FECHAR

ATIVIDADE 3 - ARTV - PINTURA E GRAVURA - 53_2025

R$25,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 3 - ARTV - PINTURA E GRAVURA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - ARTV - PINTURA E GRAVURA - 53_2025

QUESTÃO 1

A técnica de gravura, cujo processo consiste em desenhar com um lápis gorduroso sobre a superfície de uma pedra calcária umedecida com água e depois entintada com tinta a óleo foi inventada em Munique em 1798 e posteriormente popularizou-se como técnica de gravura explorada por inúmeros artistas.

 

OLIVEIRA, Denis Martins de. Pintura e Gravura. Maringá: UniCesumar, 2021. [Unidade 4, p. 150]

 

​Considerando isso, assinale a alternativa referente a técnica de gravura descrita:

Alternativas
Alternativa 1 - Serigrafia.
Alternativa 2 - Litogravura.
Alternativa 3 - Xilogravura.
Alternativa 4 - Fotogravura.
Alternativa 5 - Fototransferência.
QUESTÃO 2

O processo de quadriculação, também conhecido como método da grade, é uma técnica clássica e extremamente eficaz, utilizada para copiar ou transferir desenhos e imagens com precisão, especialmente quando há a necessidade de escalar o objeto original para um tamanho diferente (maior ou menor). Mais do que uma simples cópia, esse método é uma ferramenta de planejamento fundamental, que permite que você organize o desenho para que ele caiba perfeitamente no papel ou na superfície de trabalho final.

Fonte: ​OLIVEIRA, D. M. de. ​Artes integradas: pintura e gravura. Maringá: UniCesumar, 2021.

Com base nos estudos sobre o uso do quadriculado, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O uso do quadriculado limita a criatividade e a liberdade de traço do artista.
Alternativa 2 - A técnica de quadriculado auxilia na ampliação proporcional e no posicionamento dos elementos.
Alternativa 3 - A grade quadriculada deve ser utilizada apenas na etapa final da pintura para aperfeiçoamento estético da obra.
Alternativa 4 - O quadriculado é indicado apenas para copiar imagens digitais e reprodução exclusivamente em murais de grande proporção.
Alternativa 5 - O quadriculado serve apenas para artistas iniciantes, sendo considerado de pouco valor técnico para o profissional experiente.
QUESTÃO 3

Dentre as várias propriedades das cores e suas possibilidades de combinação, está a definição de cores análogas que diz respeito às cores que são localizadas lado a lado no círculo cromático. O uso de cores análogas pelo artista permite a produção de composições harmoniosas na pintura e sua compreensão aumenta as possibilidades de utilização expressiva da cor. A vista disso, assinale a alternativa que descreve um par correto de cores análogas considerando a tríade primária de cores pigmento:

OLIVEIRA, Denis Martins de. Pintura e Gravura. Maringá: UniCesumar, 2021. [Unidade 1, p. 29]

Alternativas
Alternativa 1 - Roxo e verde.
Alternativa 2 - Laranja e azul.
Alternativa 3 - Amarelo e roxo.
Alternativa 4 - Verde e vermelho.
Alternativa 5 - Laranja e amarelo.
QUESTÃO 4

Assim como a aquarela, a tinta a guache utiliza como aglutinante a goma arábica ou aglutinante sintético e é solúvel em água, possuindo características comuns como o uso de determinados suporte e ferramentas adequadas a tintas a base de água. Contudo, a guache possui características distintas das aquarelas, e tem sido utilizada desde o século XIV como uma tempera solúvel em água.

OLIVEIRA, Denis Martins de. Pintura e Gravura. Maringá: UniCesumar, 2021. [Unidade 2, p. 57]

​Levando isso em consideração, assinale a alternativa correta a respeito do guache:

Alternativas
Alternativa 1 - Devido a sua característica translúcida, o guache tem uma baixa cobertura.
Alternativa 2 - Diferente da aquarela, o guache contém pigmento branco que confere opacidade a suas camadas.
Alternativa 3 - A falta de opacidade da tinta guache não permite o uso de cores muito saturadas, conferindo as suas pinturas tons delicados.
Alternativa 4 - Assim como a aquarela, o guache se caracteriza pela translucidez e permite a produção de camadas transparentes na pintura.
Alternativa 5 - A tinta guache se caracteriza pela permanência de seus pigmentos que uma vez secos, não podem ser lavados ou diluídos novamente.
QUESTÃO 5
Ao pensar em uma composição visual, a ideia de estipular limites para o que se quer representar é um ponto de partida fundamental. Esses limites, que não são meramente físicos (como as bordas de uma tela), mas conceituais, definem o escopo da obra e são cruciais para que o equilíbrio visual exista com exatidão, resultando em uma harmonia perceptível. Sem essa delimitação e o subsequente balanceamento.

Fonte: ​OLIVEIRA, D. M. de. ​Artes integradas: pintura e gravura. Maringá: UniCesumar, 2021.

