
MAPA - PERÍCIA FORENSE COMPUTACIONAL - 53_2025
MAPA - PERÍCIA FORENSE COMPUTACIONAL - 53_2025
Nas etapas da cadeia de custódia, é imprescindível que o perito digital assegure a integridade dos dados, pois, caso não observe as normas e os aspectos jurídicos que envolvem sua atividade, poderá produzir evidências para uma prova que não poderá ser utilizada em ambiente jurídico. Nesse sentido, devem ser consideradas as etapas da ISO 27037, que trazem diretrizes para a coleta de evidências digitais de forma a garantir a integridade dos dados desde a coleta até a entrega do laudo pericial.
Além disso, o perito digital deve realizar suas diligências em consonância com os artigos 464 a 480 do novo Código de Processo Civil. Esses artigos fazem parte da seção intitulada "Da Prova Pericial" e oferecem insumos para que o trabalho seja realizado de forma mais assertiva, com o propósito de auxiliar o Judiciário em questões que exigem uma visão técnica.
Considerando o exposto acima e o material da disciplina perícia forense digital, responda às seguintes questões:
a) Explique a importância da cadeia de custódia para validação dos dados como prova aceita em âmbito jurídico (até 15 linhas).
b) Cite de que forma deve ser feita as análises nos vestígios coletados, garantindo a integridade dos dados originais (até 15 linhas).
A entrega deve ser feita exclusivamente por meio do Template de entrega da atividade MAPA, disponível no material da disciplina.
Antes de enviar sua atividade, certifique-se de que respondeu a todas as perguntas e realize uma cuidadosa correção ortográfica.
Após o envio não são permitidas alterações, ou modificações. Logo, você tem apenas uma chance de enviar o arquivo corretamente.
Revise bem antes de enviar!
