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ATIVIDADE 3 - PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS - 53_2025

ATIVIDADE 3 - PRÁTICAS CORPORAIS ALTERNATIVAS - 53_2025

Questão 1

A sociedade ocidental e a sociedade oriental são construções socioculturais de regiões diferentes do mundo. Se falando do extremo Oriente, é uma das mais antigas civilizações do globo, que possui medicina milenar.

​LOPES, E. F. Práticas corporais alternativas. Maringá: UniCesumar, 2019.​

Diante do exposto e de acordo com o livro da disciplina, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. As culturas oriental e ocidental não possuem interação e diálogo entre si.

PORQUE

II. A sociedade oriental é embasada principalmente nas tradições, por métodos intuitivos, sendo que a sociedade ocidental possui base em métodos científicos, pautados no racionalismo.

Assinale a alternativa correta a respeito das asserções acima.
Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 2

A prática da meditação remonta a tempos antigos, no oriente sua origem está atrelada às manifestações religiosas e espirituais que buscavam a conexão com as divindades de cada crença, especialmente no budismo e nas tradições yogues. Atualmente a meditação surge no ocidente com um olhar científico e desvelando inúmeras possibilidades de atuação, principalmente integrada às atividades no campo da Educação Física.

LOPES, Erica. Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019.

A partir da contextualização histórica apresentada no material da disciplina, analise as afirmativas abaixo:

I.  A meditação segundo o material didático  é usada como um meio para deslocar a consciência do mundo interno para o externo na busca de conexão espiritual.
II. As antigas tradições orientais viam a meditação como um caminho para transcender as sensações puramente materiais ligadas aos sentidos.
III. De acordo com o livro, a meditação ajuda a explorar a realidade externa e a vencer desafios materiais.
IV. As tradições mencionadas no material didático acreditam que somos compostos apenas por uma dimensão físico/material.
V. Conhecer a si mesmo é considerado essencial pelos sábios antigos para eliminar o sofrimento e corrigir imperfeições, segundo o contexto apresentado no livro.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II e V, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

IV e V, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III, IV e V.

Questão 3
Na Biodança, utiliza-se da música como caminho para a relação do próprio indivíduo com a técnica. Essa relação envolve o comportamento humano e alcança situações extrínsecas que colaboram para a autorregulação física, emocional e social. Dessa forma, é perceptível que a Biodança utiliza diversas frequências musicais.


LOPES, E. F. Práticas Corporais Alternativas. Maringá: UniCesumar, 2019.


Considerando o texto acima, analise as asserções que seguem sobre o uso da música na Biodança.
 
I. Utiliza-se de músicas que favoreçam biologicamente o equilíbrio das sensações e emoções.
II. Utiliza-se de músicas mais agitadas, pois elas aumentam os batimentos cardíacos, elevando o estado de entusiasmo.
III. Utiliza-se de músicas suaves pois através dessa frequência ocorre uma diminuição do batimento cardíaco, possibilitando a reflexão dos sentimentos.
IV. Conforme os movimentos realizados na Biodança, o indivíduo entra em um estado de transe musical, na qual ocorrem alterações biológicas, sociais, emocionais e também profissionais.
 
As afirmações I, II, III, e IV são, respectivamente:

Alternativas
Alternativa 1:

V, F, V, V.

Alternativa 2:

V, V, F, F.

Alternativa 3:

F, V, F, V.

Alternativa 4:

V, V, V, F.

Alternativa 5:

F, F, F, V.

Questão 4

A origem da Biodança tem como uma das características principais a observação humana, a partir dela seu idealizador foi capaz de captar informações e trazer significados muito sensíveis que viabilizaram a construção de um espaço de troca profunda, trazendo nesta prática uma interlocução direta entre corpo e mente.

LOPES, Erica. Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019.

Com base no livro didático e na compreensão da sua idealização, analise as afirmativas abaixo:

I. A Biodança foi criada por Rolando Toro Araneda, um psicólogo, professor e antropólogo chileno.
II. Toro iniciou seu trabalho no Hospital Psiquiátrico da Universidade Católica do Chile em 1964.
III. A música não desempenhou nenhum papel importante nas observações de Toro sobre os pacientes.

É correto o que se aplica em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

I, apenas.

Alternativa 3:

II, apenas.

Alternativa 4:

III, apenas.

Alternativa 5:

II e III, apenas.

Questão 5

O Tai Chi Chuan faz parte da Medicina Tradicional Chinesa e neste contexto se apropria de muitos conteúdos e significados para expressar seus movimentos e conduzir sua prática. Uma das teorias mais vigorosas neste contexto é sobre as energias de Yin e Yang que compreendem a teoria dos opostos complementares.

LOPES, Erica. Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019.

Com base no material didático que apresenta a teoria do Yin e Yang, analise as afirmativas abaixo:

I. O símbolo Tai Chi utiliza as cores branco e preto para representar a oposição e a falta de interação entre Yin e Yang.
II. A ideia de complementariedade no símbolo Tai Chi é mostrada pela presença de um ponto da cor oposta dentro de cada metade.
III. O círculo no símbolo Tai Chi representa a separação absoluta entre os elementos Yin e Yang.
IV. Segundo o texto, o círculo no símbolo Tai Chi representa a constância da vida, onde tudo tem um fim definitivo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

IV, apenas.

