
Com base nessa situação, a equipe técnica decidiu realizar análises químicas detalhadas do solo, da água de irrigação e dos fertilizantes utilizados, visando compreender as
Com base nessa situação, a equipe técnica decidiu realizar análises químicas detalhadas do solo, da água de irrigação e dos fertilizantes utilizados, visando compreender as
Com base nessa situação, a equipe técnica decidiu realizar análises químicas detalhadas do solo, da água de irrigação e dos fertilizantes utilizados, visando compreender as possíveis reações químicas envolvidas e identificar os cátions e ânions presentes, bem como sua influência na disponibilidade dos nutrientes essenciais para a soja, como nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, ferro e manganês. Os resultados laboratoriais apontaram:
- pH do solo ácido (em torno de 4,7);
- Elevada concentração de alumínio trocável (Al³⁺);
- Presença de íons ferro (Fe²⁺/Fe³⁺) e manganês (Mn²⁺) em formas insolúveis;
- Precipitação de fosfatos;
- Presença de matéria orgânica com grupos complexantes;
- Alto teor de bicarbonatos (HCO₃⁻) na água de irrigação, que pode estar alterando o equilíbrio ácido-base no solo.
Perguntas:
Com base nos dados apresentados, explique como a química dos solos e os conceitos de soluções e equilíbrio químico, reações ácido-base, solubilidade, oxirredução e complexação podem ser aplicados para interpretar os problemas químicos enfrentados no solo desta plantação de soja. Em sua resposta, discuta também como a identificação e separação de cátions e ânions são importantes para entender a dinâmica dos nutrientes no solo, e proponha medidas corretivas para restabelecer a fertilidade do solo com base nos princípios da química agrícola.
