
PORTFÓLIO - GPUB - IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA - 53_2025
PORTFÓLIO - GPUB - IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA - 53_2025
PORTFÓLIO - GPUB - IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO-FINANCEIRA - 53_2025
Olá, estudante do Curso de Gestão Pública e da disciplina de IMERSÃO PROFISSIONAL: GESTÃO ADMINISTRATIVO FINANCEIRA. A atividade proposta corresponde ao Material de Avaliação Prática de Aprendizagem (MAPA).
O objetivo dessa atividade é fazer com que você faça uma experiência imersiva tratando do tema da 12ª Semana Nacional da Educação Financeira (ENEF), que ocorreu no mês de maio de 2025 em todo Brasil.
#Pense#
Para tanto, trabalharemos, primeiro, a contextualização sobre o tema:
A 12ª Semana Nacional da Educação Financeira (ENEF), que ocorreu entre os dias 12 a 18 de maio de 2025, teve como Tema deste ano “Educação Financeira para crianças e jovens. Preparando a sociedade para escolhas conscientes.
Assim, essa atividade pretende disseminar informações sobre finanças e auxiliar cidadãos na tomada de decisões financeiras mais conscientes. Para os gestores públicos, a compreensão e promoção da educação financeira são cruciais, pois impactam diretamente o bem-estar social, a formulação de políticas públicas e a sustentabilidade econômica do país.
Nessa atividade MAPA, você terá a oportunidade de analisar a importância da educação financeira no contexto da gestão pública e propor soluções inovadoras.
#Entenda#
- Contextualização e Parâmetro
O tema da educação financeira transcende a esfera individual e se insere no campo das políticas públicas, buscando fortalecer a cidadania financeira e reduzir vulnerabilidades. O Estado, em suas diversas esferas, tem um papel fundamental na promoção e facilitação dessa educação.
#Reflita#
Para iniciar sua reflexão, sugerimos que você ouça o material elaborado pela Prefeitura Municipal de Maringá e Parceiros, como a UniCesumar, no Projeto Prosperar, disponível em: https://sites.google.com/view/projetoprosperar:
#Experiência#
II. Desafio Proposto:
Você faz parte de uma equipe de assessoria técnica na Secretaria de Fazenda de um município de médio porte. Em virtude da 12ª Semana Nacional da Educação Financeira, a Secretaria deseja lançar um programa piloto de educação financeira focado em uma área específica da gestão municipal, visando gerar impacto social e econômico.
#Mão na Massa#
Sua tarefa é elaborar uma Proposta de Programa Piloto de Educação Financeira para este município, focando na Educação Financeira.
Educação Financeira para Servidores Públicos Municipais: como a educação financeira pode impactar positivamente a vida dos servidores e, consequentemente, a eficiência da máquina pública e a redução do assédio financeiro/endividamento?
#Construa#
Sua proposta deve conter os seguintes tópicos:
1. Título do Programa: um nome criativo e objetivo para o seu programa piloto.
2. Objetivo Geral e Específicos: defina claramente o que o programa pretende alcançar (um objetivo geral e dois específicos).
3. Justificativa e Relação com a Gestão Pública: explique a relevância do programa para o município, conectando-o aos princípios da gestão pública (eficiência, transparência, equidade) e à importância da educação financeira para o público-alvo escolhido.
4. Público-Alvo: detalhe quem será o público-alvo do programa e porque ele foi escolhido.
5. Metodologia Proposta: descreva as principais ações e estratégias que seriam utilizadas para implementar o programa (ex: workshops, palestras online/presenciais, materiais didáticos, parcerias, ferramentas digitais etc.). Cite pelo menos três ações concretas.
6. Indicadores de Sucesso: como o município poderia medir o sucesso e o impacto do programa? Apresente pelo menos dois indicadores mensuráveis.
7. Parcerias Potenciais: cite possíveis parceiros (instituições financeiras, universidades, ONG, outras secretarias municipais) que poderiam auxiliar na execução do programa.
Formato da Proposta:
Extensão: Máximo de 60 linhas.
Linguagem: Formal, clara e concisa, adequada a um documento técnico-administrativo.
Estrutura: Divida o texto em tópicos, conforme o solicitado (1 a 7).
Referências (Inclua todas as fontes que você usou durante sua pesquisa. Lembre-se de formatá-las corretamente conforme o estilo de citação apropriado).
III. Roteiro para o MAPA:
Ouça o Material sugerido no link: https://sites.google.com/view/projetoprosperar
Dedique atenção ao material sugerido (ou a um equivalente real que você possa pesquisar). Anote os principais pontos sobre o papel do Estado na educação financeira.
Escolha sua Vertente: defina qual o público-alvo (servidores, terceirizados, servidores aposentados etc.) será o tema central de sua proposta.
Brainstorming: pense em ideias para seu programa piloto, considerando os desafios e as necessidades do seu público-alvo.
Redação: elabore a proposta seguindo todos os tópicos solicitados (de 1 a 7), prestando atenção à clareza e à justificativa de cada item.
Revisão: verifique a coerência, coesão, gramática e ortografia do texto. Assegure-se de que a proposta é prática e relevante para a gestão pública.
Leia com atenção as orientações a seguir:
- Utilizar o Formulário do MAPA (Template), disponível no campo “Material da Disciplina”.
- Assistir ao vídeo explicativo do MAPA, gravado pela Professora Elisabete, disponível na sala do café e fórum interativo.
- Não realizar cópias da internet ou livros.
- Não esquecer de apresentar referências das fontes de pesquisas, caso tenha realizado.
- Salvar o arquivo em formato Word ou PDF antes de postar no ambiente.
- Após realizar o MAPA, anexe no local indicado e, em seguida, clique em cima do arquivo para abri-lo e conferir se o arquivo postado é o correto.
- Atenção ao clicar em finalizar, pois sua atividade será finalizada/enviada ao sistema, e você não conseguirá substituir o arquivo.
- Tendo dúvidas, não deixe de encaminhá-las por meio do "Fale com o mediador".
