
Uma construtora está executando o revestimento interno e externo de um conjunto habitacional com blocos cerâmicos. No projeto original, está previsto o uso de argamassa
Uma construtora está executando o revestimento interno e externo de um conjunto habitacional com blocos cerâmicos. No projeto original, está previsto o uso de argamassa
Uma construtora está executando o revestimento interno e externo de um conjunto habitacional com blocos cerâmicos. No projeto original, está previsto o uso de argamassa convencional, feita no canteiro de obras. No entanto, surgiram problemas, como baixa aderência da argamassa, fissuras após a cura e desperdício de materiais. O engenheiro responsável considera migrar para argamassas industrializadas, bem como avaliar melhor a escolha dos pisos cerâmicos para áreas internas e externas da edificação.
Você foi contratado como estagiário de engenharia civil para auxiliar o engenheiro responsável na tomada de decisões. Diante disso, analise o caso apresentado e responda as seguintes etapas:
1. Relacione três possíveis causas técnicas para os problemas relatados com o uso da argamassa convencional.
2. Justifique a viabilidade técnica e econômica da adoção de argamassas industrializadas para esse projeto.
3. Indique dois tipos de aditivos químicos que poderiam ser utilizados para melhorar a performance da argamassa no revestimento e explique o efeito esperado de cada um.
4. Elabore uma sugestão de plano de transição para a substituição da argamassa convencional pela industrializada, considerando os impactos nos prazos, custos e treinamento da equipe de obra. Seu plano deve conter 4 fases essenciais, além de apresentar os impactos positivos de se utilizar a argamassa industrializada:
Fase 1 – Planejamento e análise de viabilidade técnica.
Fase 2 – Treinamento da equipe.
Fase 3 – Aplicação piloto.
Fase 4 – Implantação gradual.
Impactos positivos da utilização da argamassa industrializada.
5. Com base na classificação dos pisos cerâmicos, oriente o engenheiro responsável sobre os critérios que devem ser considerados na escolha de revestimentos para áreas úmidas externas, salas internas (ambientes secos) e banheiros (interno e úmido), justificando sua resposta com base nos níveis de absorção e resistência dos materiais.
