
ATIVIDADE 1 - TINT - FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - 53_2025
ATIVIDADE 1 - TINT - FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - 53_2025
ATIVIDADE 1 - TINT - FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - 53_2025
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas cujo objetivo é prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Essas práticas foram institucionalizadas pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC) e, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população.
Fonte: BRASIL. Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Brasília: Ministério da Saúde, 2025. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/p/pics. Acesso em: 01 maio. 2025.
Com todas essas possibilidades que temos de práticas integrativas, nesse momento o estudo tem como foco a hipnoterapia, que está incluso nas PICs.
A hipnoterapia é uma opção terapêutica, que tem sua técnica, promovendo um relaxamento de maneira profunda e direcionada, com o objetivo de acessar o inconsciente do paciente, para que ocorrer uma modificação dos pensamentos não funcionais. Por isso, ela é indicada em diversas condições de transtornos mentais, pois ela permite a reestruturação cognitiva.
Considerando o texto acima e baseado no entendimento adquirido sobre os princípios da Hipnoterapia, como proceder em casos como esse do caso clínico:
O profissional de hipnoterapia, recebe em seu consultório uma paciente, a Sr.ᵃ Heloísa, de 44 anos, diagnosticada com transtorno de ansiedade generalizada (TAG), estresse pós-traumático e síndrome do pânico, pós-divórcio conturbado. Buscando alternativas terapêuticas para reduzir essas questões, auxiliando o tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico. As queixas relatadas pela Sr.ᵃ Heloísa são: aperto no peito, falta de ar, taquicardia, choro recorrente, sensação de medo iminente. Com os relatos da paciente, é percebido uma rotina exaustiva, pois é mãe solo de duas crianças menores, trabalha e ainda cuida da logística sem rede de apoio. Passa por problemas judiciais com o genitor, onde está sempre submetida a pressão e violência psicológica e institucional. Depois de relatar com detalhes sobre sua rotina e o seu momento atual, iniciou as sessões de hipnoterapia para auxiliar nessas queixas dos transtornos diagnosticados pelo psiquiatra.
- a) Com base no estudo sobre a hipnoterapia, quais são as principais aplicações da hipnoterapia e como ela atua no tratamento dos pacientes?
- b) Você, como hipnoterapeuta, elaboraria uma anamnese detalhada da Sr.ᵃ Heloísa. Considerando todos os dados relatados, quais seriam suas estratégias de conduta e recomendações, para oferecer um tratamento completo e eficaz para ela?
ORIENTAÇÕES E VÍDEO EXPLICATIVO PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE DE ESTUDO 1
- Leia o livro da disciplina.
- Assista às aulas conceituais e ao vivo.
- Assista ao vídeo de orientação para a realização da atividade. Link de acesso: https://youtube.com/shorts/-m4dm3CyvDc (copiar e colar no navegador de internet).
- Lembre-se de clicar em “Finalizar” para efetivar sua participação.
*Esta atividade faz parte da composição de notas da disciplina. Sua realização é muito importante.
**Em caso de dúvidas, entre em contato com sua professora mediadora.
Bons estudos!
