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ATIVIDADE 2 - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PSICO - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA - 53_2025

Questão 1
A inclusão de estudantes com transtornos de aprendizagem exige que o currículo seja flexível e adaptável às necessidades individuais, sem comprometer os objetivos pedagógicos. Nos últimos anos, fortalecem-se as propostas de adaptações curriculares que visam à equidade e à participação plena desses alunos. Em seu trabalho, Lana et al. (2024) propõe que educandos com dislexia, TDAH ou outro transtorno de aprendizagem devem ter assegurado o acompanhamento específico direcionado à sua dificuldade, da forma mais precoce possível. Em complemento, Blanco (2004) define adaptação curricular como toda e qualquer ação pedagógica que tenha a intenção de flexibilizar o currículo para oferecer respostas educativas às necessidades especiais dos alunos no contexto escolar.
LACERDA, Fabiano Madeira; BATISTA, Amanda Trajano; ENEAS, Eduardo Lucas Sousa; et al. Adaptações curriculares e inclusão: estratégias para promover a equidade no ensino. Journal of Business and Management, v. 26, n. 12, p. 44–50, 2024.
BLANCO, María B. Adaptações curriculares em atividades de matemática para alunos com TDAH: reflexões e possibilidades. In: LIMA, E.; COSTA, F. (Org.). Adaptação curricular: uma revisão sistemática sobre a prática educacional. Revista Foco, v. 17, n. 9, 2004.


Com base no excerto apresentado acima sobre adaptações curriculares, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
 

Alternativas
Alternativa 1:

As adaptações curriculares consistem em eliminar conteúdos e objetivos pedagógicos para simplificar o currículo, facilitando a aprendizagem do aluno.

Alternativa 2:

Adaptações curriculares são ações pontuais, aplicadas apenas em alunos com diagnóstico clínico comprovado, sem envolver a formação docente.

Alternativa 3:

Essas adaptações visam flexibilizar materiais, metodologias, tempo e avaliação, mantendo os objetivos de aprendizagem, respeitando o ritmo do aluno e promovendo inclusão.

Alternativa 4:

As adaptações curriculares são recomendáveis apenas quando todas as demais estratégias pedagógicas já falharam.

Alternativa 5:

As adaptações curriculares devem ser exclusivas para alunos com deficiência física, não sendo aplicáveis a transtornos de aprendizagem como TDAH ou dislexia.

Questão 2
O rendimento de Gustavo, aluno do 3º ano do ensino fundamental, tem sido irregular, com comportamentos que os professores descrevem como “agitado” e “distraído”. A partir do diagnóstico de TDAH, os profissionais de ensino optaram por uma abordagem qualitativa, interdisciplinar e compreensiva, priorizando a análise da história de vida escolar de Gustavo, suas estratégias cognitivas e os vínculos afetivos que ele estabelece no ambiente de aprendizagem. Desta maneira, para avaliação psicopedagógica, foram utilizados recursos como jogos simbólicos, tarefas gráficas e atividades que exigiam atenção e planejamento. A avaliação não teve por objetivo rotular, mas compreender o sujeito em sua totalidade, considerando suas potencialidades, limitações e os fatores institucionais envolvidos em seu processo de escolarização.


Com base no estudo de caso do aluno Gustavo e no contexto da avaliação psicopedagógica, analise as afirmativas a seguir:

I. A avaliação psicopedagógica tem como principal finalidade confirmar um diagnóstico clínico e estabelecer um laudo definitivo sobre o transtorno como proposto para o aluno Gustavo.
II. A escuta da história escolar do aluno e a observação de suas estratégias cognitivas são elementos centrais na avaliação psicopedagógica.
III. A psicopedagogia busca compreender o sujeito em sua totalidade, considerando os aspectos cognitivos, afetivos e institucionais envolvidos na aprendizagem.
IV. Apenas testes padronizados são válidos na avaliação psicopedagógica de alunos com TDAH, sendo desnecessária a utilização de atividades lúdicas ou observações informais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas

Alternativa 2:

IV, apenas

Alternativa 3:

I e III, apenas

Alternativa 4:

II e III, apenas

Alternativa 5:

I, II e IV, apenas

Questão 3
A CID-10 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde) e o DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) são ferramentas cruciais para profissionais de saúde, especialmente os da área de saúde mental.
​POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 208p. 2025.


A respeito da definição de Transtorno, segundo a CID-10 e o DSM, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Transtornos são definidos como conjuntos de sintomas ou comportamentos clinicamente reconhecíveis, que interferem no funcionamento pessoal, social e educacional do indivíduo.
PORQUE

II. Essa definição considera que os transtornos apresentam início invariavelmente na infância, estão associados a atrasos no desenvolvimento e não envolvem remissões e recaídas como outros transtornos.


​Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4
Durante o processo de identificação das dificuldades de aprendizagem, muitos profissionais ainda confundem o papel da avaliação psicopedagógica com práticas exclusivamente clínicas ou médicas. No entanto, a atuação psicopedagógica exige uma compreensão ampla do sujeito em seu contexto escolar, emocional, social e cognitivo.
​POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué,  2025.


