
PORTFÓLIO - ACOMPANHAMENTO EM CONTEXTOS MULTIDISCIPLINARES E SOCIAIS - 53_2025
PORTFÓLIO - ACOMPANHAMENTO EM CONTEXTOS MULTIDISCIPLINARES E SOCIAIS - 53_2025
PORTFÓLIO - ACOMPANHAMENTO EM CONTEXTOS MULTIDISCIPLINARES E SOCIAIS - 53_2025
Acompanhamento multidisciplinar e social envolve a colaboração de profissionais de diferentes áreas para atender às necessidades de um indivíduo ou grupo, considerando aspectos físicos, emocionais, sociais e psicológicos. Essa abordagem busca um tratamento mais completo e abrangente, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar. No que se refere ao autismo envolve uma equipe de profissionais de diversas áreas, como médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, que trabalham juntos para oferecer suporte abrangente ao indivíduo com autismo e sua família. Essa abordagem visa atender às necessidades específicas de cada pessoa com TEA, promovendo o desenvolvimento social, a comunicação, a autonomia e a qualidade de vida. O acompanhamento multidisciplinar e social em brinquedotecas visa oferecer um ambiente lúdico e seguro para o desenvolvimento integral da criança, abordando aspectos cognitivos, afetivos, sociais e motores. Profissionais de diversas áreas trabalham em conjunto para mediar as interações da criança com os brinquedos, com outras crianças e com o ambiente, promovendo a socialização, a autonomia e a expressão.
Fonte: NASCIMENTO, V. G.; SILVA, A. S. P.; DAZZANI, M. V. M. Acompanhamento terapêutico escolar e autismo: caminhos para a emergência do sujeito. Estilos clin., [s. l.], v. 20, n. 3, p. 520-534, fev. 2015.
Desse modo, você estudante do Curso de Acompanhamento do Transtorno do Espectro Autista, deverá visitar (navegar) o nosso Laboratório Virtual de Aprendizagem e ir até a BRINQUEDOTECA:
Site: https://sites.google.com/view/apv-colegioobjetivo/espacializa%C3%A7%C3%A3o?authuser=0
O Laboratório Virtual de Aprendizagem simula experimentos e atividades práticas escolares, utilizando tecnologias como simulações, realidade virtual e aumentada para criar uma experiência de aprendizado prática e interativa.
Sendo assim, para essa atividade MAPA, dividiremos em três etapas:
1ª Etapa:
Elabore um relatório (texto) de 20 linhas exemplificando a importância da brinquedoteca no ensino aprendizagem de alunos autistas e o profissional que atua nela. Para fundamentar sua resposta, cite, no mínimo, dois autores que abordem a temática. Ao final de sua escrita, lembre-se de listar as referências utilizadas conforme as normas da ABNT.
2ª Etapa:
Insira no formulário-padrão a imagem/print de três brinquedos/recursos pedagógicos que estão presente em nosso Laboratório Virtual de Aprendizagem – Brinquedoteca, pois eles visam ao desenvolvimento de forma divertida e educativa, além de auxiliarem na aprendizagem de conteúdo específicos. Neste item, é importante citar quais foram os brinquedos/recursos pedagógicos escolhidos.
3ª Etapa:
Crie um boletim informativo ou folder (via canva ou outra plataforma de sua preferência) detalhando o que é Autismo e demonstrando a importância da Brinquedoteca no Contexto Escolar. Use sua CRIATIVIDADE! Posteriormente, entregue o folder/boletim informativo em uma escola ou no polo de apoio. É de suma importância, você ir a CAMPO, ou seja, na ESCOLA ou POLO DE APOIO, visto que essa atividade é imersiva, prática (registre por foto).
IMPORTANTE: você deverá apresentar no seu Polo de Apoio ou na escola o termo de entrega (disponível em material da disciplina), que deve ser impresso e assinado, comprovando sua prática imersa. Posteriormente, inserir a foto do termo assinado no final do formulário-padrão.
Atenção:
* Faça o download do FORMULÁRIO-PADRÃO – localizado no ícone MATERIAL DA DISCIPLINA, em seu Studeo –, realize a atividade nesse arquivo e, em seguida, faça o envio.
* O arquivo pode ser enviado uma única vez, portanto se certifique de que ele está finalizado antes de enviar. Após a finalização, não é possível fazer alterações e/ou substituição do arquivo.
* Formatação: fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; alinhamento justificado; demais normas da ABNT.
* Esta é uma atividade que envolve fundamentação teórica para elaboração das respostas, portanto se atente à necessidade de apresentar as referências utilizadas. Lembre-se de inserir citações ao longo da sua apresentação.
* Acesse o fórum, lá foram disponibilizadas informações detalhadas para realização desta atividade, dentre elas, um vídeo do professor com orientações de como realizar o MAPA.
* Se houver dúvidas, escreva uma mensagem no Fórum Tira Dúvidas do MAPA.
Bons estudos!
