e psiquiátrica como tratamento coadjuvante quando os recursos psicopedagógicos, por exemplo, não respondem isoladamente à melhora do quadro clínico infantil.

​II. A necessidade clínica de farmacoterapia para transtornos em crianças e pré-adolescentes deve ser avaliada atentamente para ser indicada quando não há perigo expressivo no desenvolvimento e no bem-estar.

​III. A dose de um fármaco, especialmente prescrito para uso infantojuvenil, deve ser baixa e ajustada caso haja necessidade até a dose adulta conforme peso e idade, visto que o fígado de crianças e pré-adolescentes é mais rápido e eficiente na metabolização de um medicamento.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - III, apenas.
Alternativa 4 - II e III, apenas.
Alternativa 5 - I, II e III.
QUESTÃO 7
A Neurociência, com seu caráter multidisciplinar, estuda o sistema nervoso e, de maneira muito especial, o cérebro humano. Esse ramo científico possibilita interpretar os mecanismos cerebrais que giram em torno do processo educativo, de modo que isso possa ser utilizado para facilitar e maximizar o aprendizado humano.

Fonte: CHAVES, J. M. Neuroplasticidade, memória e aprendizagem: uma relação atemporal. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 40, n. 121, pp. 66–75, jan./abr. 2023.

Sobre a integração entre os conhecimentos de neurociência e farmacologia no contexto da prática psicopedagógica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A compreensão básica sobre o funcionamento dos neurônios e das sinapses contribui para que o psicopedagogo entenda melhor os processos de aprendizagem e as possíveis causas de dificuldades cognitivas.

PORQUE

II. O estudo da farmacodinâmica e da farmacocinética possibilita ao psicopedagogo compreender como os psicofármacos atuam no organismo, desde sua absorção até a eliminação, favorecendo um olhar interdisciplinar no acompanhamento educacional de alunos medicados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 8
Convulsão é a contratura involuntária da musculatura, que provoca movimentos desordenados. Geralmente é acompanhada pela perda da consciência. As convulsões acontecem quando há a excitação da camada externa do cérebro.

Fonte: KAPLAN, H. I.; et al. Compêndio de Psiquiatria - Ciências do Comportamento e Psiquiatria Clínica. 11ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2017.

A partir dos seus conhecimentos sobre  Epilepsia e seu tratamento, analise as afirmativas seguintes.

I -  Entre os mecanismos de ação dos fármacos antiepiléticos encontra-se o aumento do neurotransmissor inibitório gaba e inativação dos canais de cálcio e sódio responsáveis pela propagação do impulso nervoso.

II -  A epilepsia psicomotora pode ser tratada com o medicamento carbamazepina, este, possui como mecanismo de ação a inativação dos canais de sódio.

III -  As crises de ausência podem ser tratadas como medicamento fenitoína, entretanto, este medicamento apresenta algumas limitações como aumento da indução enzimática e consequentemente restrição no uso concomitante com carbamazepina.

IV - O fenobarbital apresenta pouca sedação, assim, pode ser utilizado nas crises de ausência com primeira escolha tanto em adultos quanto em crianças.

V - A lamotrigina apresenta ação semelhante a fenitoína, com ação mais ampla principalmente nas crises de ausência.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II e III, apenas.
Alternativa 3 - I, II e III, apenas.
Alternativa 4 - I, II e V, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 9
Na administração de um fármaco, a ação e a respectiva resposta farmacológica do organismo se darão a partir da ligação das moléculas do fármaco com locais específicos da célula ou tecido-alvo. Esses locais chamam-se alvos primários.

Fonte: PELOI, K. E. Farmacologia aplicada à psicopedagogia. Maringá: UniCesumar, 2021.

Sobre os alvos primários, analise as afirmativas a seguir:

I. Canais iônicos: são proteínas que catalisam, ou seja, desencadeiam mais rapidamente as reações químicas nas quais estão envolvidas.

II. Moléculas transportadoras: também são conhecidas como proteínas transportadoras. Em geral, são hidrofílicas e realizam transporte por meio das membranas celulares.

III. Enzimas: são proteínas localizadas na membrana, que servem como canais, controlando a permeabilidade ou não a íons pela ação direta ou indireta do fármaco.

IV. Receptores: correspondem ao local em que o fármaco se liga e inicia a resposta.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II, apenas.
Alternativa 2 - I e III, apenas.
Alternativa 3 - II e III, apenas.
Alternativa 4 - II e IV, apenas.
Alternativa 5 - II, III e IV, apenas.
QUESTÃO 10
A sinapse é a região responsável por realizar a comunicação entre dois ou mais neurônios, ou de um neurônio para um órgão efetor, ou seja, um músculo ou uma glândula. Ela tem por função enviar sinais através da transmissão sináptica, para ocorrer alguma ação específica no corpo.

Fonte: RANG, H.P; DALE, M.M. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2016.

Deste modo, assinale qual alternativa descreve corretamente o tipo de receptor acoplado a proteína G:

Alternativas
Alternativa 1 - Receptor Metabotrópico.
Alternativa 2 - Receptor Ionotrópico.
Alternativa 3 - Receptor Agonista.
Alternativa 4 - Receptor Antagonista.
Alternativa 5 - Receptor Agonista Inverso.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu