FECHAR

ATIVIDADE 2 - PED - DIDÁTICA - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - PED - DIDÁTICA - 53_2025

ATIVIDADE 2 - PED - DIDÁTICA - 53_2025

Questão 1
Um professor da Educação Básica tem estudado sobre as tendências pedagógicas que foram e que ainda são utilizadas no processo de ensino nas escolas brasileiras. A partir de seus estudos, esse professor começou a analisar a sua prática docente e percebeu que não tem dado espaço para os alunos participarem, tendo focado muito em transmitir informações com o objetivo de os alunos fixá-las.

Considerando as tendências pedagógicas que marcaram o ensino e a aprendizagem do Brasil na década de 1950, considere a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

O professor tem a sua prática docente cerceada pela tendência pedagógica moderna.

Alternativa 2:

O professor tem a sua prática docente cerceada pela tendência pedagógica libertadora.

Alternativa 3:

O professor tem a sua prática docente cerceada pela tendência pedagógica histórico-crítica.

Alternativa 4:

O professor tem a sua prática docente cerceada pela tendência pedagógica liberal tecnicista.

Alternativa 5:

O professor tem a sua prática docente cerceada pela tendência pedagógica liberal tradicional.

Questão 2
Leia o estudo de caso fictício:

Letícia é uma estudante de 28 anos que está em seu primeiro ano do curso de licenciatura. Nesta semana, ela está lendo sobre planejamento e plano de aula. Em uma de suas anotações, ela destacou a ideia de Vasconcellos (2000 apud MENDONÇA; CORDEIRO, 2019) que cita que “Planejamento e uma antecipação mental sobre as práticas a serem realizadas, não apenas por se tratar de uma tarefa que se faz antes de agir, mas também por ser uma atividade que norteia nossas condutas. Se tratando de planejamento escolar, consideramos que é um processo de reflexão sobre as atitudes docentes e envolve todas as ações e situações do educador no seu cotidiano pedagógico.
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.


Diante deste contexto, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
 
 
I – Planejar é precipitar mentalmente ações que desejamos realizar, não só por ser uma tarefa que realizamos antes de agir, mais sim porque norteia nossas condutas.
II – É necessário planejar somente as ações mais complexas, pois estas necessitam de maior atenção por parte de quem está a planejando.
III – Planejamento é a realização de uma ação, seja ela dentro ou fora do contexto escolar.
IV – Planejar é uma tarefa que realizamos somente no contexto profissional, pois há a necessidade de maior assertividade nas tarefas.
 
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, F, V, V.

Alternativa 2:

F, V, V, F.

Alternativa 3:

V, F, F, V.

Alternativa 4:

V, V, F, F.

Alternativa 5:

V, F, F, F.

Questão 3
Leia o excerto a seguir:

"Em tcheco, Jan Amos Komensky; no latim, Iohannes Amos Comenius; em língua portuguesa, João Amós Comênio. Ele foi um grande estudioso da História da Educação, destacando-se principalmente nos estudos da Didática. Teólogo, filósofo e educador, João Comênio possui uma história de vida muito singular, isso contribuiu para que se tornasse um grande estudioso da Educação."
MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: UniCesumar, 2019. p. 16.


 
Com base no exposto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

João Amós Comênio era um grande pesquisador da área das ciências biológicas, entendia como o cérebro humano funcionava e como a aprendizagem ocorria.

Alternativa 2:

A Didática se refere aos estudos do processo de ensino e de aprendizagem da área das ciências humanas somente, tendo em vista que era o campo de estudos de Comênio.

Alternativa 3:

O processo de ensino e de aprendizagem não existia no século XVII, então podemos considerar os estudos de Comênio apenas hipóteses que foram levantadas.

Alternativa 4:

Comênio é considerado um dos grandes estudiosos da história da educação, pois criou o conceito de Didática, ciência que estuda o processo de ensino e de aprendizagem.

