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ATIVIDADE 3 - ADM - GESTÃO DA QUALIDADE - 53_2025

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ATIVIDADE 3 - ADM - GESTÃO DA QUALIDADE - 53_2025

ATIVIDADE 3 - ADM - GESTÃO DA QUALIDADE - 53_2025

Questão 1
Depois de vários acidentes de trabalho que resultaram em afastamento e processos trabalhistas, o diretor resolveu contratar um profissional com experiência de mercado para solucionar os problemas. O novo gestor aceitou a ideia de reanalisar o processo produtivo e decidiu que seria necessário um diagnóstico aprofundado acompanhando cada etapa do processo, visando perceber possíveis pontos que poderiam ser aperfeiçoados que estão causando diversas situações desagradáveis. Após o diagnóstico, foi necessário um tempo até que todas as informações fossem devidamente analisadas.

Considerando a Matriz de Priorização para a solução de problemas, analise as afirmativas a seguir:

I. A Matriz de Priorização é uma excelente alternativa por definir pesos que determinados problemas impactam e definir o que é mais importante e urgente de ser realizado.
II. As diferentes escalas de peso precisam ser definidas adequadamente para que a Matriz de Priorização possa demonstrar prioridade de ações.
III. Pode ser aplicado para produtos, processos, serviços, organização, visando à melhoria, considerando objetivos e significados ou, até mesmo, causa e efeito.

​É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 2
Você é um analista de qualidade em uma empresa alimentícia que está investigando variações na temperatura de armazenamento de um produto específico. Após coletar dados de temperatura ao longo de várias semanas, você decide utilizar o histograma como ferramenta estatística para analisar a distribuição desses dados. Ao plotar o histograma, você observa que a maioria das medições se concentra em torno de uma faixa estreita de temperatura, mas há algumas ocorrências de temperaturas extremas que podem impactar na qualidade e segurança do produto. Com base nessa análise, você propõe ajustes nos procedimentos de controle de temperatura para garantir que o produto seja armazenado dentro dos limites ideais, minimizando assim riscos de deterioração e prejuízos à qualidade.
Neste cenário, o histograma se revela uma ferramenta crucial para visualizar e interpretar a distribuição dos dados de temperatura, permitindo tomar decisões informadas para melhorar os processos de armazenamento e preservação da qualidade dos produtos alimentícios.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O histograma é uma ferramenta útil para identificar a distribuição de frequência de dados categorizados, permitindo visualizar a variabilidade e a tendência central dos valores.

PORQUE
II. O histograma é capaz de monitorar o comportamento de uma variável ao longo do tempo, sendo mais eficaz que os gráficos de controle nesse aspecto.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 3
A cultura organizacional pode ser compreendida como um conjunto de valores, expressos em elementos simbólicos e em práticas organizacionais, de modo que sua capacidade de ordenar, atribuir significações, construir a identidade organizacional, tanto agem como elemento de comunicação e consenso, como expressam e instrumentalizam relações de dominação.
Fonte: PARDO, P. Gestão da qualidade. Maringá - PR.: Unicesumar, 2017.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Considerando a qualidade no ambiente externo à empresa, caso a sociedade em sua totalidade adquirir a cultura da qualidade, a implantação de valores que privilegiam a qualidade no país estará garantida.

PORQUE
II. Quando a sociedade exige qualidade, ela está exercendo o direito de ser bem atendida de acordo com as suas necessidades. Com isso, as empresas terão que mudar a forma com que fabricam ou prestam serviços, e se não prezarem pela qualidade, estarão sujeitas a serem excluídas do mercado devido à reprovação do cliente.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 4
As análises que os especialistas da área de Qualidade estão publicando a respeito da nova norma ISO 9001:2015 têm pontos convergentes a respeito dos benefícios que esta nova versão trará para as organizações. Um destaque que podemos pontuar nesse novo documento é a construção mais sólida das referências ao contexto ambiental em que a organização está inserida.
Fonte: PARDO, P. Gestão da qualidade. Maringá - PR.: Unicesumar, 2017.
Considerando o exposto da nova norma ISO 9001:2015, analise as afirmativas a seguir.

I. A maior parte das organizações posssui mais de uma norma de sistema de gestão para implementar e certificar.
II. A nova versão da norma tem uma construção mais robusta das referências ao contexto ambiental.
III. A norma ISO da série 9000 tem a intenção de certificar a gestão do controle da performance.
IV. Um dos benefícios da norma é a compreensão de que as organizações adotam várias normas.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e III, apenas.

Alternativa 2:

II e IV, apenas.

Alternativa 3:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 5
O termo “custos da qualidade” assumiu díspares significados para pessoas diferentes. Alguns os compararam aos custos para se atingir a qualidade. Outros equipararam o termo aos custos para o funcionamento do Departamento de Qualidade. Desta forma, o custo de manter a qualidade é considerado compensador em relação ao custo da não qualidade. Townsend (1991 apud CRC RS, 2000, p. 18) afirma que não é a qualidade que custa, mas sim “a não conformidade ou a não qualidade, que é dispendiosa". Para ele, atingir a qualidade é dispendioso, exceto quando comparado com o não atingimento dela.
Fonte: CRC RS. Custos da qualidade: uma abordagem prática. Porto Alegre: Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, 2000.
Considerando os tipos de desperdícios que impactam nos custos da qualidade, analise as afirmativas a seguir:

I. Superprodução pode resultar no aumento dos estoques e esconder falhas no processo produtivo, como longos tempos de preparação de máquinas.
II. Transporte de materiais é visto como um desperdício de tempo e recursos, sendo recomendado reduzi-lo ao mínimo através de um arranjo físico adequado que diminua as distâncias percorridas.
III. Processamento ocorre devido à falta de sincronização da produção e gera custos significativos para a empresa.
IV. Produtos defeituosos estão envolvidos em diversas operações na fábrica, contribuindo para movimentações desnecessárias durante a execução das atividades, o que representa ineficiências na operação.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

I e II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

I, III e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:

I, II, III e IV.

Questão 6
As auditorias de qualidade têm sido tradicionalmente utilizadas para propiciar garantia de que os produtos estão em regulação e conformidade com as especificações e as operações em conformidade com os procedimentos. Esta é uma atividade importante para um sistema de gestão da qualidade, pois, é através do processo de auditoria que as empresas podem avaliar o seu sistema de gestão.
Fonte: PARDO, P. Gestão da qualidade. Maringá - PR.: Unicesumar, 2017.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A finalidade das auditorias é propiciar informações, independentes e imparciais, não apenas aos gerentes operacionais, mas também a outros que tenham necessidade de saber.

PORQUE
II. As empresas que desejam efetuar auditorias de qualidade direcionadas para assuntos ligados a negócios comumente o fazem utilizando os altos gerentes ou consultores externos como auditores.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 7
Os conceitos de Gestão da Qualidade Total (GQT) são fundamentais para gestores que buscam excelência organizacional. Segundo Carpinetti (2012), Juran, uma figura-chave na história da qualidade, define GQT como um sistema que visa alcançar a satisfação dos clientes, empoderar os funcionários e otimizar os resultados financeiros. O Departamento de Defesa dos EUA complementa essa visão, descrevendo GQT como um esforço contínuo e integrado de melhoria que envolve toda a organização, com o objetivo de aumentar o desempenho em todas as suas dimensões. Esses conceitos destacam a importância da melhoria contínua, do envolvimento total das pessoas e da satisfação do cliente como pilares da gestão pela qualidade.
Fonte: CARPINETTI, L. C. R. Gestão da Qualidade: Conceitos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2012.
Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. A Gestão da Qualidade Total (GQT) visa à satisfação dos clientes e o aumento da competitividade da empresa.

PORQUE
II. A Gestão da Qualidade Total (GQT) promove a melhoria contínua em todos os aspectos da organização, envolvendo todos os níveis hierárquicos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:

A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:

As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 8
O fluxograma de processos é uma das ferramentas da qualidade que pode contribuir diretamente para o bom desempenho do negócio e isso se deve à possibilidade de compreender o passo que um processo segue até a conclusão. Por meio de símbolos que tem diferentes aplicações, é possível mapear a sequência de passos, incluindo formas de correção ou complementação, para que o processo possa terminar. Pode ser utilizada tanto para rotinas específicas ou o funcionamento global do negócio. Com os departamentos atuando de forma integrada com a estratégia da empresa, será possível estabelecer ligações mais consistentes entre os setores, visando trazer melhores resultados.


 
A respeito desses aspectos, analise as afirmativas a seguir:

I. Os processos organizacionais que precisam ser aprimorados são aqueles que estão causando problema ou demora para serem superados.
II. Todas as atividades organizacionais permitem a elaboração de um fluxograma de processos, que é o primeiro passo visando otimização das etapas.
III. Os símbolos utilizados no fluxograma visam estabelecer as ações que precisam ser realizadas para conectar o início e o final do processo.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

I e II, apenas.

Alternativa 3:

I e III, apenas.

Alternativa 4:

II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, II e III.

Questão 9
Slack, Alistair e Johnston (2013) consideram que a qualidade reduz custos e retrabalho, refugo, reclamações e devoluções e, mais importante, boa qualidade gera clientes satisfeitos. Nesse sentido, acredita-se que, a longo prazo, a qualidade será o fator mais importante que afetará o desempenho de uma empresa em relação à sua concorrência. Por meio dela, a organização obterá a vantagem competitiva, garantindo a sua sobrevivência neste mercado competitivo.
Fonte: SLACK, N.; ALISTAIR, B-J.; JOHNSTON, R. Princípios de administração da produção. São Paulo: Atlas, 2013.
Diante do contexto, qual das alternativas a seguir tem como princípios: Foco no cliente; Liderança; Engajamento das Pessoas; Abordagem de Processos; Abordagem de Processos; Melhoria; Tomada de Decisão baseada em evidências; Gestão de relacionamento? Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:

Esses princípios são do Ciclo PDCA.

Alternativa 2:

Esses princípios são do Programa 5S.

Alternativa 3:

Esses princípios são do Benchmarking.

Alternativa 4:

Esses princípios são da Reengenharia.

Alternativa 5:

Esses princípios são do Gerenciamento da Qualidade.

Questão 10
De acordo com CODEMEC (2014), o Prêmio Nacional de Qualidade é “concedido pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o Prêmio constitui o maior reconhecimento público a excelência da gestão das organizações com sede no Brasil. O processo visa estimular o desenvolvimento do país, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações”.
CODEMEC. Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). 2014. Disponível em: <https://codemec.org.br/geral/premio-nacional-da-qualidade-pnq/> acesso em: 30/05/22.


 
Sobre o Prêmio Nacional da Qualidade analise as afirmativas a seguir.
 
I. A FNQ é uma entidade privada com fins lucrativos que é responsável por restringir os participantes ao PNQ.
​II. O Prêmio Nacional da Qualidade estimula a melhoria da qualidade de gestão das empresas nacionais.
III. O Deming Prize foi desenvolvido na Inglaterra em homenagem à revolução industrial ocorrida no país.
IV. O PNQ é restrito a um pequeno grupo de empresa, sendo as indicações limitadas às empresas grandes.
 
 É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:

II, apenas.

Alternativa 2:

II e III, apenas.

Alternativa 3:

II e IV, apenas.

Alternativa 4:

I, II e III, apenas.

Alternativa 5:

I, III e IV, apenas.

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