
A evolução da computação trouxe diferentes paradigmas de desenvolvimento de sistemas. Enquanto os sistemas convencionais
A evolução da computação trouxe diferentes paradigmas de desenvolvimento de sistemas. Enquanto os sistemas convencionais
A evolução da computação trouxe diferentes paradigmas de desenvolvimento de sistemas. Enquanto os sistemas convencionais focam na automação de tarefas rotineiras, operacionais e com baixa necessidade de raciocínio, os sistemas simbólicos, como os especialistas, foram projetados para simular processos de decisão humana, exigindo representação de conhecimento e inferência lógica. Essa distinção impacta diretamente as decisões dos profissionais de tecnologia ao escolher a abordagem mais adequada para cada problema.
Você, como futuro desenvolvedor de sistemas inteligentes ou analista de soluções tecnológicas, será responsável por decidir quando aplicar cada tipo de programação. Pensando nisso, reflita e responda de forma prática e fundamentada às questões a seguir:
a) Imagine que uma empresa deseja automatizar seu processo de triagem de currículos. Caso a empresa optasse por um sistema simbólico (baseado em regras), descreva como você estruturaria a base de conhecimento desse sistema para realizar a triagem de currículos de forma eficiente. Cite pelo menos três tipos de regras que poderiam ser utilizadas com essa estrutura.
b) Explique como a diferença entre programação convencional e simbólica pode impactar na manutenção e atualização futura desse sistema de triagem, citando pelos menos dois desafios específicos em manter um sistema simbólico ao longo do tempo.
Orientações Gerais:
- Acesse o link com um vídeo tutorial para ajudá-lo nesse processo de criação e desenvolvimento. O acesso deverá ser realizado em: Materiais >> Material da Disciplina.
- Lembre-se que evidências de cópias de materiais, incluindo de outros acadêmicos, sem devidas referências, serão inquestionavelmente zeradas. As citações e referências, mesmo que do livro da disciplina, devem ser realizadas conforme normas da Instituição de Ensino.
- Não são permitidas correções parciais no decorrer do módulo, ou seja, o famoso: “professor, veja se minha atividade está certa?”. Isso invalida seu processo avaliativo. Lembre-se de que a interpretação da atividade também faz parte da avaliação.
- Procure sanar suas dúvidas junto à mediação em tempo hábil sobre o conteúdo exigido na atividade.
- Sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade de Estudo 1 (não é permitido anexar formulário).
- Procure elaborar sua resposta em um editor de textos, existem vários grátis e que funcionam diretamente no navegador, como, por exemplo, o Google Docs e depois colar no campo da atividade.
- Atenção ao prazo de entrega, evite envio de atividade em cima do prazo. Você pode ter algum problema com internet, computador, software etc., e os prazos não serão flexibilizados, mesmo em caso de comprovação.
Bons estudos!
