
Um novo desafio é vislumbrado nesta perspectiva, pois os conteúdos devem e continuarão a existir
Um novo desafio é vislumbrado nesta perspectiva, pois os conteúdos devem e continuarão a existir
Um novo desafio é vislumbrado nesta perspectiva, pois os conteúdos devem e continuarão a existir, mas eles precisarão estar alinhados as competências e habilidades retratadas na BNCC. Pensar num currículo que se baseie nos princípios regidos pela nova Base Curricular, com foco nas Competências e Habilidades, numa construção colaborativa, um currículo construído em equipe, levando em consideração o olhar do educando, com respeito à autonomia, buscando a construção desse educando livre, respeitando as diversidades, não só locais, como cada indivíduo, com suas peculiaridades, seus diferentes saberes, construindo uma política para todos, onde todos possam aprender e se fazer aprender, buscando evidência científica, buscando as evidências como prova das argumentações, buscando o processo de ensino com clareza e objetividade, focado no que realmente precisa se aprender e a importância do que é ensinado no dia a dia desse aluno".
SILVA FILHO, Dalberto Da; IZOTON, Clayton Augusto Fontana. A BNCC e a Aplicabilidade Do Currículo: Possibilidades E Desafios. In: JORGE, Welington Junior (org.). Tecnologias e mídias digitais na educação: conceitos práticos e teóricos. Maringá, PR: Uniedusul, 2021. Disponível em: https://www.uniedusul.com.br/wp-content/uploads/2021/12/E-BOOK-TECNOLOGIAS-E-MIDIAS-DIGITAIS-NA-EDUCACAO-CONCEITOS-PRATICOS-E-TEORICOS.pdf. Acesso: 20 jun. 2025.
Texto 2: trecho retirado da BNCC, no tópico COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (competência número 5):
"Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva" (BNCC, 2018).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 jun.2025.
Considerando o material didático e as informações apresentadas acima, elabore um texto dissertativo (de no mínimo 20 e no máximo 25 linhas) apresentando de que maneira as novas tecnologias na educação podem atuar como facilitadoras para o desenvolvimento da competência número 5 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo o protagonismo dos alunos e o princípio da equidade, especialmente ao considerar as diferentes realidades educacionais do Brasil.
