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ATIVIDADE 3 - GESTÃO DE PROJETOS - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - GESTÃO DE PROJETOS - 53_2025

ATIVIDADE 3 - GESTÃO DE PROJETOS - 53_2025

QUESTÃO 1

A EAP (Estrutura Analítica do Projeto) é uma ferramenta de gestão de projetos que organiza e descompõe as entregas e tarefas de um projeto em níveis hierárquicos. De acordo com o ENAP 2013, ela facilita o planejamento, o controle e o monitoramento das atividades, garantindo clareza e definição de responsabilidades. A EAP oferece uma visão detalhada do escopo, auxiliando na gestão de tempo e recursos.

 

Fonte: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/5320. Acesso em: 23 abr. 2025.

 

No processo de criação da Estrutura Analítica do Projeto (EAP), qual é a primeira ação a ser realizada para garantir um planejamento eficaz?

Alternativas
Alternativa 1 - Definir a sequência de atividades e interdependências entre as tarefas.
Alternativa 2 - Atribuir responsáveis por cada atividade e definir prazos de conclusão.
Alternativa 3 - Estabelecer o cronograma de execução das tarefas e marcos do projeto.
Alternativa 4 - Determinar os recursos necessários para a execução de cada atividade do projeto.
Alternativa 5 - Identificar as entregas principais do projeto e subdividi-las em pacotes de trabalho.
QUESTÃO 2

O gerenciamento das aquisições inclui processos necessários para comprar ou adquirir produtos serviços ou resultados externos à equipe do projeto. Nesta perspectiva, o gerenciamento das aquisições do projeto envolve o gerenciamento de contratos e controle de mudanças necessários emitidos por membros autorizados da equipe do projeto (PMI, 2017).

PMI (Project Management Institute). Um Guia do Conjunto de conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 6. ed. Newtown Square, 2017.

A partir do exposto e sobre planejar o gerenciamento das aquisições em um projeto, analise as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O gestor do projeto poderá utilizar a opinião especializada, coleta de dados, análise de dados, análise para seleção de fornecedores e reuniões.

 PORQUE

II. A análise para seleção de fornecedores inclui métodos de seleção, como menor custos, qualificações, pontuações baseadas em qualidade/proposta técnica, com base em qualidade e custos, fonte única e orçamento fixo.

A respeito destas asserções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 3

O método do diagrama de precedências, conforme o PMI (2017), é uma técnica utilizada no gerenciamento de projetos para ilustrar a sequência lógica das atividades. Esse diagrama é essencial para determinar o caminho crítico e otimizar o fluxo de trabalho dentro do projeto.

Fonte: PMI. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 6. ed. Newtown Square: PMI, 2017.

Com base nas informações apresentadas e sobre o método do diagrama de precedências, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O método de diagrama de precedências é utilizado para identificar e representar as dependências entre as atividades de um projeto, facilitando a elaboração do cronograma.

PORQUE

II. O diagrama de precedências se limita a organizar visualmente as atividades, visto que impacta diretamente na determinação do caminho crítico e das interdependências entre as tarefas.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 4
Durante o processo de planejamento e execução de um projeto, é frequente que os membros da equipe identifiquem restrições que influenciam diretamente o andamento do projeto. Essas restrições são definidas como parâmetros ou condições que restringem as opções da equipe, por exemplo, o prazo estabelecido para a entrega de uma funcionalidade específica.
Elaborado pela professora, 2024.

Considerando uma situação de você ter sido convidado para gerenciar um projeto de software que já está em andamento, avalie as afirmações a seguir, sobre quais seriam exemplos de restrições ao projeto:

I. O custo do projeto não pode exceder R$ 800.000,00.

II. Não é necessário que o diretor da empresa contratante assine o contrato.

III. Qualquer membro da empresa está apto a executar o projeto.

IV. Um recurso essencial para o projeto estará alocado em outro projeto até Agosto.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I, apenas.
Alternativa 2 - II, apenas.
Alternativa 3 - II e IV, apenas.
Alternativa 4 - I e IV, apenas.
Alternativa 5 - I, II, III e IV.
QUESTÃO 5
O primeiro processo constante no PMBOK do PMI (2013) para iniciar um projeto é o desenvolvimento do Termo de Abertura do Projeto (TAP). Esse documento tem por função definir de forma clara os limites do projeto, criar um registro de sua existência e, o mais importante, gerar o comprometimento e a formalização de sua aceitação pela alta administração da organização. Este é o documento que designa o gerente do projeto e lhe dá autoridade para planejar e executar o projeto. Apesar de sua importância, muitas vezes o Termo de Abertura é tratado simplesmente como um documento formal, sem o necessário cuidado em sua elaboração, o que pode gerar uma série de dificuldades e, inclusive, chegar a comprometer o sucesso do projeto.
Fonte: adaptado de: https://pmkb.com.br/modelos-de-termo-de-abertura-de-projeto/. Acesso em: 28 maio 2025.

