
AGRO - AE2 - CADEIAS PRODUTIVAS DA SOJA E DO MILHO - 2023/53
AGRO - AE2 - CADEIAS PRODUTIVAS DA SOJA E DO MILHO - 2023/53
Sobre o melhoramento genético da cultura do milho, analise as afirmações:
I - O programa de melhoramento genético da cultura do milho data da transição entre os séculos XIX e XX e fora embasado, em princípio, na seleção de indivíduos mais produtivos e na formação de linhagens puras.
II - A partir da década de 1930, a produtividade da cultura do milho deu um salto significativo, graças ao cruzamento de variedades puras, gerando os primeiros híbridos simples, com amplo vigor genético e com características agronômicas superiores.
III - Tecnicamente, o cruzamento de dois híbridos simples forma o híbrido triplo e o cruzamento de uma linhagem pura com a melhor variedade disponível no mercado, forma o híbrido topcross.
Mediante o exposto e considerando o material didático, é correto o que se afirma em:
I. Tanto soja como milho não são conduzidas atualmente a partir de suas plantas originais. Se tratam de cultivares densamente selecionadas e melhoradas, tanto do ponto de vista do melhoramento convencional como também da biotecnologia, capazes de transcender seus ambientes originais de produção, produzindo de modo satisfatório, por exemplo, nos trópicos.
II. A soja possui fecundação cruzada, de modo semelhante à cultura do milho. Isto faz com que a soja possua elevada variabilidade genética, o que é um ponto extremamente positivo aos programas de melhoramento genético.
III. Soja e milho possuem a similaridade de ter como foco principal de produção suas sementes. Em ambos os casos, o amido é o principal produto do esmagamento das sementes e este é utilizado amplamente em diversas cadeias produtivas alimentares.
IV. Em termos de produto final, a soja é capaz de produzir majoritariamente óleo (trata-se de uma planta oleaginosa), enquanto que o milho produz majoritariamente o amido, embora o milho possua um pequeno percentual de óleo também.
É correto o que se afirma em:
