
PORTFÓLIO - FIS - PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025
PORTFÓLIO - FIS - PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025
PORTFÓLIO - FIS - PRÁTICA PEDAGÓGICA: FÍSICA NAS CIÊNCIAS DA NATUREZA - 53_2025
Vivemos um cenário educacional em que o ensino de Ciências da Natureza, especialmente da Física, enfrenta o desafio de superar práticas expositivas tradicionais, muitas vezes descoladas da realidade dos estudantes. Diante disso, metodologias ativas de aprendizagem tornam-se um caminho promissor para tornar o ensino mais dinâmico, significativo e conectado ao mundo que nos cerca. Nesse contexto, o uso de recursos digitais interativos (como Mentimeter, Wordwall, Kahoot, Scratch e PhET Colorado) ou materiais físicos manipuláveis pode potencializar o protagonismo discente, aproximando a Física de situações reais e promovendo aprendizagens contextualizadas e interdisciplinares.
O objetivo geral da atividade da presente atividade é planejar, desenvolver e aplicar um recurso didático ativo e inovador voltado ao ensino de Física, promovendo a aprendizagem significativa e a participação ativa dos estudantes, com foco em projetos, problemas reais e integração com outras áreas das Ciências da Natureza.
Etapas da Atividade
Etapa 1 – Seleção de Habilidade e Tema
- Escolha uma habilidade específica da área de Ciências da Natureza, conforme a BNCC, que seja vinculada ao 9º ano ou ao Ensino Médio.
- A partir dessa habilidade, selecione um tema de Física que possa ser trabalhado de forma interdisciplinar, ativa e contextualizada.
Etapa 2 – Escolha e Desenvolvimento do Recurso
- Com base no tema e na habilidade escolhidos, você deverá escolher uma das opções a seguir para desenvolver sua proposta:
Opção 1: Construção de histórias em quadrinhos sobre o tema de Física.
Opção 2: Criação de um jogo digital no Wordwall sobre o conteúdo selecionado.
Independentemente da escolha feita, é obrigatório:
- Utilizar o Mentimeter para iniciar a proposta com uma atividade de nuvem de palavras, com um termo indutor relacionado ao tema de Física escolhido (ex.: “O que vem à sua mente quando pensa em energia?”, “O que você entende por força?”).
- Aplicar o recurso desenvolvido com os participantes.
- Finalizar a proposta com a rotina de pensamento “Antes eu pensava, agora eu penso”, também utilizando a ferramenta ‘Final em Aberto’ no Mentimeter, para avaliar mudanças na compreensão dos participantes e promover a metacognição.
Etapa 3 – Elaboração do Plano de Aula
- Você deverá construir um plano de aula contendo:
- Segmento e série/ano de escolarização.
- Habilidade selecionada (segundo a BNCC).
- Objetivo(s) de aprendizagem.
- Estratégias de ensino/aprendizagem adotadas (indicando a intencionalidade pedagógica do recurso criado como parte da explicação conceitual).
- Evidência(s) de aprendizagem esperada(s).
- Descrição clara de como o recurso digital ou físico será utilizado no processo.
Etapa 4 – Aplicação Prática do Recurso
- Você deverá aplicar o recurso com uma turma real, conforme as condições a seguir:
- Público-alvo obrigatório: estudantes a partir do 9º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
- Não será permitida a aplicação com crianças da Educação Infantil ou dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
- Caso não seja possível realizar em uma escola, a atividade poderá ser realizada com adultos do polo de apoio presencial, desde que haja no mínimo cinco participantes.
Importante: o Template da atividade MAPA, disponível na plataforma, possui campos específicos para você inserir todas essas informações solicitadas, assim como os espaços destinados para a inserção das imagens comprobatórias da construção do recurso e sua aplicação.
Etapa 5 – Reflexão Crítica e Experiência de Aplicação
Redija um texto dissertativo (20 a 30 linhas), sem tópicos, que integre:
- Como o recurso criado contribui para resolver o problema didático identificado?
- De que modo promoveu a aprendizagem ativa e significativa?
- Quais foram os principais desafios enfrentados na criação e aplicação do recurso?
- Como garantir que o recurso digital ou material físico tenha uma função pedagógica e não seja apenas decorativo?
- Que habilidades docentes você acredita ter desenvolvido ao realizar essa atividade?
- Especialmente: como foi a experiência de aplicar esse recurso com os participantes, destacando percepções, reações, engajamento, mudanças de entendimento e possibilidades de melhoria?
Orientações Técnicas
- Utilize obrigatoriamente o Template MAPA disponível no ambiente virtual da disciplina.
- O recurso criado deve ser funcional e acessível, com links válidos e imagens legíveis.
- O texto dissertativo deve seguir as normas da ABNT, estar entre 20 e 30 linhas, digitado em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12.
- Faça uma revisão cuidadosa e certifique-se de enviar corretamente o arquivo antes de finalizar o questionário na plataforma.