Alternativa 5:

Comênio se destacou nos estudos do campo da teologia e da filosofia, na Didática ele realizou pequenos estudos que não foram relevantes para a mudança no processo de ensino e de aprendizagem.

Questão 4

Leia o excerto a seguir:

Desenvolvida a partir da teoria criada por Karl Marx (1818-1889) e Frederich Engels (1820-1895), o materialismo histórico dialético, da psicologia de Lev Vygotsky (1896-1934), é uma tendência pedagógica que possui como objetivo a retomada da importância da escola para a sociedade e da reorganização da escola, salientando o conhecimento sistematizado.

MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: UniCesumar, 2019.

Considerando as características da situação no excerto, ela pode se classificar como:

Alternativas
Alternativa 1:

Tendência Tecnicista.

Alternativa 2:

Tendência Tradicional.

Alternativa 3:

Tendência Libertadora.

Alternativa 4:

Tendência Escola Nova.

Alternativa 5:

Tendência Histórico-Crítica.

Questão 5
O plano de aula consiste na última etapa do planejamento escolar. É por meio dele e de sua execução, bem como avaliação, que poderemos saber se a trajetória anterior, ou seja, se os processos de planejamento e de pesquisa docente foram bem-sucedidos.

Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: UniCesumar, 2019.
 
Com base nessa informação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
 
I. O plano de aula deverá vir depois do planejamento, pois se trata do registro escrito, de todas as ações que serão realizadas no decorrer do processo de ensino e de aprendizagem.

PORQUE


II. Ao registrar o seu plano de aula o professor precisa pensar: por que ensinar? Para que ensinar? Como ensinar? Os conteúdos que foram pesquisados pelo professor e que estão explícitos no Currículo Escolar.
 
Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 6
Leia o excerto abaixo:

No Brasil, a educação escolar iniciou-se a partir da chegada da Companhia de Jesus, em março de 1549. Trouxeram junto com eles um plano de estudos, elaborado por Inácio de Loyola que vigorou até 1552. Esse documento padronizava a educação em todas as instituições da Companhia de Jesus [...] (MENDONÇA, CORDEIRO, 2019, p. 31).
Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: Unicesumar, 2019.


 A partir deste contexto, leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

Inácio de Loyola foi o primeiro professor a realizar o ensino escolar aos índios em terras brasileiras.

Alternativa 2:

A educação escolar no Brasil iniciou com a chegada da Companhia de Jesus e dos padres jesuítas.

Alternativa 3:

A educação escolar chegou ao Brasil por meio da corte Portuguesa, a qual ensinava os índios a ler e a escrever.

Alternativa 4:

A educação escolar se instituiu no Brasil por meio dos professores Portugueses, que vieram junto com a corte Portuguesa.

Alternativa 5:

A educação escolar já existia no Brasil antes da chegada dos Portugueses, pois eram os próprios índios que ensinavam uns aos outros.

Questão 7
Sobre estratégias e técnicas para a ação docente, considere a tirinha e o texto a seguir:

TEXTO 1
A educação é necessária para a sobrevivência do ser humano. Para que ele não precise inventar tudo de novo, necessita se apropriar da cultura, do que a humanidade já produziu. Educar é, também, aproximar o ser humano do que a humanidade produziu. Se isso era importante no passado, hoje, é ainda mais decisivo numa sociedade baseada no conhecimento. O professor precisa saber, contudo, que é difícil para o aluno perceber a relação entre o que ele está aprendendo e o legado da humanidade. O aluno que não perceber essa relação não verá sentido naquilo que está aprendendo e não aprenderá, resistirá à aprendizagem, será indiferente ao que o professor estiver ensinando. Ele só aprende quando quer aprender e só quer aprender quando vê na aprendizagem algum sentido.

Fonte: GADOTTI, M. Boniteza de um Sonho: ensinar e aprender com sentido. 2. ed. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2011.

