
MAPA - IMERSÃO PROFISSIONAL: COPYWRITING, STORYTELLING E COMUNICAÇÃO DIGITAL - 53_2025
MAPA - IMERSÃO PROFISSIONAL: COPYWRITING, STORYTELLING E COMUNICAÇÃO DIGITAL - 53_2025
MAPA - IMERSÃO PROFISSIONAL: COPYWRITING, STORYTELLING E COMUNICAÇÃO DIGITAL - 53_2025
Olá, estudante!
Nossa atividade MAPA traz um desafio prático para você!
A Revista Conexão Digital é uma revista acadêmica e colaborativa produzida por estudantes do curso de Mídias Sociais Digitais da Unicesumar. Seu foco é apresentar temas atuais sobre cultura digital, inovação, comportamento on-line, marketing de influência, design e narrativas visuais. Considere que a coordenação do curso contratou você, estudante, para ser o responsável pela Direção de Arte da próxima edição da revista. Seu desafio é desenvolver uma proposta visual que traduza, de forma estratégica, criativa e coerente, os temas e valores da publicação.
Para essa atividade MAPA, você deverá desenvolver uma proposta de direção de arte para a revista Conexão Digital, aplicando os conhecimentos estudados na disciplina. Para isso, leia as informações do briefing e, em seguida, execute as duas etapas.
BRIEFING DO PROJETO | |
Cliente | Curso de Mídias Sociais Digitais EaD Unicesumar |
Objetivos do Projeto | a) Desenvolver a identidade visual da capa da Revista Conexão Digital.
b) Criar uma arte de divulgação para Instagram sobre a revista. |
Sobre o Curso de Mídias Sociais | O curso de Mídias Sociais Digitais tem como concepção central a formação de profissionais capazes de atuar de forma crítica, estratégica e ética na gestão de conteúdos, narrativas e interações nos ambientes digitais. O curso promove uma formação sólida que integra fundamentos teóricos e práticos das áreas da comunicação, tecnologia, marketing e análise de dados, com ênfase no uso responsável e inclusivo das mídias sociais. Considerando a crescente importância dos processos de comunicação na sociedade contemporânea, o curso prepara o estudante para enfrentar os desafios impostos pelas rápidas transformações nos meios digitais e para compreender os impactos sociais. |
Referências para a identidade visual | Escolha livre e de responsabilidade do estudante. |
Entregas | - Entregar a identidade visual que será utilizada na revista e nas artes para mídias.
- Entregar a arte da capa e uma arte de divulgação para Instagram e um texto para postagem. |
Texto da Capa | - Na capa deve conter nome da Revista e o nome do curso. |
Texto da Arte para Instagram | O estudante deverá desenvolver um texto que instigue os usuários do Instagram para ler a Revista. |
ETAPA 1 – Escolha da Identidade Visual
Nessa etapa, você deve desenvolver os elementos da identidade visual.
- a) Apresente paleta de cores e justifique o motivo das suas escolhas em um texto de no mínimo 5 e no máximo 15 linhas.
- b) Apresente a(s) tipografia(s) e justifique o motivo das suas escolhas em um texto de no mínimo 5 e no máximo 15 linhas.
- c) Apresente pelo menos um elemento visual, isto é: ícones, ilustrações ou fotografias e justifique o motivo das suas escolhas em um texto de no mínimo 5 e no máximo 15 linhas.
ETAPA 2 – Criação da Artes
- a) Apresente a proposta de capa da revista contendo todos os elementos da etapa 1. Desenvolva um texto, de 5 a 15 linhas, explicando sua concepção criativa para a capa.
- b) Apresente a arte de divulgação da revista para o Instagram, incluindo todos os elementos da Etapa 1. Adicione o texto que acompanhará a postagem (máximo 10 linhas). Em seguida, apresente uma justificativa criativa da concepção da arte em um texto de 5 a 15 linhas.
ATENÇÃO!
- Para a produção da atividade, você pode usar qualquer ferramenta, aplicativo ou programa. Sugerimos o Canva (https://www.canva.com) para quem não tem programa ou aplicativo instalado no computador ou celular.
- O trabalho deve ser produzido todo digitalmente. Isto é, não aceitaremos trabalhos manuais.
- Trabalhos retirados da internet ou desenvolvidos por inteligência artificial serão zerados.
