FECHAR

Além disso, uma pesquisa possui diversas etapas que devem ser seguidas, para que os objetivos sejam atingidos

R$30,00
Enviar Mensagem

Além disso, uma pesquisa possui diversas etapas que devem ser seguidas, para que os objetivos sejam atingidos

 

Além disso, uma pesquisa possui diversas etapas que devem ser seguidas, para que os objetivos sejam atingidos e os dados coletados possam auxiliar no desenvolvimento da organização no mercado.

 

 

 

Uma dessas etapas envolve a coleta de dados que, segundo Silva e Saes (2022, p. 135):

 

 

 

“O trabalho de campo é considerado uma das partes mais caras, demoradas e sujeitas a erros no processo de pesquisa. Isso porque nem sempre e fácil encontrar todos elementos da amostra no prazo estipulado pelo cronograma, bem como pode ter problemas quanto à recusa dos envolvidos em cooperar, seja por falta de honestidade do entrevistado e/ou do entrevistador ou o entrevistado se recusa a responder o questionário”.

 

Fonte: SILVA, P. K. da. SAES, D. X. Pesquisa de marketing. Maringá: UniCesumar, 2017.

 

 

 

Assim, as empresas elaboram projetos de pesquisa, com diversas etapas, sendo uma dessas a definição do método da coleta de dados. Com base nessas informações, vamos à atividade.

 

 

 

1) Os Métodos de Coleta de Dados apresentam vantagens e desvantagens em seu uso, sendo tais métodos definidos como: (1) Entrevista Pessoal, (2) Entrevista pelo correio (autopreenchimento), (3) Entrevista por telefone e (4) Entrevista pela internet. Nesse sentido, escolha 3 (três) Métodos de Coleta de Dados e elabore um texto, entre 7 e 10 linhas, explicando suas vantagens e desvantagens.

 

 

 

2)  Agora, entenderemos um pouco mais sobre como funciona a escolha de um método de coleta de dados. Para isso, utilize o exemplo apresentado a seguir:

 

Márcia é pedagoga há mais de 20 anos. Identificando as necessidades e dificuldades de seus alunos resolveu, junto com sua amiga Ana, abrir uma escola que ofereça reforço escolar para alunos que estão cursando o Ensino Fundamental I (1º à 5º ano) em sua cidade. O preço das aulas varia conforme o pacote, definido por hora, sendo cobrado em média R$ 80,00 a hora, mas podendo oferecer descontos com base na necessidade de cada aluno.

 

O atendimento será realizado na residência dos alunos, de maneira personalizada e direcionada às dificuldades apresentadas, e que serão levantadas previamente, antes da aula.

 

 

 

Contudo, Marcia e Ana ainda sentem que não conhecem muito bem seu mercado, e têm receio de não conseguir sucesso, principalmente devido à concorrência. Por isso, resolveram realizar uma pesquisa de marketing. Assim, com base nessas informações, defina 2 (dois) métodos de coleta de dados que podem ser usados por Marcia e Ana na realização de uma pesquisa, para compreensão da viabilidade de sua empresa no mercado. Justifique sua escolha apresentando quais seria as vantagens e desvantagens dos métodos escolhidos para a empresa de Marcia e Ana.

 

​​Orientações para a realização desta atividade:

 

- Leia atentamente o enunciado desta atividade e o que está sendo pedido.

 

- Ao utilizar partes do livro da disciplina para elaborar o seu texto, não se esqueça de informar a fonte consultada, nas referências no final do seu texto.

 

- Evite utilizar textos do livro na íntegra, para responder a esta atividade; procure contribuir, também, e principalmente, com suas palavras.

 

- Evite cópias indevidas, dos textos ou de colegas.

 

- Em caso de dúvidas, fale com o seu Professor Mediador.

 

Bom trabalho!

 

Nossa equipe é composta por profissionais especializados em diversas áreas, o que nos permite oferecer uma assessoria completa na elaboração de uma ampla variedade de atividades. Estamos empenhados em garantir a autenticidade e originalidade de todos os trabalhos que realizamos.

Ficaríamos muito satisfeitos em poder ajudar você. Entre em contato conosco para solicitar o seu serviço.
Aponte o celular para abrir o WhatsApp
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-1
WhatsApp-Image-2023-03-04-at-15.14.57-2
chevron-left
chevron-right
PRODUTOS RELACIONADOS

Item adicionado com sucesso ao carrinho

Este item já foi adicionado ao carrinho

crossmenu