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ATIVIDADE 2 - ANÁLISE CRIMINAL E TECNOLOGIAS - 53_2025

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ATIVIDADE 2 - ANÁLISE CRIMINAL E TECNOLOGIAS - 53_2025

ATIVIDADE 2 - ANÁLISE CRIMINAL E TECNOLOGIAS - 53_2025

Questão 1
O estudo dos conflitos é essencial para a Segurança Pública. Ao contrário do que o senso comum pode definir, os conflitos não se resumem às disputas físicas entre indivíduos de maneira desordenada, sendo que existem estudos sistematizados explicando diferentes níveis de conflito.

Sobre os diferentes níveis de conflito, analise as afirmativas a seguir:

I. O conflito intrapessoal acontece dentro de uma pessoa, envolvendo dúvidas e decisões internas, por exemplo.
II. O conflito interpessoal envolve discussões entre duas ou mais pessoas.
III. O conflito intergrupal é um tipo de conflito restrito aos da área de família, que abrange um único grupo.
IV. O conflito intragrupal ocorre entre grupos diferentes com ideias opostas, como no debate de partidos políticos diferentes, por exemplo.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 2

No contexto da segurança pública, a cooperação entre cidadãos e autoridades é fundamental para a manutenção da ordem e a eficácia das operações policiais. Essa colaboração pode se manifestar de diversas formas, incluindo a participação em programas comunitários, a comunicação de atividades suspeitas e o apoio em investigações. A confiança mútua e o respeito são pilares essenciais para fortalecer essa relação, permitindo que as autoridades atuem de maneira mais eficiente e que a comunidade se sinta mais segura.

LAVOR, Isabelle Lucena; ROSA, Jeferson Ortiz. Análise Criminal e Tecnologias. Florianópolis: Arqué, 2024. (Adaptado)

Considerando as interações entre a polícia e a comunidade, qual das seguintes afirmações melhor descreve um cidadão cooperativo durante um procedimento policial?

Alternativas
Alternativa 1:

Considera-se cooperativo o cidadão que executa as ordens dadas pela autoridade policial.

Alternativa 2:

Um cidadão é cooperativo se ele se recusa a seguir ordens policiais que ele considera injustas, independente das circunstâncias.

Alternativa 3:

A cooperação é definida pela completa ausência de comunicação entre o cidadão e as autoridades policiais durante os procedimentos.

Alternativa 4:

Um cidadão cooperativo é aquele que, independentemente da situação, sempre se opõe às ações policiais para proteger sua privacidade.

Alternativa 5:

O cidadão é considerado cooperativo apenas se ele questiona cada ordem da polícia para garantir que seus direitos civis sejam respeitados.

Questão 3
A fim de classificar os possíveis causadores de conflitos e seus diferentes níveis de perigo para a Ordem Pública, a Secretaria Nacional de Segurança Pública enumeras três tipos principais de causadores de crises.

Assinale a alternativa que corresponde a um desses tipos fundamentais de causadores de crises:
Alternativas
Alternativa 1:

Ativista ambiental atuando em protestos contra obras públicas.

Alternativa 2:

Manifestante sindical durante greve e protestos em vias públicas.

Alternativa 3:

Cidadão comum expressando opinião política nas redes sociais de maneira acalorada e polêmica.

Alternativa 4:

Jornalista cobrindo conflitos armados em áreas de risco ou em estádios de futebol com torcidas rivais.

Alternativa 5:

Pessoa emocionalmente perturbada, que reage a problemas familiares ou de ordem particular com atos extremos.

Questão 4
No contexto da Segurança Pública, a capacidade de negociação é fundamental, especialmente em casos envolvendo reféns e conflitos iminentes. Pensando nesse contexto, Hilsdorf (2005) elaborou uma série de variáveis que devem ser levadas em consideração durante uma negociação.


Fonte: adaptado de: ​LAVOR, I. L.; ROSA, J. O. Análise criminal e tecnologias. Florianópolis: Arqué, 2024. 

Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:

I. A informação é essencial na negociação, pois conhecer as necessidades, expectativas e estratégias da outra parte permite decisões mais eficazes.
II. O tempo deve ser utilizado estrategicamente, com avanços e recuos planejados para manter ou ampliar o poder durante a negociação, evitando atrasos ou decisões precipitadas.
III. O poder é a capacidade de influenciar comportamentos e pensamentos com o objetivo de se alcançar um acordo, que trará um respeito ou receio maior por parte do outro lado da negociação.
IV. A paciência também é considerada como um componente importante do poder na negociação.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

IV, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
Nas últimas décadas, o conceito de “Polícia Comunitária” passou a ser cada vez mais estudado e implantado nas grandes cidades. Nesse sentido, a Diretriz Nacional de Polícia Comunitária (2019), instituída pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública, define quatro características essenciais que definem esse tipo de policiamento.

Sobre as características da filosofia de atuação das polícias comunitárias, analise as afirmativas a seguir:

I. A reciprocidade entre polícia e população é fundamental para a legitimidade das ações policiais, que devem acompanhar a evolução social.
II. A integração entre diferentes órgãos e instituições não policiais, como ONG e associações de bairro, é desejável, mas não é considerada essencial para a eficiência do sistema de segurança de polícias comunitárias.
III. A transparência das atividades policiais fortalece a confiança da população e incentiva a participação da comunidade na avaliação das ações.
IV. A valorização do profissional de segurança pública está relacionada à sua formação contínua, à defesa de seus direitos e ao reconhecimento de seu trabalho no contexto da comunidade local.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6
Em uma situação de crise, a compressão do tempo é uma característica crucial que impõe desafios específicos ao gerenciamento de eventos críticos. Durante crises, o tempo disponível para tomar decisões e implementar ações é significativamente reduzido, aumentando a pressão sobre os responsáveis pela gestão da crise. Essa característica exige uma capacidade elevada de resposta rápida e eficiente, além de uma preparação adequada para lidar com o estresse e a urgência da situação. De acordo com a doutrina da Academia Nacional do FBI, entender a compressão do tempo é essencial para a eficácia no gerenciamento de crises.
LAVOR, Isabelle Lucena; ROSA, Jeferson Ortiz. Análise Criminal e Tecnologias. Florianópolis: Arqué, 2024. (Adaptado)

Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a compressão do tempo em crises, conforme a doutrina da Academia Nacional do FBI?

Alternativas
Alternativa 1:

A compressão do tempo é irrelevante para o sucesso do gerenciamento da crise.

Alternativa 2:

A crise se desenvolve lentamente, permitindo uma análise detalhada de cada ação.

Alternativa 3:

A crise permite um tempo ilimitado para a tomada de decisões e adoção de posturas.

Alternativa 4:

A compressão do tempo refere-se à capacidade de prever quando uma crise ocorrerá.

Alternativa 5:

A compressão do tempo implica que as decisões devem ser tomadas rapidamente devido à alta complexidade das ocorrências.

Questão 7
Em segurança pública, o entendimento de conflitos é essencial para a mediação eficaz e a resolução de situações tensas. Conflitos podem surgir em diversas formas e contextos, desde desentendimentos interpessoais até disputas mais amplas envolvendo grupos ou comunidades. A definição de conflito, conforme abordada nos estudos de segurança, inclui características específicas que os diferenciam de confrontos diretos.
Elaborado pelo professor, 2024.


Considerando esses aspectos, quais características essenciais diferenciam os conflitos de confrontos diretos?

Alternativas
Alternativa 1:

Conflitos são simples disputas verbais que ocorrem sem qualquer consequência para a segurança ou ordem pública.

Alternativa 2:

Conflitos ocorrem exclusivamente em níveis interpessoais e nunca se manifestam em âmbitos organizacionais ou internacionais.

Alternativa 3:

Conflitos são caracterizados pela ocorrência de violência física direta entre as partes, envolvendo sempre um confronto físico imediato.

Alternativa 4:

Conflitos são sempre manifestações de divergências pessoais que não afetam a ordem pública ou a segurança coletiva, sendo portanto de natureza estritamente privada.

Alternativa 5:

Conflitos são situações de discordância ou competição por recursos, podendo envolver ideias, valores ou interesses sem necessariamente resultar em confronto físico.

Questão 8
O uso legítimo da força pela polícia é um princípio fundamental que deve ser condicionado ao interesse coletivo. Esse princípio é orientado pela doutrina e pelo Código de Conduta para os Funcionários Responsáveis pela Aplicação da Lei, estipulado pela resolução nº 34/169 da ONU, de 17 de novembro de 1979. De acordo com esses preceitos, o uso da força deve ser sempre proporcional, necessário e conforme a lei. Além disso, as ações policiais devem respeitar os direitos humanos e buscar a minimização de danos e lesões.
Elaborado pelo autor, 2024.


Considerando essas diretrizes, em que circunstâncias o uso da força é considerado legítimo?

Alternativas
Alternativa 1:

Quando a força é utilizada como primeira opção em situações de conflito.

Alternativa 2:

Sempre que a polícia desejar manter a ordem, independentemente do contexto.

Alternativa 3:

Sempre que houver resistência, independentemente da proporcionalidade da resposta.

Alternativa 4:

Quando a aplicação da força é decidida individualmente pelo agente policial, sem necessidade de justificativa.

Alternativa 5:

Quando é necessário para o cumprimento do dever e todos os meios de negociação, persuasão e mediação foram esgotados.

Questão 9

Dentro dos princípios orientadores da segurança pública, a eficiência é essencial para garantir resultados positivos e o atendimento adequado das necessidades da comunidade. Esse princípio está diretamente relacionado à capacidade das instituições de segurança pública de desempenhar suas funções de maneira eficaz e com uso racional dos recursos disponíveis. A Emenda Constitucional nº 19, de 4 de junho de 1998, introduziu várias mudanças para aprimorar a administração pública no Brasil, incluindo a ênfase no princípio da eficiência.

Elaborado pelo autor, 2024.

De acordo com essa emenda, qual é a principal obrigação associada ao princípio da eficiência?

Alternativas
Alternativa 1:

Atuar sem a necessidade de prestar contas às autoridades competentes.

Alternativa 2:

Priorizar a atuação policial apenas em áreas de maior visibilidade midiática.

Alternativa 3:

Realizar apenas ações preventivas, deixando de lado a repressão de crimes.

Alternativa 4:

Delegar a segurança pública a empresas privadas para maior agilidade nas operações.

Alternativa 5:

Buscar resultados positivos para o serviço público, com satisfação das necessidades da comunidade.

Questão 10
O Gerenciamento de Crises é uma das áreas do conhecimento mais importantes no contexto da Segurança Pública. Nesse sentido, o trinômio crise–resposta–risco é um conjunto interligado de elementos para a compreensão e soluções de uma crise, sendo essencial para gestores de segurança.

Sobre o trinômio crise–resposta–risco, analise as afirmativas a seguir:

I. A crise representa uma situação extraordinária que ameaça a ordem pública ou o bem-estar coletivo, podendo ser causada por fatores naturais, tecnológicos ou humanos.
II. A resposta consiste em ações organizadas para enfrentar a crise, incluindo preparação, intervenção e recuperação, sendo essencial a comunicação eficaz para a população sobre o tratamento da crise.
III. O risco refere-se apenas ao dano já causado por uma crise, e não inclui a possibilidade de ocorrência futura ou de perigo que deve ser monitorado de forma constante.
IV. A análise de riscos é essencial para o gerenciamento de crises, pois permite a antecipação de ameaças e a criação de processos e de medidas preventivas.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:

III, apenas.

Alternativa 2:

I e IV, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

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