TEXTO 2

​Fonte: https://pedagogiaparaconcursos.blogspot.com/2017/04/simulado-conhecimentos-pedagogicos.html. Acesso em: 14 dez. 2022.

Considerando a imagem e o texto apresentados, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. É de responsabilidade do professor pensar em procedimentos de ensino, técnicas e materiais que tornem a aprendizagem mais significativa, promovendo aos estudantes conceitos e contextos que despertem os seus interesses sobre as temáticas abordadas durante as aulas.

PORQUE

II. A imagem expressa uma estratégia pedagógica utilizada pela professora para promover o aprendizado dos estudantes de maneira focada, crítica e orientada para um objetivo específico.

Assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições falsas.

Alternativa 2:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 4:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Questão 8

Analise as características a seguir:

Consiste na tendência pedagógica que engloba todas as práticas pedagógicas utilizadas até o final do século XIX. Possui como principais características o professor como centro do processo de ensino e de aprendizagem, sua função é transmitir os conhecimentos aos alunos, que consistem em meros receptores do conhecimento. A esses alunos, cabia a repetição, memorização e imitação dos conteúdos transmitidos pelo professor.

MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá: UniCesumar, 2019.

Após a análise, é possível afirmar que tais características pertencem à tendência pedagógica:

Alternativas
Alternativa 1:

Tecnicista.

Alternativa 2:

Tradicional.

Alternativa 3:

Progressista.

Alternativa 4:

Escolanovista.

Alternativa 5:

Histórico-cultural.

Questão 9
A avaliação é indispensável durante o processo de ação-reflexão-ação, ou seja, a avaliação deve acontecer durante o processo de ensino e de aprendizagem, para que o aluno possa participar da construção do seu conhecimento.
RABELO, E. H. Avaliação: novos tempos, novas práticas. Petrópolis: Vozes, 2003.


Com base nessa ideia de avaliação, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A avaliação serve apenas para classificação e hierarquização dos alunos.

Alternativa 2:

A avaliação é um processo de julgamento do aluno pelo professor, com fins exclusivos de atribuição de nota.

Alternativa 3:

No processo de avaliação considera-se mais a ação docente e sua reflexão do que a aprendizagem do aluno.

Alternativa 4:

A avaliação busca identificar conhecimento, habilidades e competências dos alunos, estando, assim, desassociada com o processo de ensino.

Alternativa 5:

A avaliação para o docente deve ser o momento de reflexão de suas ações no processo de ensino, e que resulta na aprendizagem, ou não, de seus alunos e propicia as mudanças necessárias para o processo de aprendizagem.

Questão 10
A avaliação da aprendizagem é um componente essencial do processo educativo, ao permitir verificar o desenvolvimento dos estudantes em relação aos objetivos estabelecidos. Ela deve ser contínua, diagnóstica e formativa, promovendo reflexões sobre o ensino e a aprendizagem. Além disso, a avaliação precisa considerar não apenas os resultados obtidos, mas também os processos e as condições de aprendizagem (Mendonça; Cordeiro, 2019).

Fonte: MENDONÇA, C. T. M.; CORDEIRO, S. M. N. Didática. Maringá - PR, Unicesumar, 2019.


A partir deste contexto, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:

A avaliação da aprendizagem deve ocorrer exclusivamente no final do processo educativo, para verificar os resultados alcançados.

Alternativa 2:

A avaliação da aprendizagem se limita à aplicação de provas e testes padronizados, sendo pouco flexível a outras abordagens.

Alternativa 3:

A avaliação diagnóstica é realizada para identificar os conhecimentos prévios dos alunos e orientar o planejamento do ensino.

Alternativa 4:

O principal objetivo da avaliação é classificar os alunos em níveis de desempenho, sem considerar os processos de desenvolvimento.

Alternativa 5:

Avaliações formativas são realizadas apenas quando os alunos apresentam dificuldades, não sendo necessárias em outras situações.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu