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ATIVIDADE 3 - HIST - HISTÓRIA DA ÁFRICA - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - HIST - HISTÓRIA DA ÁFRICA - 53_2025

ATIVIDADE 3 - HIST - HISTÓRIA DA ÁFRICA - 53_2025

Questão 1

Considere o excerto a seguir:

Ao estudarmos o processo de independência das colônias africanas é comum encontrarmos o termo “descolonização”. Como bem informam Lopes e Arnaut (2009), é intrigante que o processo semelhante ocorrido nas Américas, em meados do século XIX, seja chamado de “independência”. Do ponto de vista da luta dos povos contra o domínio colonial, temos dois processos semelhantes, mas que são nomeados distintamente. De acordo com os autores no caso da América, a “independência” é pensada como “libertação”, como um “rompimento com o passado” e “projeção de um futuro”. Com relação à África, “descolonização” sugere um contexto em que o presente ainda é identificado pelo passado e é definido em função dele.

LOPES, A. M.; ARNAUT, L. História da África: uma introdução. Rio de Janeiro: Pallas, 2009.
Com base nas discussões em torno da independência de colônias africanas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:I - O uso do termo “descolonização” mantém os Estados independentes presos em seu passado colonial.
PORQUE
II - Mantém o presente identificado a um passado colonial, não assinalando o rompimento com o mesmo, mas sim, sua continuidade na dominação.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2

Analise com atenção o mapa a seguir:

Mapa da África de Guilherme Blaeu (1644). WALDMAN, M. O imaginário de África na cartografia de Guilherme Blaeu, 2010. Disponível em: <https://www.mw.pro.br/mw/imaginario_de_africa_guilherme_blaeu.pdf >. Acesso em: 31 mai. 2022.

Com base na interpretação do mapa e no que estudamos acerca do imaginário europeu sobre a África, considere (V) para o que for verdadeiro e (F) para falso.

(   ) O mapa de Guilherme Blaeu acata a Europa como referência para a direção norte, dado etnocêntrico, pois essa orientação também é simbolicamente considerada superior.
(   ) Nos mares, vemos criaturas exóticas ou fantasiosas, como peixes voadores e serpentes marinhas.
(  ) Os relatos de estrangeiros que estiveram em território africano desde a antiguidade foram marcados por um olhar comparativo com suas sociedades de origem, e carregados de preconceito.
(   ) No continente, aparecem exemplares da megafauna e animais tropicais: elefantes, camelos, avestruzes, leões, macacos, crocodilos e seres marinhos místicos. No continente em sí não há registro de vida humana.

A sequência correta é:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, V, V.

Alternativa 2:

F, F, V, V.

Alternativa 3:

V, V, F, F.

Alternativa 4:

V, V, V, F.

Alternativa 5:

F, F, F, F.

Questão 3
Considere o mapa a seguir:


Mapa dos tipos climáticos no continente africano. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/aspectos-naturais-Africa-clima-vegetacao.htm. Acesso em: 31 maio 2024.

Com base nas informações sobre os tipos climáticos presentes na África contidas no mapa apresentado e nos demais aspectos geográficos deste continente que estudamos no livro da disciplina, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As regiões de clima equatorial estão localizadas na costa oriental do continente.

Alternativa 2:

O monte Kilimanjaro, mais alto da África, fica em uma região onde encontra-se o clima de frio de montanha.

Alternativa 3:

O clima semiárido na África pode ser encontrado distante das regiões marcadas pela presença de desertos.

Alternativa 4:

No mapa podemos identificar duas regiões com clima desértico, elas correspondem ao deserto do Saara ao sul e o deserto do Kalahari ao norte.

Alternativa 5:

Apesar de sua extensão e da variedade de tipos climáticos, a vegetação presente no continente africano se limita à savana e plantas desérticas.

Questão 4
Considere a imagem a seguir:

Na charge, Otto Von Bismarck, chanceler alemão, repartindo a África na Conferência de Berlim. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:IMGCDB82_-_Caricatura_sobre_conferencia_de_Berl%C3%ADn,_1885.jpg. Acesso em: 31 maio 2024.

Considerando a crítica contida na charge, bem como o que estudamos sobre a Conferência de Berlim (1884/1885), avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- Um dos objetivos da conferência foi impedir que os países europeus, que já vinham consolidando seu domínio e exploração sobre o continente africano, entrassem em guerra por conta destes territórios.

PORQUE
II- Como é possível observar na representação da conferência feita na charge, nenhum representante do continente africano foi convidado para participar das discussões.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
Considere o excerto a seguir:

Cada vez mais autores reconhecem que as diferenças marcantes entre o português brasileiro e a língua da qual ele se originou – o português europeu em sua fase de transição do período medieval para o moderno – se devem primordialmente ao multilinguismo que caracterizou a história do Brasil na maior parte do período colonial. A dispersão pelo território brasileiro de milhões de negros escravizados, falantes de muitas línguas diferentes, não pode ter deixado de incidir fortemente sobre o desenvolvimento do português brasileiro.

Fonte: BAGNO, Marcos. O impacto das línguas bantas na formação do português brasileiro. Cadernos de Literatura em Tradução, n. 16, p. 20, 2016.
Com base nessas informações e no que estudamos no livro da disciplina, acerca da influência das línguas africanas na formação do português que falamos aqui no Brasil, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I - As influências africanas no português falado no Brasil também se fizeram em nossos verbos, como, por exemplo: mandingar, zangar, bongar, carimbar.

PORQUE


II- A única área da linguística afetada na língua portuguesa por essa influência foi a fonética.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6
O processo de dominação europeia sobre o continente não se deu sem resistência por parte dos africanos. Ocorreram diversos conflitos em diferentes regiões da África, alguns deles ficaram especialmente conhecidos pelo papel militar desempenhado por mulheres. Guerreiras essas que inspiraram personagens cinematográficas da atualidade, como as Dora Milaje, que integram o exército de Wakanda no filme Pantera Negra da Marvel. Considerando essas informações, assinale a alternativa que apresenta corretamente o reino pelo qual essas guerreiras lutaram.
Alternativas
Alternativa 1:

Gana.

Alternativa 2:

Daomé.

Alternativa 3:

Axum.

Alternativa 4:

Egito.

Alternativa 5:

Mali.

Questão 7

"Segundo pesquisadores é comum a associação do eurocentrismo como mais um etnocentrismo. Sabemos que o eurocentrismo não corresponde a uma etnia, pois existem inúmeros grupos étnicos europeus. Enquanto ideologia, o eurocentrismo abstraiu os elementos comuns a muitos grupos étnicos e articulou uma visão generalizada a partir de suas referências clássicas: as civilizações grega e romana. Portanto trata-se de um centrismo específico, ou seja, um modelo europeu. O mais grave equívoco nesta associação está na minimização do eurocentrismo como sistema de dominação. Sua identificação como mais um etnocentrismo, isenta o eurocentrismo de suas características mais destacadas: os processos violentos dessa ideologia e a falsificação histórica, utilizados para impor esse etnocentrismo que deveria ser específico, como universal a todos os povos. Podemos dizer que a universalização do modelo europeu, diferencia o eurocentrismo do etnocentrismo."

Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/9317/9317.PDF. Acesso em: 21 jun. 2023 (Adaptado).

Acerca do conceito de eurocentrismo, avalie as afirmações a seguir.

I. Eurocentrismo e etnocentrismo diferenciam-se na medida em que o primeiro configura um sistema de poder ideológico que se propõe universal.

II. A diversidade étnico-cultural europeia revela-se como impedimento para a transformação do eurocentrismo em uma dominação ideológica.

III. O eurocentrismo deve ser considerado uma prática universal, uma vez que todos os povos e culturas passaram pelo processo de ocidentalização.

IV. Etnocentrismo e eurocentrismo são conceitos equivalentes, pois ambos tratam das relações de poder entre etnias, povos e raças distintas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
Considere o mapa a seguir:

Mapa do reino de Axum. Disponível em: https://ensinarhistoria.com.br/grandes-sociedades-da-africa-pre-colonial/#imperio-axum. Acesso em: 31 maio 2024.

Na região em que hoje está localizada a Etiópia, por volta do século V a. C. emergiu o reino Axum. Acerca das características desse reino, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I- Sua localização privilegiada, de fácil acesso ao Mar Vermelho e ao Nilo, contribuiu muito para o seu crescimento e importância.

PORQUE
II- Garantia o controle do tráfico de mercadorias do interior africano para o mar vermelho.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a asserção II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 9

A atual República de Angola, é um dos Estados africanos que vivencia um longo período colonial, vindo a ser independente na chamada terceira leva de luta anticolonial. A ex-colônia portuguesa assumia um papel estratégico no tráfico de escravos da África para o Brasil, mantendo um histórico de relações próximas com o país.

O país é composto por diversos grupos étnicos. Sua região fazia parte do antigo Reino do Congo (ou Kongo). Reino formado (provavelmente) no século XIV. Esse estabelece no continente um dos mais antigos contatos entre europeus e africanos.

A independência angolana é marcada por lutas armadas. Protagonizadas por grupos de libertação, que irão compor as oposições no pós-independência. As disputas entre esses grupos resultaram em guerras civis que perduraram da segunda metade do século XX até o início do século XXI. Frutos do colonialismo português, do contexto de expansão do capitalismo internacional, das guerras mundiais e, posteriormente, da guerra fria.

Disponível em:https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/ric/article/view/10090. Acesso em: 21 jun. 2023 (Adaptado).

Com base nas informações acima, avalie as afirmações a seguir.

I. A independência de Angola somente foi possível devido à presença de grupos étnicos distintos, os quais desempenharam papel estratégico no processo de libertação.

II. Os conflitos étnicos angolanos associam-se ao passado histórico de África e às relações comerciais travadas entre Brasil e Angola, durante o período da escravidão.

III. As guerras civis vivenciadas por Angola têm origem no colonialismo e foram motivadas pela intervenção europeia na composição geográfica e demográfica do continente.

IV. As circunstâncias de consolidação do Estado-nação angolano refletem, entre outros fenômenos, o cenário de guerra vivenciado pela humanidade durante o século XX.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 10

"A relação da sociedade faraônica (ou mesmo da pré-dinástica) com seus vizinhos africanos (líbios e, especialmente, núbios) passou a ser lida a partir da perspectiva racista do discurso racialista pseudocientífico europeu. Portanto, os egípcios, racialmente superiores, submetiam e utilizavam a força de trabalho dos negros núbios.

A interpretação tradicional da relação entre Egito e Núbia, especialmente no Reino Novo, foi associada ao modelo desenvolvido para o colonialismo moderno (AMBRIDGE, 2012, p. 11-13). A expansão faraônica para o território além da segunda catarata do Nilo, hoje submersa na represa de Assuã, teria sido acompanhada de uma egipcianização, através da qual as populações locais foram supostamente aculturadas. Tal lógica seria comprovada nos registros arqueológicos, que marcariam a substituição da materialidade autóctone núbia por uma cultura material de tipo egípcio (VAN PELT, 2013, p. 536). O desequilíbrio de poderes político-econômico e militar entre egípcios e núbios levou sim a um quadro imperialista, mas que em nada refletia uma superioridade racial e tampouco ocorreu sem a resistência dos dominados à potência dominante."

Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/download/154934/163414/435222. Acesso em: 22 jun. 2023.

Sobre as relações entre a Núbia e o Antigo Egito, avalie as afirmações a seguir.

I. A civilização núbia foi submetida a um processo de aculturação imperialista, absorvendo as formas culturais hegemônicas do Antigo Egito.

II. A leitura historiográfica tradicional sobre Núbia pressupõe uma relação de poder entre núbios e egípcios, baseada num sistema de hierarquia racial.

III. A escravidão foi um fator imprescindível para a submissão da população núbia ao fenômeno de egipcianização de sua cultura, economia e política.

IV. As teorias raciais europeias influenciaram a compreensão histórica acerca das relações estabelecidas entre a Núbia e o Antigo Egito.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas

Alternativa 3:

III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

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