
5. Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar
5. Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar
- Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.
- Conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa, com vistas ao exercício da fruição e da ampliação de perspectivas no contato com diferentes manifestações artístico-culturais (BRASIL, 2018, p. 246).
Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em <https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 17 jun. 2025.
O texto anterior apresenta as seis (6) competências elencadas para o ensino de Língua Inglesa nos anos finais do Ensino Fundamental pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Considerando essas competências, elabore um plano de aula para duas (2) aulas de língua inglesa para uma turma do Ensino Fundamental, anos finais. Seu plano de aula deve conter:
- Série a ser trabalhada: 6º, 7º, 8º ou 9º ano.
- Conteúdo a ser desenvolvido (gênero textual, conteúdo gramatical, vocabulário, contextos diversos etc.).
- Três (3) objetivos a serem atingidos ao final dessas duas aulas.
- Passo a passo das aulas, considerando atividades de warm-up do conteúdo, desenvolvimento e finalização (wraping-up).
4.1 O passo a passo deve ser detalhado: elenque etapas da aula, bem como os possíveis instrumentos a serem utilizados (jogos, atividades, quadro, caderno, dinâmica, computador, recurso tecnológico etc.).
- Faça um breve parágrafo ao final do plano de aula explicando quais dessas competências elencadas pela BNCC foram desenvolvidas nessas duas aulas e explique/justifique o porquê (onde você vê esse desenvolvimento?).