Com base nesta perspectiva, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A avaliação psicopedagógica tem como principal objetivo identificar patologias clínicas e propor encaminhamentos, exclusivamente, médicos.
PORQ​UE
II. A avaliação psicopedagógica busca compreender o sujeito em sua totalidade, considerando aspectos cognitivos, afetivos, sociais e pedagógicos que influenciam no processo de aprendizagem.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 5
No cotidiano escolar, é comum que dificuldades de aprendizagem sejam confundidas com transtornos de aprendizagem. Essa confusão pode atrasar intervenções adequadas e gerar preconceitos injustificados. Os transtornos de aprendizagem são condições de origem neurobiológica, que afetam habilidades específicas como leitura, escrita e cálculo, mesmo quando o aluno apresenta inteligência compatível com sua idade e acesso à escolarização adequada.
​POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025.


Com base nos conceitos sobre transtorno de aprendizagem abordados no excerto, analise as afirmativas:

I. Transtornos de aprendizagem podem persistir mesmo com ensino adequado e não são causados por falta de esforço ou motivação do aluno.
II. Um aluno com transtorno de aprendizagem pode apresentar inteligência dentro da normalidade ou até acima dela.
III. Transtornos de aprendizagem podem ser diagnosticados apenas com base nas notas escolares e no comportamento do aluno em sala.
IV. As manifestações dos transtornos de aprendizagem variam entre os indivíduos, exigindo uma abordagem psicopedagógica individualizada.


É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas

Alternativa 2:

I e III, apenas

Alternativa 3:

II e III, apenas

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas

Alternativa 5:

IV, apenas

Questão 6
Lucas, aluno do 1º ano do ensino fundamental, apresenta dificuldades persistentes na escrita, especialmente quanto à estruturação das palavras, construção de frases e uso correto da ortografia. Após avaliação psicopedagógica clínica, foi identificado um quadro de disortografia, caracterizado por dificuldades significativas na codificação da linguagem escrita, que não se explicam por falhas pedagógicas ou por deficiência intelectual.
Com base no diagnóstico, foi elaborada uma proposta de intervenção psicopedagógica voltada ao fortalecimento das habilidades linguísticas e metalinguísticas de Lucas. A intervenção incluiu sessões semanais individuais com foco em atividades lúdicas e estruturadas que envolviam segmentação silábica, reconhecimento de padrões ortográficos, formação de frases e autocorreção. Além disso, a família foi orientada a reforçar as estratégias em casa, e a escola recebeu devolutiva com sugestões práticas para apoio em sala. O objetivo central da intervenção foi favorecer o desenvolvimento da escrita de Lucas de forma significativa, respeitando seu ritmo de aprendizagem e promovendo sua autoconfiança.


Com base no estudo de caso apresentado acima sobre uma proposta de intervenção psicopedagógica, analise as afirmativas:
 
I. A disortografia está relacionada a dificuldades na ortografia e organização textual, sendo comum a escrita com erros persistentes, mesmo após o processo de alfabetização.
II. A intervenção psicopedagógica clínica deve ocorrer de forma isolada, sem necessidade de diálogo com a família ou com a escola.
III. Atividades lúdicas e metalinguísticas são estratégias eficazes no trabalho com alunos que apresentam disortografia.
IV. A escrita de alunos com disortografia tende a apresentar construções frasais empobrecidas e vocabulário limitado.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas

Alternativa 2:

I e III, apenas

Alternativa 3:

II e III, apenas

Alternativa 4:

I e III e IV, apenas

Alternativa 5:

IV, apenas

Questão 7
João é um aluno do 2º ano do ensino fundamental que apresenta diagnóstico de dislexia. Diante das suas dificuldades recorrentes com a leitura e a escrita, a equipe psicopedagógica da escola propôs uma intervenção de caráter institucional e a proposta envolveu a sensibilização dos professores sobre o transtorno, a aplicação de estratégias multissensoriais em sala de aula e a flexibilização das atividades avaliativas, respeitando o ritmo individual do estudante, promovendo um ambiente de aprendizagem mais acessível e eficaz para ele. Além disso, foi sugerido apoio externo a escola, como apoio fonoaudiológico e sessões  de apoio psicopedagógico.
As intercessões institucionais, propostas pela escola, tiveram como objetivo principal garantir que João pudesse desenvolver suas habilidades acadêmicas em um contexto inclusivo, sem comprometer seu desenvolvimento emocional e sua autoestima.
POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 2025.


Com base no estudo de caso apresentado acima sobre uma proposta de intervenção psicopedagógica, analise as afirmativas:

I. A intervenção proposta para João restringe-se ao atendimento individualizado fora da sala de aula, desconsiderando a atuação dos professores no cotidiano escolar.
II. A formação dos professores sobre a dislexia faz parte da intervenção institucional, pois contribui para práticas pedagógicas mais inclusivas.
III. Flexibilizar as atividades avaliativas é uma forma de adaptação curricular compatível com o atendimento às necessidades de João.
IV. O uso de estratégias multissensoriais é inadequado no contexto da dislexia, por não favorecer o aprendizado da leitura e da escrita.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas

Alternativa 2:

I e III, apenas

Alternativa 3:

II e III, apenas

Alternativa 4:

IV, apenas

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8
Nas instituições de ensino, a avaliação psicopedagógica clínica e institucional busca compreender as dificuldades de aprendizagem em múltiplos níveis. Enquanto a abordagem clínica investiga o sujeito individual, sua história e processos internos, a dimensão institucional analisa aspectos organizacionais que influenciam o aprendizado coletivo.
POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 208p. 2025.

Em relação aos caminhos e tendências na avaliação psicopedagógica clínica e institucional, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
 

Alternativas
Alternativa 1:

A avaliação clínica é pontual e limitada, sem necessidade de conexão com o contexto escolar.

Alternativa 2:

A tendência atual é substituir a avaliação institucional pela clínica, considerando-a como a única abordagem eficaz.

Alternativa 3:

A avaliação institucional foca, exclusivamente, na aplicação de testes padronizados, sem considerar fatores contextuais ou subjetivos.

Alternativa 4:

A prática institucional se fundamenta apenas nas queixas trazidas pelos professores e não leva em conta a estrutura da instituição.

Alternativa 5:

O modelo clínico destaca-se por ser integrador e considerar a história individual do sujeito, enquanto o institucional privilegia análise do funcionamento organizacional.

Questão 9
“A aprendizagem não é um processo com natureza própria, não está isenta das influências de outros mecanismos na interação com o universo neuropsicológico e fisiológico humano” (POSSOLLI e CARVALHO, 2025, p. 33). A inteligência, por sua vez, está relacionada à capacidade de adaptação, resolução de problemas e uso do conhecimento em diferentes contextos. Segundo Piaget (1975), a inteligência se manifesta como um processo de equilibração entre assimilação e acomodação, permitindo que o sujeito compreenda e interaja com o meio. Esse entendimento é essencial para a atuação psicopedagógica eficaz.
POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 208p. 2025.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
Com base no excerto sobre a compreensão psicopedagógica da aprendizagem e da inteligência, analise as afirmativas:


I. A aprendizagem ocorre de maneira autônoma, independente de fatores neuropsicológicos e fisiológicos, sendo um processo exclusivamente pedagógico.
II. A inteligência está relacionada à capacidade de adaptação, resolução de problemas e uso do conhecimento em contextos diversos.
III. Para Piaget, a inteligência é resultado da equilibração entre assimilação e acomodação, permitindo a construção ativa do conhecimento.
IV. A atuação psicopedagógica deve considerar as influências biológicas e emocionais na aprendizagem para promover intervenções eficazes.
 
É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas

Alternativa 2:

I e III, apenas

Alternativa 3:

II e III, apenas

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas

Alternativa 5:

IV, apenas

Questão 10
Na prática psicopedagógica, compreender os transtornos de aprendizagem é essencial para promover intervenções eficazes e garantir a inclusão educacional dos estudantes. Esses transtornos não são causados por déficits intelectuais ou emocionais, mas sim por disfunções neurológicas específicas que interferem em habilidades básicas como leitura, escrita e cálculo. Segundo Possolli e Carvalho (2025), os transtornos de aprendizagem resultam da interação entre fatores neurobiológicos e contextuais, exigindo abordagens interdisciplinares e centradas no sujeito. De acordo com Bossa (2000), é necessário compreender o sujeito em sua totalidade, considerando não apenas o desempenho escolar, mas também sua história, vínculos afetivos e experiências educativas, para que a intervenção seja significativa.
BOSSA, Nadia A. Dificuldades de aprendizagem: o que são, como tratar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
POSSOLLI, Gabriela Eyng; CARVALHO, Tereza Cristina de (Org.). Transtornos de aprendizagem e prática psicopedagógica. Florianópolis: Arqué, 208p. 2025.
Com base no contexto apresentado pelos autores acima, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta que expressa de forma adequada um princípio básico sobre os transtornos de aprendizagem.


Alternativas
Alternativa 1:

Transtornos de aprendizagem são causados exclusivamente por métodos pedagógicos ineficazes utilizados pelo professor.

Alternativa 2:

A avaliação psicopedagógica deve se concentrar apenas no desempenho escolar e nos erros cometidos nas provas.

Alternativa 3:

Os transtornos de aprendizagem podem ser superados com punições e reforço disciplinar, pois estão ligados à desatenção proposital.

Alternativa 4:

Transtornos de aprendizagem são condições de base neurobiológica que exigem um olhar interdisciplinar e contextualizado para sua compreensão e intervenção.

Alternativa 5:

Apenas profissionais da área médica estão habilitados a identificar e acompanhar transtornos de aprendizagem, excluindo o papel do psicopedagogo.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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