FECHAR

ATIVIDADE 2 - SER - QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - SER - QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE - 53_2025

ATIVIDADE 2 - SER - QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE - 53_2025

Questão 1
O acesso aos direitos sociais no Brasil é historicamente limitado, seletivo e fragmentado. Mesmo após a Constituição Federal de 1988 reconhecer a saúde, a assistência e a previdência como direitos de todos, a efetivação prática da proteção social continua desigual, sendo mais acessível a grupos formalmente inseridos no mercado de trabalho.

Fonte: ALVARENGA, Ana Paula. Invisibilidade social: a cor da desigualdade. Brasil de Fato, 24 nov. 2023. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/colunista/avesso-do-direito/2023/11/24/invisibilidade-social-a-cor-da-desigualdade/. Acesso em: 11 jul. 2025.

Considerando as informações apresentadas e os estudos realizados sobre a formação da proteção social no Brasil e sua relação com o modelo de Estado e cidadania, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O acesso aos direitos sociais no Brasil sempre foi condicionado à inserção formal do cidadão no mercado de trabalho, o que limita a efetividade da proteção social.

PORQUE

II. O modelo de cidadania construído no Brasil foi pautado por uma lógica excludente e conservadora, marcada por privilégios e desigualdades herdadas do período escravocrata e patrimonialista.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2

Sabe-se que a questão social, ao ser reconhecida como uma demanda política e social ao ser publicizada, busca seu enfrentamento com ações públicas. Na contemporaneidade, esse quadro se agudiza na década de 1990, em especial com a precarização do trabalho.

SIKORSKI, D.; CUNHA, M. C. A. de B. Questão social na contemporaneidade. Maringá: UniCesumar, 2016 (adaptado).

Com base nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta como o Estado interveio na questão social nos anos 1990:

Alternativas
Alternativa 1:

O ideário neoliberal constituiu um importante passo no avanço das políticas públicas, configurando o fortalecimento do Estado Mínimo.

Alternativa 2:

A Reforma do Aparelho do Estado reduziu sua responsabilidade à frente da questão social, com a descentralização no processo de operacionalização das políticas sociais.

Alternativa 3:

A retirada do Estado em ações públicas foi uma estratégia social para reduzir a organização e manifestação da classe trabalhadora, por melhores condições de trabalho e vida.

Alternativa 4:

O afastamento do Estado no planejamento e gerenciamento das políticas públicas culminou na emergência do Serviço Social como profissão para atender a questão social.

Alternativa 5:

O enfrentamento da questão social nos anos 1990 foi permeado de ações filantrópicas, em especial de cunho religioso, transferindo, dessa forma, a obrigação do Estado em atender os direitos sociais.

Questão 3
TEXTO 1

Em uma comunidade periférica da região metropolitana, moradores organizam manifestações após receberem ordens de remoção das moradias em áreas de ocupação irregular. A justificativa oficial é de que as obras de revitalização urbana exigem a liberação imediata do espaço. As famílias alegam que não foram consultadas nem incluídas em qualquer projeto de reassentamento ou política de habitação. A situação reacende o debate sobre a negação do direito à cidade e a desigualdade de acesso à moradia digna.

TEXTO 2

A questão social tem sua origem no processo de constituição do capitalismo e expressa-se nas desigualdades sociais entre as classes. Ela surge com o aumento das contradições entre capital e trabalho e se manifesta na pobreza, no desemprego, nas dificuldades de acesso à saúde, educação, moradia, entre outros direitos sociais.

Fonte: SIKORSKI, D.; CUNHA, M. C. A.​ Questão social na contemporaneidade. Maringá: UniCesumar, 2016.

Considerando os textos apresentados e os seus estudos sobre a origem e o significado da questão social na formação da sociedade capitalista, analise as afirmativas a seguir:

I. A situação relatada é uma expressão da questão social, pois reflete a desigualdade estrutural na distribuição do acesso à terra e à moradia.
II. A origem da questão social está vinculada ao comportamento desorganizado das famílias pobres, que se instalam de forma irregular nas cidades.
III. As contradições entre capital e trabalho geram desigualdades que se manifestam em múltiplas formas, como o acesso precário a direitos sociais.
IV. O Estado atua como garantidor pleno dos direitos sociais, sendo neutro diante das disputas por espaço urbano.
V. O assistente social deve compreender a questão social como parte do processo histórico de exclusão, assumindo postura crítica frente à negação de direitos.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

III e IV, apenas.

Alternativa 2:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, III e V, apenas.

Alternativa 4:

II, IV e V, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e V, apenas.

Questão 4
Sabemos que de acordo com as análises de Iamamoto (2005), a questão social é indissociável da sociabilidade capitalista. Isto significa que a produção da questão social é vinculada às configurações assumidas pelo trabalho e pelo Estado no modo de produção capitalista.  Nesse sentido, é mister que o estudo acerca do significado da questão social e das respostas construídas para o seu enfrentamento assuma como objetivo compreender tais especificidades da formação histórica da sociedade brasileira, no sentido de analisar as particularidades que configuram os diferentes contextos econômicos, sociais, culturais e políticos em que ela se insere.
BARISON, Monica Santos. Caso de Polícia: Reflexões sobre a Questão Social e a Primeira República. Cadernos UniFOA. Ed. 23. p. 49. Ago, 2013. (adaptado).
​IAMAMOTO, Marilda; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 17.ed. São Paulo: Cortez, 2005. 380 p.
Pensar a questão social como caso de polícia era:
Alternativas
Alternativa 1:

Perceber as pessoas pobres sem culpabilizá-las por sua situação.

Alternativa 2:

Entender que os problemas sociais eram causados pelo próprio Estado.

Alternativa 3:

Desconsiderar que os problemas sociais tinham sua origem no embate entre capital e trabalho.

Alternativa 4:

Entender que as pessoas consideradas pobres e desocupadas eram exploradas por um sistema desigual.

Alternativa 5:

Perceber que a estrutura da sociedade capitalista de classes é geradora de contradições.

Questão 5
Sabemos que a Questão Social é abordada não somente como desigualdade, mas também como rebeldia e lutas travadas pela classe trabalhadora, lutas estas que apesar de muitos desafios ainda tiveram papel fundamental no que diz respeito à consolidação de direitos mínimos para sua subsistência. Porém, já no contexto neoliberal se depara com retrocessos diante dessas conquistas, direitos os quais foram instituídos, passam a sofrer desmontes por parte do Estado.
COSTA. M. P; SALES, L. A; BARCELLOS, Warllon. O agravamento das expressões da questão social e o desmonte das políticas no contexto neoliberal, pp. 317. CSOnline – Revista Eletrônica de Ciências Sociais, Juiz de Fora, n. 27 (2018). Disponível em: file:///C:/Users/55449/Downloads/17513-Texto%20do%20artigo-73841-1-10-20181013.pdf. Acesso em: 04 Ag. 2021.
Em relação à questão social, sabemos que:
Alternativas
Alternativa 1:

A questão social manifesta-se no mundo urbano e no rural.

Alternativa 2:

As manifestações da questão social estão presentes somente no mundo rural.

Alternativa 3:

Suas manifestações podem ser encontradas prioritariamente no mundo urbano.

Alternativa 4:

É possível perceber a presença da questão social somente nos grandes centros urbanos.

Alternativa 5:

O desemprego, uma das principais expressões da questão social, é perceptível somente no mundo rural.

Questão 6
A noção de família remete a relacionamento entre pessoas, que não necessariamente compartilham o mesmo domicílio e os mesmos laços sanguíneos ou de parentesco. Essa ampliação da ideia clássica desse agrupamento humano parece claramente assumida na literatura, nos marcos legais e no discurso cotidiano das pessoas [...] Compreender esse panorama, inclusive com a perspectiva de iluminar leituras e intervenções que possam contemplar a complexidade e prevenir a gravidade de situações vividas no âmbito familiar, é outro desafio que se coloca para aqueles  que, conscientes do projeto ético político da profissão, buscam viabilizar ações compatíveis com a conquista de autonomia e de cidadania de indivíduos e famílias.
GUEIROS, D. A. Família e trabalho social: intervenções no âmbito do serviço social. Revista Katálysis.
Florianópolis, v 13, n. 1, p. 127-128. jan/jun, 2010.
De acordo com as análises percebidas por Mioto (1997) no tocante à familia e a consequente melhoria na qualidade de vida, é prioritário que essa exerça:
Alternativas
Alternativa 1:

Participação e envolvimento em movimentos reivindicatórios organizados.

Alternativa 2:

Participação em movimentos da Ação Social Católica.

Alternativa 3:

Envolvimento com as frentes de manutenção do sistema.

Alternativa 4:

Participação nos movimentos de manutenção da ordem vigente.

Alternativa 5:

Envolvimento com as liturgias.

Questão 7

De acordo com Netto (2011), o conceito de questão social se refere as contradições entre capital e trabalho, que desencadeiam a pobreza e o desemprego no modo de produção capitalista. Por isso, o que se apresenta são as refrações da questão social, que são colocadas de forma individualizada, retirando seu caráter público, e classificando-a como privada.

NETTO, J. P. Capitalismo monopolista e serviço social. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2011 (adaptado).

Sobre as manifestações da questão social brasileira, avalie as afirmações a seguir com (V) para as Verdadeiras e (F) para as Falsas:

I. Desigualdade social.
II. Empobrecimento.
III. Inclusão.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F.

Alternativa 2:

V, F, V.

Alternativa 3:

V, V, V.

Alternativa 4:

F, V, F.

Alternativa 5:

F, F, V.

Questão 8
“Partimos de um pressuposto claro e evidente para a compreensão da existência da questão social: esta parte do princípio das expressões do cotidiano da vida social (esse cotidiano não diz respeito somente a realidade do usuário, ou daquele mais pauperizado, fala da vida de todo e qualquer ser humano, inserido em uma determinada sociedade), oriunda da contradição entre proletariado e burguesia, que passa a exigir outra modalidade de intervenção, além da caridade e repressão, vista como saída para as mazelas sociais há tempos atrás” (SIKORSKI e CUNHA, 2016).
SIKORSKI, Daniela; CUNHA, Maria Cristina Araújo de Brito. Questão Social na Contemporaneidade. Maringá: Unicesumar, 2016.
Para o Serviço Social, a questão social representa:
Alternativas
Alternativa 1:

O objeto de trabalho.

Alternativa 2:

A matéria prima.

Alternativa 3:

A intervenção profissional.

Alternativa 4:

A desigualdade social.

Alternativa 5:

O objetivo do trabalho.

Questão 9

Com o surgimento do capitalismo e o avanço da Revolução Industrial, as relações de trabalho e produção se transformaram de forma intensa, gerando novas formas de desigualdade social. A chamada “questão social” passou a se manifestar na vida dos trabalhadores que, desprovidos de direitos, enfrentavam a miséria, a fome, o desemprego e a exploração da força de trabalho.

Fonte: SIKORSKI, D.; CUNHA, M. C. A.​ Questão social na contemporaneidade. Maringá: UniCesumar, 2016.

Considerando os conteúdos estudados sobre a origem e o significado da questão social na perspectiva crítica adotada pelo Serviço Social, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

É fruto da expansão urbana e do crescimento populacional, agravando a desorganização do espaço urbano.

Alternativa 2:

Está associada à falta de planejamento do Estado em distribuir de forma justa os recursos naturais da sociedade.

Alternativa 3:

Resulta das desigualdades estruturais do capitalismo, sendo uma manifestação das contradições entre capital e trabalho.

Alternativa 4:

Está ligada às dificuldades morais e comportamentais dos indivíduos empobrecidos, sendo um problema de ordem ética.

Alternativa 5:

Representa a ausência de políticas públicas que garantam inclusão social a todos os cidadãos, independentemente de classe.

Questão 10
A Lei dos Pobres constitui uma ação genuinamente britânica criada para lidar com a questão social. No principio de sua criação tinha uma finalidade. Ao longo da sua existência foi preciso várias adaptações para atender a exigência da relação entre patrões e trabalhadores. Para Mantoux a Lei dos Pobres permite entender a situação das classes trabalhadoras na Inglaterra e constitui um dos capítulos mais originais da legislação inglesa, e do reinado de Elizabeth.
CADERNOS PDE. Produções didático pedagógicas. Volume II. 2014. Secretaria de Educação. Governo do Paraná.

A este respeito, avalie as afirmações a seguir:

I – Um dos princípios que regia a Lei dos Pobres era a eliminação da ofensiva neoliberal.
II – O objetivo da Lei dos Pobres era acabar com os chamados mendigos que viviam pelas ruas.
III – Com o objetivo de destruir o sistema capitalista, a Lei dos Pobres reduziu as taxas de lucros.

É correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I apenas.

Alternativa 2:

II apenas.

Alternativa 3:

I e III apenas.

Alternativa 4:

II e III apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu