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ATIVIDADE 3 - EESP - DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INCLUSIVO - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - EESP - DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INCLUSIVO - 53_2025

ATIVIDADE 3 - EESP - DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO INCLUSIVO - 53_2025

QUESTÃO 1
A Tecnologia Assistiva (TA) consiste em uma área do conhecimento, de característica multidisciplinar, que tem por finalidade eliminar as barreiras à plena participação e à vida funcional para as pessoas com deficiência, incapacidades e mobilidade reduzida, objetivando uma maior autonomia e qualidade de vida.

Fonte: BORGES, W. F.; TARTUCI, D. Tecnologia assistiva: concepções de professores e as problematizações geradas pela imprecisão conceitual. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 23, n. 1, p. 81–96, jan. 2017.

Sobre tecnologia assistiva na educação especial, analise as afirmativas a seguir:

I. É composta por produtos e estratégias para ampliar a funcionalidade e promover autonomia.

II. A inteligência artificial não tem utilidade na personalização das tecnologias assistivas.

III. A tecnologia assistiva visa ampliar as capacidades funcionais de estudantes com deficiência, promovendo autonomia.

IV. Os recursos podem ser adaptados conforme o tipo de deficiência ou transtorno.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
QUESTÃO 2
O reconhecimento dos diferentes estilos de aprendizagem permite ao educador planejar estratégias pedagógicas mais eficazes e personalizadas, favorecendo o desenvolvimento de todos os estudantes.
 Com base nesse princípio, analise as afirmativas a seguir:

I. Alunos reflexivos preferem aplicar imediatamente o conteúdo estudado por meio de atividades práticas em grupo, pois aprendem melhor interagindo com os colegas.

II. Alunos visuais se beneficiam de recursos como diagramas, vídeos e marcações coloridas, pois têm maior facilidade de lembrar aquilo que veem.

III. Alunos intuitivos têm mais facilidade com conteúdos novos e abstratos, mas podem cometer erros por falta de paciência na execução das tarefas.

IV. Alunos sequenciais aprendem melhor quando os conteúdos seguem uma lógica linear e progressiva, favorecendo a organização das ideias.

V. Alunos globais precisam compreender o panorama geral do conteúdo para, então, conseguirem assimilar os detalhes de forma mais eficaz.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
QUESTÃO 3
As transformações necessárias para uma educação inclusiva envolvem mudanças estruturais e pedagógicas no currículo, exigindo uma nova postura das instituições e profissionais da educação.
Considerando os conceitos de adaptação e flexibilização curricular, analise as afirmativas a seguir:

I. A flexibilização curricular implica alterar os conteúdos curriculares básicos para atender às necessidades dos alunos com deficiência.

II. A adaptação curricular está prevista na Resolução nº 2/2001 do CNE como medida necessária para promover a inclusão nas escolas regulares.

III. A flexibilização curricular busca atender à diversidade sem modificar os conteúdos, mas ajustando estratégias pedagógicas.

IV. O Projeto Político-Pedagógico (PPP) deve refletir as adequações necessárias para garantir o direito à aprendizagem de todos.

V. A proposta inclusiva requer que o currículo seja padronizado, para que todos os alunos aprendam da mesma forma.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
QUESTÃO 4

Para Damiani (2008), o trabalho colaborativo traz a ideia de um esforço em conjunto, mas não apenas na operação de um sistema pronto, e, sim, na própria geração dele, deflagrada pelas tomadas de decisões compartilhadas e responsabilização mútua.

Fonte: COSTA, D. D. S.; SCHMIDT, C.; CAMARGO, S. P. H.Plano Educacional Individualizado: implementação e influência no trabalho colaborativo para a inclusão de alunos com autismo. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. e280098, 2023.

Considerando o trabalho colaborativo na equipe multidisciplinar, analise as afirmativas a seguir:

I. O envolvimento da família é dispensável, pois o foco deve estar no trabalho técnico dos profissionais.

II. A troca de informações e reuniões regulares são fundamentais para o alinhamento de metas.

III. A coordenação das intervenções exige contato constante entre os profissionais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
QUESTÃO 5
Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base de sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da   área. Essa formação possibilita a atuação no atendimento educacional especializado e deve aprofundar o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas mais diversas áreas para a oferta dos serviços e recursos da educação especial.

Fonte: ADAMS, F. W.; FARIA, D. M.; RODRIGUES, R. P. The relevance of continuing education in the special education perspective for Sciences teachers. Research, Society and Development, [s. l.], v. 9, n. 8, p. e182985430, 2020.

Sobre a formação continuada do professor inclusivo, analise as afirmativas a seguir:

I. A formação continuada dos profissionais da educação deve ser promovida apenas por instituições públicas, com base na legislação nacional.

II. A existência de legislação nacional é fundamental, mas não garante, por si só, a efetivação das políticas de formação continuada.

III. A formação continuada deve abordar tanto aspectos específicos das deficiências quanto aspectos contextuais que impactam a inclusão escolar.

IV. O professor da Educação Especial deve se limitar a conhecimentos específicos sobre deficiências, deixando de lado outros campos do saber.

V. Conhecimentos das áreas da neurociência e da neuropsiquiatria contribuem significativamente para a melhoria da qualidade da educação inclusiva.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
QUESTÃO 6
A atuação docente na educação inclusiva exige mais do que o domínio de conteúdos tradicionais. Para atender adequadamente à diversidade presente nas salas de aula, o professor deve desenvolver competências específicas que favoreçam a aprendizagem de todos os estudantes.

Com base nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir:

I. A formação do professor para atuar com inclusão deve ultrapassar os conhecimentos tradicionais e incluir competências específicas.

II. Competência pode ser descrita como a capacidade de conhecer teorias sobre diversidade.

III. Entre as competências para o ensino inclusivo, estão: valorizar a diversidade e reconhecer as potencialidades dos alunos.

IV. O ensino cooperativo e a escuta das demandas dos alunos são considerados elementos importantes para uma educação inclusiva.

V. Produzir materiais acessíveis e utilizar estratégias pedagógicas específicas são ações compatíveis com a prática inclusiva.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
QUESTÃO 7

O processo de aprendizagem e as dificuldades que nele podem surgir exigem compreensão técnica, teórica e prática para que o acompanhamento educacional seja eficaz.

Com base nos conceitos atuais sobre aprendizagem e distúrbios de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:

I. Aprendizagem é considerada uma mudança temporária no comportamento de um indivíduo, provocada exclusivamente por fatores externos.

II. Os distúrbios de aprendizagem não podem ser diagnosticados com base em dificuldades pontuais e momentâneas, exigindo um período de observação de, pelo menos, seis meses.

III. Os distúrbios de aprendizagem podem ser causados por fatores culturais, cognitivos, afetivos ou funcionais, mas impedem o avanço do processo de aprendizagem.

IV. Segundo o DSM-V, dificuldades persistentes em leitura, escrita e raciocínio matemático podem indicar a presença de um distúrbio de aprendizagem.

V. Toda dificuldade de aprendizagem está diretamente ligada a uma deficiência, o que permite que o diagnóstico seja estabelecido com rapidez.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
QUESTÃO 8
A formação de professores é um assunto atualíssimo e tem sido motivo de preocupação entre acadêmicos que pesquisam a educação inclusiva, além de ser alvo de várias políticas públicas. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva orienta os sistemas de ensino no sentido da promoção de respostas às necessidades educacionais especiais, garantindo "[...] formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar" (Brasil, 2007, p. 5).

Fonte: TAVARES, L. M. F. L.; SANTOS, L. M. M. dos; FREITAS, M. N. C. A educação inclusiva: um estudo sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 22, n. 4, p. 527–542, out. 2016.

Sobre as competências do professor inclusivo, analise as afirmativas a seguir:

I. O professor deve valorizar a diversidade e reconhecer as potencialidades dos alunos, não apenas suas dificuldades.

II. Ter atitude positiva diante dos desafios da inclusão é uma competência necessária.

III. O domínio de conteúdo específico é suficiente para garantir uma prática pedagógica inclusiva.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
QUESTÃO 9
O ensino inclusivo enfrenta diversos desafios que envolvem desde a formação adequada dos professores até a adaptação de práticas pedagógicas. Exige-se uma postura reflexiva, empática e comprometida com a valorização das diferenças e a promoção da aprendizagem de todos.
Sobre os desafios do ensino inclusivo, analise as afirmativas a seguir:

I. O ensino inclusivo traz benefícios para todos os alunos e para a formação de uma sociedade mais empática.

II. O planejamento pedagógico deve considerar as particularidades de cada estudante.

III. O professor é o único responsável pela aprendizagem do aluno em situação de inclusão.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
QUESTÃO 10

A promoção de uma aprendizagem significativa e equitativa exige que o professor compreenda a diversidade dos estudantes e implemente estratégias que contemplem suas necessidades específicas, considerando tanto a adaptação curricular quanto os estilos de aprendizagem.

Com base nesse princípio, analise as afirmativas a seguir:

I. A adaptação curricular deve ser aplicada a todos os estudantes, independentemente de suas necessidades educacionais, para garantir uma abordagem igualitária.

II. A adaptação curricular envolve mudanças significativas no plano curricular e deve considerar as necessidades específicas de cada aluno, principalmente aqueles que são público-alvo da Educação Especial.

III. Os métodos de ensino personalizados devem ser utilizados com base no estilo de aprendizagem dos estudantes, favorecendo a aprendizagem individualizada e mais eficaz.

IV. O processo de adaptação curricular requer atenção individualizada, pois o que funciona para uma criança pode não ser eficaz para outra.

V. A flexibilização curricular e a adaptação curricular são processos semelhantes, que podem ser aplicados indistintamente a todos os alunos, já que ambos se referem a modificações no conteúdo curricular.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
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