FECHAR

ATIVIDADE 2 - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 53_2025

R$30,00
Enviar Mensagem

ATIVIDADE 2 - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 53_2025

ATIVIDADE 2 - EDU - TEORIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - 53_2025

Questão 1
Fernando de Azevedo (1894-1974) foi um educador, professor, administrador, ensaísta e sociólogo brasileiro. Participou intensamente do processo de formação da universidade brasileira, em busca de uma educação de qualidade.
Fonte: HEROLD JÚNIOR, C. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá-PR.: UniCesumar, 2020.
Relembrando um dos principais documentos em que Fernando de Azevedo foi responsável, assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome do documento:
Alternativas
Alternativa 1:

Reforma da Escola Nova.

Alternativa 2:

1ª Lei de Diretrizes e Bases.

Alternativa 3:

Reforma Leôncio de Carvalho.

Alternativa 4:

Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova.

Alternativa 5:

Carga Magna dos Professores Brasileiros.

Questão 2
Rui Barbosa, advogado de formação, viveu de 1849 a 1923. No final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, destacou-se no cenário político e cultural do país. Rui Barbosa, combatia ferrenhamente a estrutura política do país.
Fonte: HEROLD, Carlos J. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá: Unicesumar, 2018.
De acordo com o texto acima e seus estudos sobre a disciplina, assinale a alternativa que corresponde à luta que Rui Barbosa defendia:
Alternativas
Alternativa 1:

Rui Barbosa posicionou-se contra o ensino exclusivo da elite.

Alternativa 2:

Rui Barbosa posicionou-se a favor do ensino exclusivo da elite.

Alternativa 3:

Rui Barbosa posicionou-se a favor a escravidão e a educação ao povo.

Alternativa 4:

Rui Barbosa posicionou-se contra a escravidão e a favor de educar o povo.

Alternativa 5:

Rui Barbosa posicionou-se contra a escravidão e a favor do ensino exclusivo da elite.

Questão 3
Professor de Didática na Universidade de Valencia, na Espanha, José Gimeno Sacristán é um pedagogo que sempre pesquisou sobre a escola e seus problemas educativos, mais especificamente o currículo. Para o autor, o currículo deve ser entendido como um processo que valorize a lógica do pensamento do aluno.
Fonte: ARROYO, Miguel G. Os movimentos sociais e a construção de outros currículos. Educar em Revista, p. 47-68, 2015.
Considerando as preposições apresentadas por Sacritán, analise as asserções a seguir:

I. Tradicionalmente, os aspectos práticos estariam relacionados a figuras políticas, pedagogos, cientistas, professores universitários.
II. Para o autor, a divisão entre prática e teoria pode ser interessante para compreender as fragilidades e atitudes dos alunos.
III. Os aspectos teóricos, tipicamente estão associados a conhecimentos desatados das maneiras em que a prática se encontra.

As afirmações I, II e III, são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, V, F.

Alternativa 2:

F, F, V.

Alternativa 3:

V, F, V.

Alternativa 4:

F, V, F.

Alternativa 5:

V, V, V.

Questão 4
Por meio de nosso livro didático, estudamos os diversos autores que por algum motivo se destacaram no campo da Educação Física, sendo eles Rui Barbosa, Fernando de Azevedo, Annibal Silveira, Mario Ramos, José de Aquino e Inezil Penna Marinho, que levantaram reflexões voltadas ao endosso da importância da educação física para os educandos. No entanto, a obra em destaque de Faria Junior “Teorias Pedagógicas da Educação Física Brasileira” apresentou um diferencial dos demais autores.
Fonte: HEROLD, Carlos J. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá: Unicesumar, 2018.
Sobre o ineditismo dessa obra assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Faria Junior ganhou fama internacional por abordar, na referida obra, a importância do estudo das teorias pedagógicas em educação, considerando seu valor como pesquisador no campo da história da Educação Física.

Alternativa 2:

A obra de forma inédita buscou a relação entre a luta abolicionista e os questionamentos à estrutura política e educacional do país em meados de 1890. Evidenciando modalidades esportivas como o prisma da Educação Física.

Alternativa 3:

O autor foi um dos principais personagens na luta contra as dificuldades legais, estruturais e pedagógicas que caracterizavam a educação brasileira e abordou em sua obra a relevância da ginástica como componente curricular.

