
O Business Model Canvas (BMC) é uma ferramenta visual e estratégica crucial para empreendedores, permitindo o desenvolvimento
O Business Model Canvas (BMC) é uma ferramenta visual e estratégica crucial para empreendedores, permitindo o desenvolvimento
O Business Model Canvas (BMC) é uma ferramenta visual e estratégica crucial para empreendedores, permitindo o desenvolvimento, a descrição e a análise de modelos de negócios de forma inovadora. Essa atividade alinha-se diretamente com a competência do curso de "desenvolver um raciocínio disruptivo para encontrar soluções inovadoras para o sucesso e criação de novos empreendedores". A aplicação prática do BMC capacita o aluno a estruturar suas ideias de negócio de maneira clara e eficaz.
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE - Situação-problema
1º Estudo aprofundado: o estudante deverá realizar um estudo sobre o Business Model Canvas, utilizando os materiais de apoio fornecidos (vídeos, artigos, exemplos etc.) e outras fontes confiáveis.
2º Definição da ideia de negócio: o estudante deverá escolher UMA das seguintes opções para desenvolver seu BMC:
- Opção A (Ideia Própria): propor uma ideia de negócio original ou uma inovação substancial para um negócio já existente.
- Opção B (Estudo de Caso): analisar um estudo de caso de uma empresa (pesquisado pelo aluno) e mapear seu modelo de negócio atual, sugerindo possíveis inovações através do BMC.
TERCEIRA ETAPA: AÇÃO - Realização da atividade
3º Desenvolvimento do Business Model Canvas: Preencher de forma detalhada cada um dos nove blocos do BMC para a ideia/empresa escolhida:
- Segmentos de Clientes (Customer Segments) / Propostas de Valor (Value Propositions) / Canais (Channels) / Relacionamento com Clientes (Customer Relationships) / Fontes de Receita (Revenue Streams) / Recursos Principais (Key Resources) / Atividades-Chave (Key Activities) / Parcerias Principais (Key Partnerships) / Estrutura de Custos (Cost Structure)
4º Análise discursiva: elaborar um texto discursivo que contemple:
- Justificativa das escolhas para cada bloco do Canvas, com foco na Proposta de Valor e sua aderência aos Segmentos de Clientes.
- Identificação dos aspectos mais inovadores do modelo de negócio proposto.
- Análise dos principais desafios, riscos e oportunidades para o modelo de negócio desenhado.
- Reflexão sobre como o modelo pode ser testado e validado no mercado.
Leia com atenção as orientações a seguir:
- Utilizar o Formulário do MAPA (Template), disponível no campo “Material da Disciplina”.
- Utilizar o livro "Business Model Generation: Inovação em Modelos de Negócios" disponível no "Material da Disciplina"
- Assistir ao vídeo explicativo do MAPA, gravado pelo Professor Eudes, disponível na sala do café e fórum interativo.
- Não realizar cópias da internet ou livros.
- Não esquecer de apresentar referências das fontes de pesquisas, caso tenha realizado.
- Salvar o arquivo em formato Word ou PDF antes de postar no ambiente.
- Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema, e você não conseguirá substituir o arquivo.
- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "Fale com o mediador".
- Você pode utilizar plataformas on-line para criação do BMC (Canvanizer, Miro, Lucidspark).