Alternativa 4:

III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6
Dentro das práticas corporais alternativas temos a Yoga, que envolve diferentes estilos e, dependendo da cultura espiritual, pode ser dividida em três formas: Yoga Hindu, Yoga Budista, Yoga Jaina, sendo que cada uma destas assume determinada finalidade.
LOPES, Érica Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá: UniCesumar, 2019.
Considerando o texto acima, analise as questões abaixo:
I. Raja-Yoga é também chamado de Pâtanjala-Yoga ou Yoga Clássico (Yoga Real).
II. O primeiro estilo, o Wu, veio dos estilos Yang e Chen, é lento, plano e pequeno, e as posturas são altas.
III. Tantra Yoga (Yoga da continuidade) que incluio Kundalinî-Yoga (Yoga do poder da serpente) e o Laya-Yoga (Yoga da dissolução).
IV. Hatha-Yoga (Yoga da força), Karma-Yoga (Yoga da ação), Jnâna-Yoga (Yoga da sabedoria), Bhakti-Yoga (Yoga da devoção) e Mantra-Yoga (Yoga dos sons poderosos).

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II apenas.

Alternativa 2:

I e III apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV apenas.

Alternativa 4:

II, III e IV apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 7
É ainda muito comum, quando pensamos sobre educação física, fazermos uma ligação direta ao corpo e ao movimento, principalmente ao movimento sistematizado e condicionante, afinal, historicamente a área de atuação foi construída atrelada aos componentes fisiológicos. Contudo, é necessário entendermos para além do corpo e suas necessidades biológicas, até mesmo porque, quem “carrega” esse corpo é um ser completo.
LOPES, Erica Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019.
Diante do entendimento sobre a busca da integralidade na educação física, analise as afirmativas abaixo:

I.A educação física, em um novo contexto, busca se afirmar dentro da visão holística, entendendo que algumas situações cotidianas afetam o todo.
II. A mente pode adoecer o corpo, assim como o corpo pode adoecer a mente, atrelamos esse entendimento a visão psicossomática.
III. Pode-se afirmar que não existe um corpo saudável que esteja em constante sobrecarga de estresse, pois as perturbações, internas ou externas, causam desajustes psicológicos e orgânicos.
IV. ​Além dos fatores originados do corpo, mente e da interação entre ambos, o ambiente e meio social também tem sido considerados como influenciadores no surgimento de algumas doenças, o que estudiosos têm chamado de desordens “sociossomáticas”.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e IV, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

III e II, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 8

A biodança surge em um contexto de observação e, por estar intimamente ligada às condições mentais, influencia diretamente inúmeros processos neuroquímicos, evidenciando muitos de seus efeitos orgânicos em pesquisas científicas.

LOPES, Erica. Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019.

Com base nos estudos construídos a partir das vivências de biodança, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

A música euforizante ativa o sistema simpático, enquanto a música regressiva ativa o sistema parassimpático, promovendo um padrão sinérgico entre as duas polaridades.

Alternativa 2:

A ativação do sistema parassimpático é induzida por música euforizante, que libera o neurotransmissor Noradrenalina.

Alternativa 3:

O sistema simpático é ativado através de descargas de Acetilcolina induzidas por música regressiva.

Alternativa 4:

A música regressiva é responsável pela ativação do sistema simpático, promovendo a liberação de Noradrenalina.

Alternativa 5:

Músicas e exercícios que estimulam uma pulsação intensa são responsáveis por ativar o sistema simpático, promovendo integração e reaprendizagem instintiva.

Questão 9
Ao estudarmos as práticas corporais alternativas voltamos nosso olhar a uma educação física holística, voltada a compreender o corpo e a mente como indissociáveis. Embora, muitas vezes o foco das práticas envolve a percepção corporal é a mente que rouba a atenção e permite ou não que a experiência corporal seja completa. A melhor forma que nos conectarmos com nossa mente é por meio da Meditação, no entanto, para compreendê-la precisamos a conhecer.
LOPES, Erica Fernanda. Práticas Corporais Alternativas. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019.
Diante do contexto acima e das evidências apresentadas na unidade IV sobre meditação, analise as afirmativas abaixo e assinala as corretas.

I.Não existe um marco histórico que determina o surgimento da meditação, mas sabe-se que ela surge em tempos muito antigos. No entanto, um dos principais referenciais é o budismo, no oriente.
II.Dentre as percepções acerca da meditação é preciso compreendê-la como um processo de conexão entre a consciência do mundo externo e interno promovendo um processo de expansão e conexão com a espiritualidade.
III.Em algumas tradições, acredita-se que o homem é composto por diferentes dimensões, são elas dimensão físico/material, mental e espiritual, sendo que a mental é a responsável por transcender todas as demais.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

II e III, apenas.

Alternativa 4:

I e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 10

A área da Educação Física tem procurado perpassar o âmbito da Cultura Corporal e, dessa forma, encontrar uma definição que amplie a visão do corpo. Nesse sentido, as Práticas Corporais Alternativas vêm trazer uma desconstrução de alguns aspectos antes relacionados à visão sobre o corpo.

LOPES, E. F. Práticas corporais alternativas. Maringá: UniCesumar, 2019.​

De acordo com o exposto acima e com o material didático da disciplina, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:

O Tai Chi Chuan e a Yoga são práticas corporais alternativas que utilizam movimentos realizados com lentidão, leveza e introspecção, em que cada praticante possui um desafio consigo mesmo.

Alternativa 2:

As práticas corporais alternativas possuem ênfase principalmente na competitividade, enaltecimento da técnica e no higienismo.

Alternativa 3:

As práticas corporais alternativas estabelecem a realização de padrões de movimentos pré-moldados, racionalizados.

Alternativa 4:

A Yoga e o Tai Chi Chuan são práticas corporais alternativas que estimulam a competição entre os praticantes.

Alternativa 5:

As práticas corporais alternativas se contrapõem às práticas convencionais.

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