FECHAR

PREPARE-SE - 2025 - PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

R$30,00
Enviar Mensagem

PREPARE-SE - 2025 - PROMOÇÃO DE SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Questão 1

Considere o caso hipotético a seguir:

Em um programa de promoção da saúde voltado para comunidades carentes, um grupo de profissionais de saúde se depara com práticas culturais que diferem das orientações médicas padrão. Os profissionais enfrentam o desafio de práticas alimentares locais baseadas predominantemente em alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcares, e preferidos devido ao seu baixo custo.

Com base no caso hipotético, assinale a alternativa correta que indica a conduta adequada que esses profissionais devem adotar:

Alternativas
Alternativa 1:

Excluir a comunidade do programa devido às diferenças culturais.

Alternativa 2:

Impor as orientações médicas padrão, independentemente das práticas culturais locais.

Alternativa 3:

Ignorar as práticas culturais e focar exclusivamente nos resultados de saúde a curto prazo.

Alternativa 4:

Dialogar com a comunidade para entender suas práticas e integrá-las ao plano de saúde, respeitando a dignidade e os valores locais.

Alternativa 5:

Reportar a comunidade às autoridades por não seguir as orientações médicas padrão.

Questão 2

A tuberculose (TB) é uma doença evitável e geralmente curável. No entanto, em 2022, a TB tornou-se a segunda principal causa de morte por um único agente infeccioso, após a doença pelo coronavírus (COVID-19), e causou quase o dobro de mortes que o HIV/AIDS. Mais de 10 milhões de pessoas continuam a adoecer com TB todos os anos. A tuberculose é causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis, que se espalha quando as pessoas doentes expelem as bactérias para o ar (por exemplo, através da tosse).

Figura 1 - Número estimado de casos incidentes de tuberculose em 2022, para países com pelo menos 100 mil casos incidentes
Fonte: adaptada de: https://www.who.int/teams/global-tuberculosis-programme/tb-reports/global-tuberculosis-report-2023. Acesso em: 13 maio 2024.

Com base no texto e nas estratégias de promoção da saúde e prevenção da tuberculose, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As estratégias recebem pouca importância, pois, no panorama geral, o Brasil não possui um número significativo de casos de tuberculose.

Alternativa 2:

A prevenção de doenças crônicas pode contribuir para o tratamento da tuberculose, evitando a progressão da doença.

Alternativa 3:

A educação em saúde pode contribuir levando informações sobre a transmissão da doença, a identificação de sintomas e sobre a vacinação, por exemplo, que capacitam o indivíduo a se prevenir.

Alternativa 4:

Os governantes são responsáveis por atuar na educação em saúde e mudar a concepção sobre a importância da doença.

Alternativa 5:

A promoção da atividade física contribui para prevenir ou evitar o agravamento da tuberculose.

Questão 3

“Os casos de câncer associados a fatores hereditários correspondem a cerca de 5 a 10% de todos os casos de câncer. Nesses casos, um fator genético (presença de uma mutação) exerce um importante papel na predisposição para o desenvolvimento de tumores. Essa mutação genética é transmitida de geração em geração e, quando presente, há uma frequência maior de casos de câncer em uma família” (Victor, 2023, on-line).

Fonte: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/causas-e-prevencao-do-cancer/hereditariedade. Acesso em: 12 maio 2024.

Considere uma mulher de 35 anos que não apresenta nenhum sintoma, mas busca orientação médica devido ao histórico familiar de câncer, com sua mãe diagnosticada com câncer de mama aos 50 anos e uma tia paterna com câncer de ovário aos 45 anos.

Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A mulher em questão deve realizar os exames de rotina, conforme recomendado pelo médico.

PORQUE

II. Os exames de rotina ajudam na prevenção da doença, ao rastrearem e identificarem o câncer ou lesões pré-cancerígenas em uma população.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são falsas.

Questão 4

“Casos de extrema violência como o da última segunda-feira, em que um estudante de 13 anos matou uma professora a facadas e feriu outras três, além de dois alunos, em São Paulo, têm crescido no país. Segundo um levantamento de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foram mais de um ataque por mês em escolas brasileiras desde agosto do ano passado – contra apenas 13 registros nos 20 anos anteriores” (Yoneshigue, 2024, on-line).

Fonte: YONESHIGUE, B. Casos de violência em escolas impactam a saúde mental de todos os adolescentes, afirmam especialistas; veja dicas para os pais. O Globo, 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/saude/bem-estar/noticia/2023/03/casos-de-violencia-em-escolas-impactam-a-saude-mental-de-todos-os-adolescentes-afirmam-especialistas-saiba-como-lidar.ghtml. Acesso em: 3 jun. 2024.

Com base no texto, dentre as estratégias de promoção de saúde que devem ser utilizadas para evitar casos como os relatados na notícia, pode-se citar:

Alternativas
Alternativa 1:

A implementação de campanhas de vacinação em larga escala.

Alternativa 2:

A promoção de políticas públicas para redução da poluição ambiental.

Alternativa 3:

O desenvolvimento de aplicativos móveis para monitorar a saúde dos estudantes.

Alternativa 4:

A realização de workshops sobre nutrição e atividade física.

Alternativa 5:

A integração de programas de saúde mental no ambiente escolar e familiar.

Questão 5

A VIGITEL avaliou se os entrevistados eram fumantes no momento da pesquisa. Assim como para o uso de álcool, a prevalência foi maior para os homens (12,7% em 2016) do que para as mulheres (8% em 2016):

Figura 1 - Percentual de adultos (≥18 anos) fumantes, segundo escolaridade
Fonte: adaptada de: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-protecao/politicas-sobre-drogas/arquivo-manual-de-avaliacao-e-alienacao-de-bens/SumarioExecutivoIIRelatrioBrasileirosobreDrogas.pdf. Acesso em: 13 maio 2024.

Com base nas informações apresentadas, é correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

O número de fumantes com 12 ou mais anos de escolaridade em 2016 é maior do que em 2008.

Alternativa 2:

As pessoas com maior escolaridade tendem a fumar menos, ressaltando assim a importância da educação nas decisões individuais.

Alternativa 3:

O ano de 2013 registrou o maior percentual de fumantes em todas as faixas de escolaridade, em comparação aos demais anos em que o estudo foi realizado.

Alternativa 4:

A escolaridade de 0 a 8 anos e a de 9 a 11 anos têm o mesmo percentual de fumantes.

Alternativa 5:

Os nove anos de registros indicam um aumento no percentual de fumantes em todos os níveis de escolaridade.

Questão 6
Texto 1

O aumento da população de 65 anos ou mais, em conjunto com a diminuição da parcela da população de até 14 anos no mesmo período, evidenciam o franco envelhecimento da população brasileira.

Fonte: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/noticias/2023/10/censo-2022-numero-de-idosos-na-populacao-do-pais-cresceu-57-4-em-12-anos. Acesso em: 13 maio 2024.

Texto 2

"Os cuidados com a saúde mental devem fazer parte de todas as fases da nossa vida, ainda mais em um momento de adaptação, como na velhice. À medida que a população envelhece, é comum o aparecimento de transtornos mentais, principalmente relacionados à cognição. Alterações de humor, depressão e, principalmente, a ansiedade são condições comuns na terceira idade. Por isso, devem ser levadas a sério como qualquer outra doença, enfatiza a assessora técnica de Saúde do Idoso, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS)".

Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/noticias/?p=357030. Acesso em: 13 maio 2024.

Com base nas informações apresentadas e nas estratégias que podem promover a saúde dos idosos, analise as afirmativas a seguir:

I. Os idosos devem ser inseridos em atividades da comunidade, pois a socialização é um determinante para estar saudável.
II. Os idosos devem praticar atividade física regularmente, pois além de contribuir para a saúde física, pode ser realizada em grupo, favorecendo a socialização do idoso.
III. Os idosos devem procurar atendimento médico quando algum sintoma ou desconforto prejudicar seu dia a dia, para não sobrecarregar as unidades básicas de saúde.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

III, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

I, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 7

Analise a figura a seguir:


Figura 1 - Fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis
Fonte: adaptada de: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/svsa/doencas-cronicas-nao-transmissiveis-dcnt/09-plano-de-dant-2022_2030.pdf/view. Acesso em: 13 maio 2024.

Considerando o aumento global de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, uma determinada equipe multidisciplinar de saúde pode decidir por:

I. Fazer a distribuição de medicamentos gratuitos, isto é, o suficiente para prevenir doenças crônicas.
II. Construir novos hospitais e clínicas, sendo a medida mais eficaz para prevenir doenças crônicas na comunidade.
III. Realizar exames periódicos em toda a equipe é suficiente para prevenir o surgimento de doenças crônicas.
IV. Requerer uma abordagem integrada que envolva educação, mudanças no estilo de vida e políticas públicas de saúde, para a prevenção eficaz de doenças crônicas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8

“A vacinação em massa contra a Covid-19 em Botucatu (SP) terminou com mais de 66 mil moradores imunizados neste domingo. O objetivo era aplicar a primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca em 60 mil pessoas, ou seja, em 80% do público-alvo, mas a meta foi ultrapassada. Segundo a prefeitura, foram 66.703 doses aplicadas, conforme o balanço final da ação. A operação em Botucatu é parte de um estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina contra cepas do coronavírus” (Vacinação..., 2021, on-line).

Fonte: https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2021/05/16/vacinacao-em-massa-termina-com-mais-de-65-mil-doses-da-astrazeneca-aplicadas-em-botucatu.ghtml. Acesso em: 11 maio 2024.

Com base no texto, sobre a vacinação, é correto afirmar que:

Alternativas
Alternativa 1:

A adesão à vacinação em massa indica que os indivíduos estavam desinteressados pelo processo, evidenciado pela abstenção de 20% da população.

Alternativa 2:
Ao participarem do estudo, os indivíduos escolhem não apenas priorizar sua saúde, mas também colaborar com toda a sociedade.
Alternativa 3:

O incentivo financeiro, advindo da produtora da vacina Oxford/AstraZeneca, foi o grande motivador da adesão à vacinação.

Alternativa 4:

A vacinação em massa, como a que ocorreu em Botucatu, constituiu uma ação de promoção da saúde.

Alternativa 5:

A operação em Botucatu foi ineficaz, pois não atingiu 100% da população.

Questão 9

“Muitas vezes os hábitos alimentares disseminados nas redes sociais apresentam técnicas que possibilitam a perda de peso, prometendo um resultado 'milagroso' em poucos dias, sendo popularmente chamadas de Dietas da Moda. Este tipo de dieta, geralmente restritiva, se baseia na  eliminação  de  um  certo  macronutriente,  ou  então,  no  consumo  exclusivo  de  determinada preparação  culinária,  o  que  promove  a  menor  oferta  de  calorias  e  nutrientes,  e  assim  um resultado   limitado   a   longo   prazo” (Araújo et al., 2022, p. 12709).

Fonte: ARAÚJO, F. J. S. de et al. Dietas da moda e suas consequências: uma revisão de literatura/ Fad diets and their consequences: a literature review. Brazilian Journal of Health Review, [s. l.], v. 5, n. 4, p. 12708-12727, 2022. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/50263/pdf. Acesso em: 12 maio 2024.

Com base no texto e nas práticas que podem ser adotadas para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, analise as afirmativas a seguir:

I. Os resultados, tanto positivos quanto negativos, de cada receita da moda devem orientar as escolhas alimentares.
II. As informações utilizadas devem ser provenientes de fontes confiáveis, como sites oficiais do governo, por exemplo.
III. A alimentação, quando feita de forma correta e bem orientada, passa a atuar fortalecendo o bem-estar dos indivíduos.
IV. Os indivíduos podem considerar tanto o guia alimentar para a população brasileira quanto a orientação de um nutricionista, na unidade básica de saúde, como fontes confiáveis de informação.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I, II e III, apenas.

Alternativa 3:

II, III e IV, apenas 

Alternativa 4:

II e IV, apenas.

Alternativa 5:

III e IV, apenas.

Questão 10

Considere o caso hipotético a seguir:

Em resposta ao surto de uma doença respiratória que afeta uma cidade de cerca de 5 mil habitantes, foi estabelecido um comitê de saúde pública. Este grupo é responsável por elaborar e implementar um conjunto de estratégias preventivas. Para garantir a eficácia do plano de ação, é essencial que sejam considerados os fatores ambientais, sociais e econômicos locais. As medidas adotadas devem ser sustentáveis e adaptadas à realidade da comunidade, visando minimizar o impacto da doença e proteger a saúde dos moradores.

Com base no caso hipotético, sobre as medidas de prevenção de doenças infecciosas que podem ser adotadas, analise as afirmativas a seguir:

I. Realizar uma campanha de vacinação em massa.
II. Implementar medidas de controle, como o uso de máscara e a lavagem das mãos.
III. Fornecer informações e educação por meio de canais de comunicação remotos ou digitais
IV. Reunir os moradores em um grande espaço e promover uma série de palestras educativas sobre a doença.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, II e III, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I e IV, apenas

Alternativa 5:

II, III e IV, apenas.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu