
Para isso, ele propõe o seguinte desafio: os alunos deverão elaborar uma apresentação explicativa para os futuros colegas da escola, que ainda não conhecem
Para isso, ele propõe o seguinte desafio: os alunos deverão elaborar uma apresentação explicativa para os futuros colegas da escola, que ainda não conhecem
Para isso, ele propõe o seguinte desafio: os alunos deverão elaborar uma apresentação explicativa para os futuros colegas da escola, que ainda não conhecem profundamente o tema. Esta apresentação deve mostrar a importância da descentralização da informação nos anos 60, os marcos históricos como a Arpanet, a criação da Web por Tim Berners-Lee e a expansão da internet no Brasil.
Com base no texto fornecido e nos seus conhecimentos sobre redes de computadores:
Elabore um texto que aborde os seguintes aspectos:
- a) A motivação para a criação da internet e a arquitetura inicial de sua rede.
- b) A transição da Arpanet para a Internet e o surgimento da Web em 1991.
- c) A chegada da internet ao Brasil e a importância dos backbones acadêmicos.
Referências:
BITTENCOURT, I. I.; ISOTANI, S. Dados Abertos Conectados. São Paulo: Novatec, 2015.
CYCLADES, B. Guia internet de conectividade. São Paulo: Editora SENAC, 1999.
FOROUZAN, B. A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MORIMOTO, C. E. Redes de Computadores: Guia prático. 2 ed. Porto Alegre: Sul Editores, 2011
ROSS, K.; KUROSE, J. F. Redes de Computadores e a Internet: uma abordagem top down. 5 ed. São Paulo: Pearson, 2005.
TANENBAUM, A.; WETHERALL, D. J. Redes de Computadores. 5 ed. São Paulo: Pearson, 2011.
Orientações Importantes:
- Vídeo de Orientação: acesse o vídeo de orientação disponível na disciplina para auxiliá-lo no desenvolvimento da atividade. O link do vídeo pode ser encontrado no Studeo em Sala do Café >> Dicas e Orientações: assista atentamente para garantir que você compreenda todo o processo necessário.
- Originalidade e Referências: é imprescindível que sua atividade seja original. Qualquer indício de cópia de materiais, incluindo trabalhos de outros estudantes, sem as devidas referências, resultará na anulação da pontuação. Certifique-se de utilizar corretamente as normas de citação e referência exigidas, mesmo para o material do próprio livro da disciplina.
- Avaliação Individual: durante o módulo, não serão realizadas revisões parciais das atividades. Não é permitido enviar trechos de sua resposta para a validação antecipada do professor, como, por exemplo, "veja se minha atividade está correta". A interpretação da atividade é parte integrante do processo avaliativo e cabe a você verificar a adequação de suas respostas.
- Tire Suas Dúvidas: procure sanar todas as suas dúvidas com o professor mediador em tempo hábil. Isso garantirá que você tenha a clareza necessária para cumprir a atividade de forma eficiente. Não deixe para buscar ajuda no último momento.
- Formato de Entrega: sua resposta deve ser inserida diretamente no quadro disponível no campo da Atividade Discursiva. Não é permitido anexar documentos ou formulários. Elabore suas respostas em um editor de texto, como o Google Docs, para evitar a perda de informações, e depois cole o texto final no campo apropriado.
- Atenção ao Prazo: fique atento ao prazo de entrega e evite enviar a atividade no último minuto. Problemas com internet, computadores ou softwares podem ocorrer, e não haverá prorrogação do prazo de entrega por esses motivos, mesmo que sejam comprovados.
Seguindo essas orientações, você garantirá uma participação eficiente e bem-sucedida na atividade.
Bons estudos!
Em caso de dúvidas, encaminhar mensagem ao seu Professor(a) Mediador(a)
