
Com a elaboração do novo PER-SUS, por meio do PAC, a previsão é substituir 56 equipamentos de radioterapia
Com a elaboração do novo PER-SUS, por meio do PAC, a previsão é substituir 56 equipamentos de radioterapia
Novo PER-SUS
Com a elaboração do novo PER-SUS, por meio do PAC, a previsão é substituir 56 equipamentos de radioterapia obsoletos em vários hospitais, em todo o território nacional. Além disso, o programa vai contribuir para estruturação de parceria público-privada na construção do novo campus do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e dois novos Centros Especializados do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). “O Ministério da Saúde quer expandir o atendimento em radioterapia no SUS, fortalecendo a rede de atenção à saúde para o controle do câncer”, afirma o secretário de Atenção Especializada à Saúde da pasta, Adriano Massuda. O plano de expansão da radioterapia integraliza o tratamento oncológico em um mesmo hospital, otimizando a utilização dos recursos humanos e diminuindo vazios assistenciais em radioterapia. A meta é finalizar o programa até meados de 2025.
Tratamento bem-sucedido
Uma das pacientes do SUS foi Maria Rosinete Pereira da Silva, 55 anos, moradora de Santarém, no Pará. Ela precisou parar o trabalho de diarista por conta do câncer de mama . Mãe de três filhos e avó de três netos, Rosinete chorou ao saber do diagnóstico e buscou, na família, forças para começar o tratamento. “No banho, eu descobri o caroço. Logo procurei um médico que pediu a biópsia e foi detectado o câncer”, relata. Por ser um tratamento longo e de grande valor financeiro, Rosinete foi buscar ajuda na rede pública. “Meu tratamento foi todo feito pelo SUS, no Hospital Regional de Santarém. Fui muito bem atendida, e recebi todo o apoio necessário”, afirma. O tratamento durou mais de um ano com 16 sessões de quimioterapia e 16 de radioterapia. Hoje, ela recebe acompanhamento frequentemente e, de três em três meses, volta ao hospital para realizar mamografia e outros exames de rotina.
Disponível em: BRASIL. Ministério da Saúde. https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202410/ministerio-da-saude-inicia-nova-fase-do-plano-de-expansao-da-radioterapia-per-sus. Acesso em: 03 jun 2025.
Com base nas informações apresentadas acima, redija um texto de até 10 linhas, englobando as seguintes questões:
Questão 01 – Princípios do SUS
Com base na leitura do cenário apresentado sobre o novo Plano de Expansão da Radioterapia no SUS (PER-SUS) e nos conteúdos estudados ao longo da disciplina, identifique dois princípios do Sistema Único de Saúde que estão sendo concretizados com a implementação do programa. Explique como esses princípios se manifestam na medida, considerando a ampliação do acesso ao tratamento oncológico e a substituição de equipamentos obsoletos.
Questão 02 – Direito à saúde e financiamento
A destinação de recursos públicos para o PER-SUS visa ampliar o tratamento de câncer por meio da radioterapia em hospitais da rede pública. Com base no conteúdo da disciplina e na Constituição Federal de 1988, explique como esse tipo de investimento contribui para a efetivação do direito fundamental à saúde, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES A SEGUIR:
- Utilizar o campo abaixo para redigir sua resposta.
- Assistir ao vídeo explicativo da Atividade de Estudo 1, gravado pela Professora Caroline Previato, disponível na sala do café.
- Não realizar cópias da internet ou livros.
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema, e você não conseguirá realizar alterações.
- Caso tenha dúvidas, não deixe de encaminhá-las ao professor mediador através do "Fale com o Mediador."