​Com base nos estudos sobre proporção e equilíbrio visual, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - O equilíbrio se refere apenas ao uso de linhas retas e simetria.
Alternativa 2 - O artista não deve comparar as partes da composição entre si para evitar repetições.
Alternativa 3 - A proporção entre os elementos pode ser ignorada, desde que haja harmonia nas cores.
Alternativa 4 - O entendimento das proporções e sua relação com o todo contribui para a harmonia da obra.
Alternativa 5 - O equilíbrio visual é atingido apenas quando todos os elementos estão alinhados do mesmo lado da composição.
QUESTÃO 6
Em qualquer processo de pintura, a organização da composição é um pilar inegociável para alcançar a harmonia na obra. Não é apenas uma questão de estética, mas de funcionalidade: uma composição bem estruturada guia o olhar do espectador, transmite a mensagem desejada e cria uma experiência visual agradável e impactante. Sem uma organização cuidadosa, a obra pode parecer caótica, confusa ou desequilibrada, independentemente da habilidade técnica do pintor.

Fonte: ​OLIVEIRA, D. M. de. ​Artes integradas: pintura e gravura. Maringá: UniCesumar, 2021.

Com base nos estudos sobre a organização compositiva, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A harmonia é obtida apenas pela escolha correta das cores.
Alternativa 2 - A composição visual deve ser feita apenas após a pintura estar completa.
Alternativa 3 - A organização da composição é responsabilidade exclusiva do espectador.
Alternativa 4 - As formas geométricas podem ser utilizadas como base para estruturar a composição.
Alternativa 5 - Na pintura, embora o equilíbrio visual possa ser relevante, a expressão individual é mais importante e deve ser considerada antes de tudo.
QUESTÃO 7

A invenção da tinta a óleo trouxe inúmeras transformações para o campo da pintura, pois suas características únicas possibilitaram o desenvolvimento de novas técnicas pictóricas baseadas bem como a exploração de outros suportes, materiais e formas de acabamento. A respeito da técnica da tinta a óleo, analise as asserções a seguir:

I. A tinta a óleo otimizou o trabalho de cozinha no ateliê do artista que deveria ser feito cotidianamente em outras técnicas.

II. Tendo como base o óleo, o tempo de secagem da pintura passou a durar meses, o que possibilitou aos artistas demorarem mais na produção de seus quadros.

​OLIVEIRA, Denis Martins de. Pintura e Gravura. Maringá: UniCesumar, 2021 [Unidade 3, p. 98].

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As asserções I e II são falsas.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras.
Alternativa 3 - A asserção I é uma preposição verdadeira e a asserção II uma preposição falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é uma preposição falsa e a asserção II uma preposição verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são preposições verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da I.
QUESTÃO 8

Assim como na linguagem do desenho, na prática da pintura a observação ocupa um papel fundamental. A partir da observação é possível reproduzir informações visuais ligadas à forma, volume, cor, contraste e proporções. A malha quadriculada é uma técnica de observação que pode ser utilizada na pintura na etapa da produção do esboço. Considerando isso, analise as afirmações a seguir:

I. A técnica da malha quadriculada pode ser utilizada não apenas para reproduzir desenhos, mas também para sua ampliação ou redução.

II. O número de quadrados feitos na malha quadriculada influenciam na precisão dos detalhes que serão transladados.

III. O uso de maior quantidade de quadrados na malha quadriculada faz com que o desenho de observação se torne mais intuitivo e menos preciso.

IV. Para que a técnica da malha quadriculada funcione, os quadrados produzidos na folha em que o desenho será transladado devem ter a mesma medida dos feitos na imagem original.

OLIVEIRA, Denis Martins de. Pintura e Gravura. Maringá: UniCesumar, 2021. [Unidade 1, p. 13]

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1 - I e II.
Alternativa 2 - III e IV.
Alternativa 3 - I, II e III.
Alternativa 4 - II, III e IV.
Alternativa 5 - II apenas.
QUESTÃO 9
Embora se considere a luz como fator único, na realidade, existem muitos tipos de luz, cada um com sua característica própria e um efeito diferente sobre a forma como vemos os objetos.

Fonte: ​OLIVEIRA, D. M. de. ​Artes integradas: pintura e gravura. Maringá: UniCesumar, 2021.

​Com base nos estudos sobre a luz e a sombra na composição, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - A luz é sempre igual em qualquer ambiente, não havendo variações perceptíveis.
Alternativa 2 - A observação dos efeitos de luz natural ou artificial não altera a percepção do objeto.
Alternativa 3 - A percepção da luz e da sombra é fundamental para criar volume e profundidade na pintura.
Alternativa 4 - A sombra só deve ser representada em composições realistas, não tendo aplicação em composições livres.
Alternativa 5 - A luz e a sombra são elementos secundários na pintura, sendo considerados de pouca influência na composição.
QUESTÃO 10
O uso estratégico das cores na pintura é uma ferramenta poderosa para manipular a percepção do observador sobre a composição. Mais do que apenas preencher um espaço, a cor tem a capacidade de criar ilusões de profundidade, movimento e até mesmo de temperatura, influenciando diretamente a forma como o olho navega pela obra e a interpreta. Uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é por meio da manipulação da temperatura das cores para criar diferentes planos visuais.

Fonte: ​OLIVEIRA, D. M. de. ​Artes integradas: pintura e gravura. Maringá: UniCesumar, 2021.

​Com base nos estudos sobre a temperatura das cores, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1 - As cores frias aproximam os objetos do observador.
Alternativa 2 - A composição monocromática não permite contrastes de temperatura.
Alternativa 3 - A temperatura das cores é irrelevante na construção da profundidade visual.
Alternativa 4 - As cores quentes tendem a avançar na composição, enquanto as frias recuam.
Alternativa 5 - As cores quentes são utilizadas exclusivamente para planos de fundo, mas também podem ser usadas em harmonia nos demais elementos da obra.
Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu