
Assim, você foi contratado por uma empresa que quer iniciar as suas atividades no mercado internacional.
Assim, você foi contratado por uma empresa que quer iniciar as suas atividades no mercado internacional.
Assim, você foi contratado por uma empresa que quer iniciar as suas atividades no mercado internacional. Ela delegou para você a atividade de exportar suco de uva para a Argentina. Assim, você tem o desafio de preparar este produto para o mercado argentino. O primeiro passo é fazer a pesquisa de mercado e verificar a viabilidade da exportação para esse mercado. Em seguida, prepara o produto para a exportação. Para este desafio, você desenvolverá as etapas:
Modelo a seguir seguido:
- PESQUISA DE MERCADO
GEOGRÁFICA: Pesquisar as características geográficas, como a localização, clima e extensão territorial. A finalidade é descobrir informações para adaptar as camisetas ao mercado argentino, por exemplo, camisetas de manga longa ou curta, escolher o material que atenda às necessidades, um tecido mais quente ou mais frio que atenda às necessidades do clima frio ou quente.
INSTRUÇÕES SOCIAIS: Pesquisar se o sistema político é democracia, parlamentarismo ou monarquia. E escolher algumas informações que você considere relevantes para a internacionalização e preparação do designer da camiseta, como educação, índice de alfabetização, religião, condições e estilos de vida, música, dança, cinema, culinária, idioma, economia etc. O intuito é obter informações para que as camisetas sejam consumidas pelos argentinos, por exemplo, as cores que correspondam à bandeira ou ao time de futebol.
PESQUISA COM O MERCADO CONSUMIDOR: Pesquisar os hábitos de compra e a concorrência no mercado do país. O intuito é verificar como os argentinos consomem suco de uva.
ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS: Pesquisar os veículos publicitários utilizados na Argentina, como e-commerce, veículos publicitários, amostras, catálogos, materiais publicitários e estratégias de distribuição. O intuito é verificar como os sucos de uva serão divulgados na Argentina.
- DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Após a pesquisa de mercado, chegou o momento de você preparar este produto para a exportação, com o intuito de concluir o processo de internacionalização:
UVA DO SUCO DE UVA: As uvas escolhidas para a exportação do suco de uva são Cabernet Sauvignon, Merlot e Carménère, porque são as uvas mais consumidas em suco de uva no mundo. O suco de uva será feito somente com a fermentação da uva e estabilizantes químicos, sem adição de açúcar.
DESIGNER DA EMBALAGEM DO SUCO DE UVA: A garrafa será na cor verde-escuro, que remete à cor da uva verde, folhas e árvore. Ou será transparente para que o consumidor possa ver a cor do suco. O aluno explicará a escolha do designer do produto.
COR E/OU CORES: As cores do suco de uva dependerão da uva. Por exemplo, a Cabernet Sauvignon possui tons de vermelho rubi intenso, com reflexos violáceos. A Merlot tende a ser de cor mais violácea, próxima ao roxo. Carménère possui cor vermelha cereja com reflexos violetas.
EMBALAGEM: As cores da caixa possuirão as cores da bandeira da Argentina em uma metade – azul, branco e o desenho do sol – e, na outra metade, as cores da bandeira do Brasil: amarelo, verde e branco. Isso remete ao acordo e às negociações entre os dois países.
Na embalagem, obrigatoriamente, devem constar a descrição da composição do produto, a forma de fabricação, o ano em que o produto foi fabricado, a data de validade, a concentração da taxa alcoólica, o fornecedor (exportador), endereço e CNPJ.
A embalagem deve estar traduzida para o espanhol e para o inglês.
PERFIL DO CONSUMIDOR (CRIANÇA, ADOLESCENTE, ADULTOS, MASCULINO, FEMININO ETC.): Adultos e idosos que possuem o hábito de apreciar a bebida alcoólica.
