
MAPA - ECO - CIÊNCIAS SOCIAIS - 53_2025
MAPA - ECO - CIÊNCIAS SOCIAIS - 53_2025
Olá, estudante!
Chegou o momento de explorar de forma PRÁTICA os conteúdos aprendidos na nossa disciplina! Para isso, você precisa cumprir três etapas a saber:
Primeira etapa: LER atentamente o texto de apoio;
Segunda etapa: CONSIDERAR a situação problema da atividade;
Terceira etapa: REALIZAR e ENVIAR a atividade solicitada.
PRIMEIRA ETAPA: AQUECIMENTO - Leitura do texto de apoio
Nos achamos tão livres como donos de tablets e celulares, vamos a qualquer lugar na internet, lutamos pelas causas mesmo de países do outro lado do planeta, participamos de protestos globais e mal percebemos que criamos uma pós-submissão. Ou um tipo mais perigoso e insidioso de submissão. Temos nos esforçado livremente e com grande afinco para alcançar a meta de trabalhar 24X7. Vinte e quatro horas por sete dias da semana. Nenhum capitalista havia sonhado tanto. O chefe nos alcança em qualquer lugar, a qualquer hora. O expediente nunca mais acaba. Já não há espaço de trabalho e espaço de lazer, não há nem mesmo casa. Tudo se confunde. A internet foi usada para borrar as fronteiras também do mundo interno, que agora é um fora. Estamos sempre, de algum modo, trabalhando, fazendo networking, debatendo (ou brigando), intervindo, tentando não perder nada, principalmente a notícia ordinária. Consumimo-nos animadamente, ao ritmo de emoticons. E, assim, perdemos só a alma. E alcançamos uma façanha inédita: ser senhor e escravo ao mesmo tempo.
Chegamos a isso: a exploração mesmo sem patrão, já que o introjetamos. Quem é o pior senhor se não aquele que mora dentro de nós? Em nome de palavras falsamente emancipatórias, como empreendedorismo, ou de eufemismos perversos como “flexibilização”, cresce o número de “autônomos”, os tais PJs (Pessoas Jurídicas), livres apenas para se matar de trabalhar. Os autônomos são autômatos, programados para chicotear a si mesmos. E mesmo os empregados se “autonomizam” porque a jornada de trabalho já não acaba. Todos trabalhadores culpados porque não conseguem produzir ainda mais, numa autoimagem partida, na qual supõem que seu desempenho só é limitado porque o corpo é um inconveniente.
Fonte: adaptado de: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/07/04/politica/1467642464_246482.html. Acesso em: 23 jun. 2024.
SEGUNDA ETAPA: ANÁLISE - Situação-problema
A IngáTech é uma empresa inovadora no setor de tecnologia, conhecida por sua cultura de trabalho flexível e pela promoção do empreendedorismo entre seus funcionários. A empresa incentiva o uso de dispositivos móveis e acesso à internet para que os colaboradores possam trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora. Promovendo a ideia de que seus funcionários são donos do seu tempo, a IngáTech implementou políticas de "flexibilização" que resultaram na predominância de contratos de Pessoa Jurídica (PJ). João, Mariana, Pedro e Laura fazem parte do time de colaboradores da empresa, e no momento passam por certas dificuldades.
João é um desenvolvedor de software contratado como PJ que atualmente está trabalhando 70 horas por semana para cumprir os prazos de múltiplos projetos. A pressão para entregar resultados excepcionais o leva a negligenciar sua saúde e bem-estar, sentindo-se constantemente exausto e estressado. Ele percebe que, apesar de ser considerado um autônomo, sua jornada de trabalho não tem fim, e se sente culpado por não conseguir produzir ainda mais.
Mariana é uma gerente de marketing digital que trabalha remotamente e se encontra sempre disponível para reuniões e tarefas, mesmo fora do horário tradicional de expediente. A linha entre seu tempo de trabalho e de lazer tornou-se indistinta, resultando em dificuldades para desconectar e relaxar. Sua casa, antes um espaço de descanso, transformou-se em um escritório constante, aumentando seu nível de ansiedade.
Pedro é um analista de dados que está se sentindo pressionado a estar constantemente atualizado com as últimas notícias e tendências do mercado, participando de fóruns on-line e debates, muitas vezes fora do seu horário de trabalho. Ele percebe que está constantemente trabalhando e "fazendo networking", sem tempo para si mesmo. Essa autoexploração o leva a questionar se está realmente no controle de sua vida profissional.
Laura é uma designer gráfica que começou a trabalhar na IngáTech atraída pela promessa de liberdade e flexibilidade. No entanto, ela se vê constantemente pressionada a ser produtiva e inovadora, o que resultou em uma crise de identidade e problemas de saúde mental, incluindo insônia e depressão. Laura está sentindo que perdeu a distinção entre sua vida pessoal e profissional, tornando-se um "senhor e escravo" de si mesma.
TECERIA ETAPA: AÇÃO - Realização da atividade
Agora, com base no exposto anteriormente e nos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina, chegou a hora de você resolver sua Atividade MAPA. Vamos lá?!
Situação hipotética:
Considere que você, um economista renomado, recebeu um convite de oportunidade de emprego da IngáTech. Entretanto, você ficou sabendo dos relatos dos problemas atuais vivenciados por João, Mariana, Pedro e Laura. Assim, diante desse contexto, você deseja antes de aceitar a oferta traçar um panorama crítico sobre as relações de trabalho na empresa, a partir dos seus amplos conhecimentos sociológicos sobre o tema.
Agora, com base nessas informações, você deverá responder as seguintes questões:
1) A partir do conceito de trabalho atípico ou diferenciado trabalhado na disciplina, discorra sobre o modelo de trabalho em que João e Mariana se encontram atualmente na IngáTech.
2) A partir do conceito de emancipação humana no trabalho na disciplina, discorra sobre a relação com o trabalho que Pedro e Laura possuem no momento.
3) Suponha que você, devido a oportunidades financeiras e/ou de carreira, após a análise crítica dos relatos mencionados, ainda assim, decida aceitar a oportunidade e emprego na IngáTech. Diante desse contexto, quais práticas você adotaria para não incorrer nos problemas que João, Mariana, Pedro e Laura experimentam no momento na empresa?
Observações importantes:
- A situação-problema apresentada nessa atividade é uma simplificação da realidade, mas a validade do raciocínio exigido permanece.
- Assista ao vídeo de orientação da atividade, disponível no ambiente da disciplina.
- Utilize o Formulário Padrão da Atividade MAPA, disponível no Material da Disciplina.
- Qualquer dúvida, entre em contato com o professor mediador.