Diante do exposto e dos conceitos do Termo de Abertura de Projeto (TAP), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. É importante que o Termo de Abertura do Projeto represente de forma clara a importância do projeto, seus objetivos e a justificativa de realização dele, bem como informações como prazos, riscos, requisitos, premissas, restrições, orçamento e partes interessadas.

PORQUE

II. Esse documento formaliza a aceitação das partes interessadas, dá os insumos para o gerente do projeto realizar o planejamento e condução da demanda, além de apoiar no comprometimento da equipe para atingir o sucesso nas entregas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.
QUESTÃO 6

O encerramento de uma fase ou projeto, de acordo com o PMI, envolve a conclusão das atividades planejadas, a entrega dos resultados e a validação das partes interessadas. Essa etapa garante que todos os objetivos foram atingidos e os recursos liberados. Também marca o fechamento formal de contratos e o fim da fase ou projeto. Além disso, existem alguns documentos essenciais para garantir a conclusão adequada e formal do projeto, considerando os diversos aspectos como qualidade, riscos, mudanças e comunicação.

Fonte: OSHITA, Marcela Gimenes Bera. Gestão de Projetos. Maringá: Unicesumar, 2019.

Considerando o encerramento de uma fase ou projeto, assinale a alternativa correta que corresponde a esses documentos:

Alternativas
Alternativa 1 - Lista de marcos e medição de desempenho da equipe.
Alternativa 2 - Registro das premissas, base das estimativas e relatório de riscos.
Alternativa 3 - Relatório de qualidade, comunicação do projeto e base das estimativas.
Alternativa 4 - Registro das mudanças, lista de marcos e documentação dos requisitos.
Alternativa 5 - Registro das lições aprendidas, comunicações do projeto e controle de qualidade.
QUESTÃO 7

No contexto da gestão de projetos, a metodologia ágil tem ganhado destaque como uma abordagem eficaz para alcançar resultados bem-sucedidos. Essa abordagem se concentra na flexibilidade, colaboração e entregas iterativas, proporcionando uma série de benefícios para as equipes de projeto e as organizações como um todo. Além disso, a metodologia ágil promove a motivação da equipe, a redução de riscos e a melhoria da qualidade do produto.

​OSHITA, Marcela Gimenes Bera. Gestão de Projetos. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.Reimpresso em 2023.

Diante deste contexto e da aprendizagem da disciplina, assinale a alternativa que apresenta um benefício da metodologia ágil em gestão de projetos.

Alternativas
Alternativa 1 - A metodologia ágil limita a comunicação com o cliente, prejudicando a compreensão das necessidades.
Alternativa 2 - A metodologia ágil não permite a adaptação a mudanças durante a execução do projeto.
Alternativa 3 - A metodologia ágil prioriza processos burocráticos e documentações extensas.
Alternativa 4 - A metodologia ágil incentiva a colaboração e a comunicação frequente com os stakeholders. (Gabarito Oficial)
Alternativa 5 - A metodologia ágil não considera a qualidade do produto final como um aspecto relevante.
QUESTÃO 8
A Empresa FACTA, produtora de freios a disco, irá realizar uma conferência de dois dias com seus principais fornecedores e clientes, aberta ao público externo, com palestras, workshops e sessões de networking, visando a realização de novas parcerias e aumento da sua carteira de clientes. Durante as reuniões de planejamento, a equipe de eventos identificou que a complexidade do evento, que inclui gestão de transporte, alimentação, segurança e controle de acesso, apresenta riscos logísticos significativos. A partir da avaliação das necessidades e entrevistas com a equipe de operações, foi traçado um plano visando minimizar a chance de ocorrência desses riscos e, do contrário, garantir que haveria o mínimo possível de impacto sobre o evento. O plano continha as seguintes ações: Desenvolver um plano detalhado para logística, incluindo transporte, alimentação e segurança, e revisar com os fornecedores 1 mês antes do evento; realizar reuniões semanais com todas as partes envolvidas para coordenar detalhes e garantir que todos estejam alinhados; implementar procedimentos de segurança e controle de acesso rigorosos para garantir a segurança dos participantes; comunicar intensivamente os horários de transporte, alimentação e abertura/fechamento da portaria do evento para os participantes.

Fonte: Elaborado pela professora, 2024.

Considerando o caso fictício proposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A abordagem de resposta ao risco para a ameaça descrita acima é uma forma de “Mitigação”.

PORQUE

II. O plano de resposta ao risco proposto irá eliminar a probabilidade de a ameaça identificada ocorrer, de forma que ela não aconteça e não haja nenhum impacto negativo no projeto.

A respeito das asserções acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3 - A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são proposições falsas.
QUESTÃO 9

Suponha que estamos planejando a construção de um edifício de 10 andares, em que foram detalhadas as seguintes atividades para a entrega do projeto:

* Terreno: limpeza do terreno e remoção de vegetação, com duração de 30 dias, deve ser concluída antes de todas as atividades subsequentes.

* Fundações: escavação e construção das fundações conforme o projeto estrutural, duração de 20 dias, deve ser concluída antes que a atividade de "Estrutura" seja iniciada.

* Estrutura: levantamento das paredes e lajes, construção da estrutura principal do edifício, pode ser realizado em 10 dias por andar, após a conclusão da Fundação.

* Acabamentos: aplicação de acabamentos internos, como pintura e pisos, com duração de 7 dias por andar, pode ser iniciada assim que o terceiro andar do edifício estiver concluído.

Considerando as relações Início a Início (II), Término a Início (TI), Início a Término (IT) e Término a Término (TT), que podem ser utilizadas na construção do cronograma desta obra, assinale a alternativa correta que sintetiza a relação entre essas atividades:

Alternativas
Alternativa 1 - Terreno (TI) Fundações; Fundações (IT) Estrutura; Estrutura (II+30 dias) Acabamentos.
Alternativa 2 - Terreno (IT) Fundações; Fundações (TT) Estrutura; Estrutura (IT) Acabamentos.
Alternativa 3 - Terreno (TI) Fundações; Fundações (TT) Estrutura; Estrutura (TT-10 dias) Acabamentos.
Alternativa 4 - Terreno (TI) Estrutura; Fundações (IT) Estrutura; Estrutura (II+30 dias) Acabamentos.
Alternativa 5 - Terreno (TT) Estrutura; Fundações (IT) Estrutura; Estrutura (II) Acabamentos.
QUESTÃO 10

No PMI (Project Management Institute), a estimativa de custos é uma parte crucial do processo de gerenciamento de projetos. Existem várias técnicas e ferramentas recomendadas para estimar custos de um projeto de forma eficaz. Cada técnica tem suas particularidades e é escolhida com base nas características do projeto, no nível de precisão necessário e na fase do ciclo de vida do projeto em que ele se encontra.

Fonte: PMI. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 6. ed. Newtown Square: PMI, 2017.

As técnicas de estimativa de custos envolvem abordagens específicas para calcular os custos de um projeto. Assinale a alternativa correta que descreve as abordagens e suas definições:

Alternativas
Alternativa 1 - Estimativas Análogas (baseadas em dados históricos de projetos semelhantes), Análise de Monte Carlo (simula diferentes cenários de custo) e Técnicas de Juros Compostos (desconsidera o valor do dinheiro no tempo).
Alternativa 2 - Estimativas Paramétricas (utiliza relações matemáticas ou parâmetros conhecidos), Estimativas Bottom-Up (analisa cada componente do projeto de forma detalhada) e Análise de Contingências (aloca reservas para riscos imprevistos).
Alternativa 3 - Estimativas Bottom-Up (faz uso de dados históricos de projetos passados), Estimativas Análogas (aplica relações matemáticas entre custos) e Técnicas de Juros Compostos (ajusta custos futuros para o valor presente).
Alternativa 4 - Análise de Contingências (determina os custos com base em estimativas paramétricas), Estimativas Paramétricas (aloca reservas para riscos) e Estimativas Análogas (faz estimativas detalhadas por cada tarefa do projeto).
Alternativa 5 - Estimativas Análogas (realiza uma análise detalhada de cada componente do projeto), Análise de Monte Carlo (aplica dados históricos para estimar custos com precisão) e Técnicas de Juros Compostos (usadas para calcular a reserva de contingência do projeto).
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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