Alternativa 4:

De modo inédito a obra aproximou a organização das atividades propostas por professores de um conceito de aula mediada pelo planejamento e pela estruturação de seus elementos pedagógicos, vistos pelo prisma da Didática.

Alternativa 5:

Farias Junior se destacou com essa obra por endossar a importância da educação para o momento social vivenciado pela sociedade brasileira e pela necessidade das práticas corporais serem tratadas por conhecimentos científicos vindos da fisiologia e da anatomia.

Questão 5
A educação entre os povos primitivos foi fundamental para o início do desenvolvimento educacional da humanidade, como exemplo básico desta forma de educar, podemos citar as sociedades primitivas localizadas no centro da África, que se educavam através da Educação Difusa.
Fonte: HEROLD JÚNIOR, C. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá-PR.: UniCesumar, 2020.
Acerca das características da educação difusa, avalie as afirmações abaixo:

I. Apesar de ocorrer de forma “irreflexiva”, existia relação de ensino e aprendizagem entre os mais velhos e os mais jovens.
II. Era comumente possível reconhecer quando a educação estava acontecendo e quando não estava, era delimitável.
III. São exemplos de elementos da educação difusa: socialização, inculcação e aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

II, apenas.

Alternativa 3:

I e II, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

Questão 6
Inezil Penna Marinho foi um autor importante para a Educação Física brasileira. Tornou-se professor da Escola Nacional de Educação Física e Desportos no ano de 1949. O autor assumiu as cadeiras de Metodologia em Educação Física e História e Organização da Educação Física e dos Desportos. O autor e pesquisador se destacou em estudar diversos campos da Educação Física.
Fonte: HEROLD , Carlos J. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando as áreas pesquisadas por Inezil analise as afirmativas abaixo:

I.    Inezil Penna Marinho foi importante para o estudo das teorias pedagógicas em educação, considerando seu valor como pesquisador no campo da história da Educação Física.
II.   Inezil Penna Marinho escreveu obras e artigos que abordaram, diretamente, a questão educacional de um ponto de vista, digamos, mais aproximado da prática.
III.  Inezil Penna Marinho estudou o lazer e a recreação. Marinho assumia que a recreação e os jogos eram fundamentais para a Educação Física.
IV. Inezil Penna Marinho pautava sua ação por meio de um conceito bio-psico-socio-filosófico, no qual o prazer, o desenvolvimento integral e o aspecto educacional ficassem sempre ressaltados.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e III, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
O final da década de 1970 e início da década de 1980 foi um período marcado por muitas discussões na maneira como a sociedade brasileira lidava com seus problemas. Na qual foi possível evidenciar mudanças políticas e econômicas que impactou muitas questões educacionais. Isso ocorreu no contexto mais amplo da estrutura do capitalismo e do modelo de Estado adequado às reestruturações então em curso.
Fonte: HEROLD, Carlos J.. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá: Unicesumar, 2018.
Sobre as mudanças ocorridas nesse período avalie as afirmativas abaixo e assinale V para as Verdadeiras e F para as falsas.

I.   Neste período, os debates sobre os rumos políticos a serem adotados com vistas ao processo de redemocratização, levando em consideração as décadas em que nosso país esteve sob a égide de uma ditadura civil-militar.
II.  Neste período evidenciou-se a estruturação e ampliação da pesquisa pós-graduada que levaram à instalação de uma crescente postura crítica em relação aos fundamentos das práticas e instituições educacionais.
III. Neste período evidenciou-se que os fundamentos sociopolíticos das questões educacionais também passaram a existir nos cursos de formação em Educação Física, gerando consequências formativas ainda hoje perceptíveis.

As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, F, F.

Alternativa 2:

F, V, V.

Alternativa 3:

V, V, V.

Alternativa 4:

F, F, V.

Alternativa 5:

F, V, F.

Questão 8
A relação da Educação Física com o ambiente escolar é antiga e complexa: antiga, pois a escola pensada como um direito de todos teve seu nascimento marcado pela intensidade de defesas sobre a importância de ter em seu interior os alunos executando práticas corporais; e complexa, pois, mesmo com a intensidade de discursos que advogavam a importância dessas práticas, adequá-las às rotinas escolares sempre fora uma tarefa cheia de percalços, muitos dos quais ainda existem hoje.
Fonte: HEROLD JÚNIOR, Carlos. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá: UniCesumar, 2019.
Com base no fragmento de texto, nota-se que a Educação Física Escolar (EFE) é marcada historicamente por desafios e dilemas, os quais tornam esse componente curricular uma área de conhecimento que ainda carece, atualmente, de atenção e estudos mais aprofundados. Nesse sentido, considerando a história da EFE, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A EFE tem sua origem a partir do campo educacional, constituindo a necessidade de formar professores desvinculados aos conhecimentos da área da saúde.

Alternativa 2:

A forma de atuar do professor de EFE, inicialmente, foi influenciada pelos conhecimentos provenientes das áreas da anatomia, fisiologia, biomecânica.

Alternativa 3:

A ginástica foi uma das primeiras atividades da EFE, a qual possibilitou aos professores dessa prática uma atuação pedagógica semelhante aos outros professores da escola.

Alternativa 4:

Com a novidade do esporte enquanto uma prática corporal da EFE, no século XX, vemos a posição pedagógica dos professores da área igual aos demais docentes da escola.

Alternativa 5:

Em todos os momentos na EFE em que as ênfases a uma prática corporal se alternaram para outras, tais atividades eram ensinadas diferentemente dos contextos não escolares.

Questão 9
Sabe-se que as primeiras décadas do século XX testemunharam um grande interesse pelo corpo e suas práticas. A defesa pela expansão da Educação Física realizada na escola foi um traço característico daquele momento e um grande estimulador para a expansão das práticas corporais existentes na época. Tal característica, levantou a necessidade de se olhar para os lugares voltados à formação de pessoas capacitadas para o trabalho com essas práticas corporais, bem como para as publicações dirigidas à capacitação dessas pessoas.
Fonte: HEROLD JÚNIOR, Carlos. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá-PR.: UniCesumar, 2020.
Considerando o período mencionado no fragmento acima e seu conhecimento sobre a Educação Física Escolar (EFE) no século XX, assinale a alternativa que apresenta as publicações que obtiveram destaque no cenário da EFE brasileira nessa época e seus respectivos autores.
Alternativas
Alternativa 1:

Educação Física Cultural, publicada em 1934 por Annibal Silveira; Educação Physica, publicada em 1935 por Mário Ramos; e, Pedagogia da Autonomia, publicada em 1938 por Elenor Kunz.

Alternativa 2:

Educação Physica, publicado em 1930 por Fernando Marinho; Educação Física, publicado em 1936 por Mário Ramos; e, Pedagogia da Autonomia, publicada em 1938 por Elenor Kunz.

Alternativa 3:

Educação Física Cultural, publicada em 1930 por Fernando Marinho; Educação Physica, publicado em 1936 por Elenor Kunz; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.

Alternativa 4:

Educação Physica, publicado em 1932 por Annibal Silveira; Educação Física Cultural, publicado em 1937 por Fernando Marinho; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.

Alternativa 5:

Educação Physica, publicado em 1930 por Annibal Silveira; Educação Física, publicado em 1936 por Mário Ramos; e, Pedagogia da Educação Física, publicado em 1939 por José Aquino.

Questão 10
Alice, é doutora em Educação Física. Estudou sobre abordagens pedagógicas da EF desde o mestrado e recentemente foi aprovada em um concurso público para essa disciplina no curso de licenciatura em EF. Organizando o planejamento das aulas, decidiu que trataria acerca dos estudiosos que foram e são considerados inovadores, pois refletiam acerca da ênfase nos alunos.
Elaborado pelo professor, 2022.
Nesta direção, assinale a alternativa que apresenta exemplos de os autores que Alice pode apresentar:
Alternativas
Alternativa 1:

John Dewey, Paulo Freire e Maria Montessori.

Alternativa 2:

José Gimeno Sacristán, Celestin Freinet e Edouard Claparède.

Alternativa 3:

Johann Friedrich Herbart, Maria Montessori e Demerval Saviani.

Alternativa 4:

Maria Montessori, John Dewey e Celestin Freinet.

Alternativa 5:

Paulo Freire, Johann Friedrich Herbart e Edouard Claparède

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu